Colar-de-pérolas: Aprenda como cultivar essa linda planta suculenta que fica maravilhosa pendente e tem flores com cheiro de canela!

Colar-de-pérolas

Nomes e origem

O colar-de-pérolas (Senecio rowleyanus), também conhecida por rosário, ervilhas-da-sorte, pérolas-verdes é originário das áreas desérticas da África. É uma planta perene e tuberosa (que possui um tipo de raiz que armazena alimento para a planta).

Colar-de-pérolas (Senecio rowleyanus)

 

FOLHAGEM

Os ramos são finos e podem ser prostrados ou pendentes. Esses ramos podem atingir até 1m de comprimento e as pequenas bolinhas verdes que aparecem por todo o ramo são as folhas. Essas folhas, que parecem ervilhas, possuem  uma pequena faixa transparente, como um janela, para que a luz penetre no seu interior e aumente a fotossíntese.

Detalhe da “janelelinha” do colar-de-pérolas

 

FLORAÇÃO

Olha que gracinha essas florzinhas! Quando recebe bastante iluminação, ela produz flores pequenas, compostas, brancas e com um delicioso perfume de canela, que geralmente aparecem no inverno. Existe ainda uma variedade de folhas variegadas, mais rara.

Floração do colar-de-pérolas

 

CULTIVO

Onde cultivar: quando cultivada no jardim, os ramos prostrados acabam formando um lindo tapete. Mas para mim o efeito mais bonito é quando essa planta é cultivada em vaso alto, para podermos admirar seus lindos ramos que pendem e parecem colares-de-pérolas verdes.

Luminosidade: é uma planta suculenta que gosta de bastante luminosidade, mas não sol direto nela.

Substrato: use o substrato para cactos e suculentas que ensino aqui. Pode até colocar mais uma medida de areia de construção para deixar o substrato bem drenável.

Regas: as regas podem ser regulares e abundantes, mas é importante que o substrato seque bem entre uma rega e outra.

Multiplicação: pode ser feita por estacas com as pontas do ramos, pedaços de uns 10cm. E se a planta estiver no chão ou a parte que fica em contato com a terra vai enraizando normalmente.

Adubação

Adube com húmus de minhoca ou com a receita para estimular a floração que ensino aqui. Você também pode colocar húmus de minhoca, farinha de casca de ovo e o pó do café ou o café que tiver sobrado no bule ou na garrafa térmica, desde que esteja sem açúcar, né? Com açúcar irá atrair formigas…

AAC

Lembre-se de que as plantas adoram AAC: atenção, amor e carinho! Esses são os maiores segredos do sucesso de cultivo de plantas! Converse com a sua planta. Diga o quanto você a ama e como ela é importante para você! Quem não gosta de atenção, amor e carinho? 

 

E aí? O que você já cultivou o colar-de-pérolas? Qual foi sua experiência com ela? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 3 e-books!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 3 e-books!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da 5af e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. É muito legal saber antes o assunto do vídeo que irá ao ar, né?

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Compre tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro