KIt Broto fácil

Cultive brotos em casa

Cultive brotos em casa e tenha mais saúde!

Use o cupom BFNOFIGUEIREDO para ganhar 5% de desconto.

Kit Joaninho

Acompanhe o ciclo de vida das joaninhas e depois solte-as na natureza!

Cebola ornamental: um suculenta trepadeira! Confira agora todas as dicas de cultivo e replantio dessa linda e diferente planta!

CEBOLA ORNAMENTAL: UMA SUCULENTA TREPADEIRA! 

Você gosta de suculentas?

Já viu uma planta suculenta que parece uma cebola e que é trepadeira? Não?! Então agora vou te ensinar tudo sobre a cebola ornamental, uma linda planta suculenta, perene e trepadeira!

 

Presente de uma seguidora!

Um tempo atrás, depois de uma palestra que dei lá no Shopping Garden Tatuapé, uma seguidora veio me presentear com um um pequeno vasinho de uma mudinha de uma planta que ela tinha na casa, mas que ela não sabia o nome. Confesso que eu também não soube identificar a planta. Levei meu presente para casa e comecei a cuidar dela com todo carinho.

 

Ajuda de outra seguidora

Quando fiz o vídeo mostrando os jardins de casa eu mostrei o vasinho e a Maurizélia Ferreira de Almeida me falou que era cebola ornamental. Daí passou mais um tempo e a ramagem que antes parecia os cabelos do Cebolinha, começou a crescer e ficar bem ramificada.

 

Olha só como ela está linda agora!

Cebola ornamental (Bowiea volubilis) – detalha da ramagem

 

Mais um presente!

Estava na hora de replantar a minha cebola ornamental e eu aproveitei para usar o vasinho lindo que a querida Lúcia Borges do canal Vida no Jardim me mandou de presente! Ele é da Vila Barroló.

Amei o vasinho que a Lucia Borges me mandou de presente!

 

Outros nomes

A cebola ornamental (Bowiea volubilis) também é popularmente conhecida por cebola-trepadeira, cebola-do-mar ou cebola-escalada. Essa planta é uma suculenta bulbosa, trepadeira, longeva, perene e decídua, ou seja, uma parte do ano ela perde as folhas.

 

Folhagem

Suas hastes são finas e delicadas. Muito ramificadas e com poucas folhas lineares. As hastes saem do bulbo verde, esférico e liso.

 

BULBO

Esse bulbo pode crescer até 20cm para fora do vaso e chegar a ter até 25cm de diâmetro! Uau!

 

ORIGEM

Essa planta é nativa da África do Sul, Zimbabwe, Malawi, Zâmbia e Tanzânia e se adaptou bem aqui no Brasil.

 

Essa planta produz flores!

Flores pequeninas, delicadas, de coloração creme, que são abundantemente produzidas na primavera e no verão! Oba! Tomara que a minha floresça logo!!!

 

LOCAL DE CULTIVO

Eu estou cultivando a minha embaixo da minha pérgola, pois no livro do Lorenzi e da Carol sobre Cultivo de Cactos, diz que ela deve ser cultivada a meia sombra. Mas pesquisando na internet, achei sites dizendo que ela poderia ser cultivada no sol. Como só tenho uma cebola, vou continuar cultivando na meia sombra. Quando tiver mais cebolas eu testo cultivar uma no sol para ver o que acontece. Talvez ela possa ser cultivada a pleno sol ou a meia sombra dependendo da região onde você mora. Se for um local muito quente, deve ser bom cultivá-la num local onde ela receba apenas o solzinho mais fraquinho da manhã.

 

FRIO NÃO!

E se você morar num local que faça frio, fique atenta, por que ela não gosta de muito frio.

 

REGAS

Ela gosta de regas abundantes e que o substrato seque entre uma rega e outra. Inclusive durante o inverno é importante continuar a regar essa planta regularmente. Mas tome cuidado para que o substrato não fique encharcado, por que isso poderá apodrecer as raízes e acabar matando a planta.

 

REPLANTIO

Para replantar use o substrato para cactos e suculentas que eu gosto de usar que é composto de 1 medida de terra vegetal ou terra de jardim, 1 medida de húmus de minhoca e 2 medidas de areia de construção. Depois prepare uma boa drenagem com argila expandida e manta de drenagem, colocar o substrato e agora centralizar a muda de cebola-ornamental aqui no vaso.

Detalhe cebola ornamental no vaso

 

Planta em vaso

Daqui há um tempo provavelmente eu terei que replantá-la novamente para um vaso maior. Aliás, isso é bem importante e a gente fazer com as nossas plantas que estão em vaso. A cada 2 ou 3 anos é bom retirar a planta do vaso e transplantá-la para um vaso novo, maior e com substrato novo e adubado para que a planta possa continuar a crescer e se desenvolver com saúde.

 

adubação

Durante o período de crescimento da planta, que acontece durante a primavera e o verão é bom adubar com húmus de minhoca ou com biofertilizante, que é o líquido que sai do minhocário.

 

ciclo vivo

Já pensou que demais é poder fechar o ciclo? A gente consome frutas, legumes e verduras, a parte que a gente não usa e que iria para o lixo a gente coloca no minhocário e as minhocas comem esse material orgânico super rico e produzem um super adubo para usarmos nas nossas plantas e na nossa horta! E ainda produzem um adubo líquido, o tal biofertilizante, que é super poderoso e que diluímos em água e usamos para regar e adubar as plantas. Podemos colocar esse biofertilizante a cada 15 dias nas plantas! Saiba mais sobre o minhocário.

 

reprodução

A cebola-ornamental se reproduz por sementes, pela casca e pelos novos bulbos que surgem ao redor da planta mãe.

 

planta é tóxica

Atenção: Essa é uma cebola ornamental. Ela não deve ser consumida pois é tóxica para tanto para animais quanto para nós, seres humanos.

 

 

E aí? O que você achou? Você já conhecia essa planta? Já cultivou essa planta? Conta pra mim nos comentários abaixo.

 

 

CLUBE DA NÔ

Faça parte do clube da Nô, no youtube. Saiba mais aqui.

 

COLEÇÃO NÔ FIGUEIREDO

Você já viu a coleção Nô Figueiredo? Tem camisetas, almofadas, canecas, cadernos, posters e muito mais! Dá uma olhada aqui.

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe e-books de presente!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar e-books de presente!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: falecom@nofigueiredo.com.br e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Hotel dos insetos

Hospede insetos amigos das plantas no seu jardim.

Use cupom NOFIGUEIREDO para ganhar 5% de desconto.

Composteira Humi

Transforme o resíduo orgânico da sua casa em 2 adubos poderosos para suas plantas!

Use o cupom NOFIGUEIREDO ganhar para 5% desconto:

– SP Capital: COMPRAR >

– Outras localidades do Brasil: COMPRAR >

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Plantei.

Use o cupom VIMDANO para ganhar 5% de desconto na sua primeira compra.

Siga a Nô nas redes sociais

Banner Plantei