Conheça alguns cactos e suculentas com nomes e/ou aparências que combinam com o Halloween, a famosa festa das Bruxas que está virando febre no Brasil!

Cactos e suculentas para o Halloween

31 de outubro

Hoje é um dia especial: 31 de outubro, dia das Bruxas ou Halloween. Essa data é super comemorada nos países do hemisfério norte, principalmente nos Estados Unidos e agora está começando a fazer sucesso aqui no Brasil também.

 

halloween

O Halloween ou festa das Bruxas, nasceu de uma antiga tradição celta, relacionada à época de colheita, marcando o final do verão e começo do outono, no hemisfério norte, né? Atualmente, quando pensamos em Halloween, logo pensamos em fantasias, maquiagens, decorações e brincadeiras associadas ao universo assustador. Não é verdade? Então entrando neste espírito, e com a ajuda luxuosa do Sérgio Oyama Júnior, do site e insta orquideasnoapê, vou falar sobre alguns cactos e suculentas com aparências e nomes mal-assombrados.

 

planta fantasma

Para começar, vou falar da suculenta popularmente conhecida como planta fantasma (Graptopetalum paraguayense). Ela ganhou esse nome graças ao seu aspecto pálido e empoeirado, resultado da deposição de uma camada de substância cerosa sobre suas folhas, denominada pruína. Que deixa as folhas com a aparência de estarem recobertas por um fino pó translúcido, bastante delicado.

Planta fantasma (Graptopetalum paraguayense) – Foto: Sergio Oyama Júnior

 

A planta fantasma tem uma parente, a Graptoveria ‘Fantome’. fantôme, em francês quer fizer fantasma. Essa planta é um híbrido primário, resultante do cruzamento entre as espécies Graptopetalum paraguayense, a planta fantasma e a Echeveria elegans, popularmente conhecida como bola de neve mexicana.

 

echeveria black prince

Outra suculenta que combina com o tema Halloween é a Echeveria ‘Black Prince’, cujas folhas são quase negras. Quanto mais luminosidade esta suculenta ‘Black Prince’ recebe, mais escuras ficam suas folhas. E as bruxas adoram usar preto, né?

Echeveria Black Prince – foto: Sergio Oyama Júnior

 

teias de aranha!

E olha só essa suculenta, que parece estar recoberta por teias de aranha! É Tradescantia sillamontana. Suas folhas são recobertas por tricomas, estruturas modificadas que protegem a folha do excesso de sol e da evaporação intensa, nos ambientes áridos. Por serem bastante longos, os tricomas fazem com que ela pareça estar recoberta por teias de aranha. Parece que a planta saiu de um conto de terror, esquecida por séculos debaixo do emaranhado de teias. A natureza é incrível, né?

suculenta teia-de-aranha – (Tradescantia sillamontana) – Foto: Sergio Oyama Júnior

 

Cactos monstruosos

E os cactos monstruosos então? São perfeitos para o Halloween! Determinados gêneros e espécies de cactáceas podem apresentar variedades cujo crescimento é anômalo, desordenado. Assim os novos brotos são emitidos por todos os lados.

Mas não se deixe enganar pelo monstruoso no nome científico. Essas plantas são muito bonitas e bastante apreciadas pelos colecionadores de suculentas. Olha esse cacto Opuntia monacantha monstruosa, por exemplo, que beleza! Ele tem uma estrutura tridimensional e uma aparência exótica que parece ter inspirado as obras de Gaudí, aquele famoso arquiteto catalão!

Cacto monstruoso (Opuntia monacantha) – foto: Sergio Oyama Júnior

 

cabeça de velho?

E essa outra cactácea, popularmente conhecida como cacto cabeça de velho (Cephalocereus senilis). Em sua fase juvenil, este cacto colunar apresenta-se recoberto por longos tricomas brancos. Ele não parece aquele primo o Cousin Itt, da família Addams???

Cacto cabeça de velho – foto: Sergio Oyama Júnior

 

cacto-estrela

E não posso esquecer da estapélia, popularmente conhecida por cacto-estrela (Stapelia hirsuta). Apesar de ser chamada de cacto, ela não é um cacto. É uma planta suculenta. Lembra, já falei dela aqui.

Cacto estrela (Stapelia hirsuta) – foto: Nô Figueiredo

 

Essa planta entra na lista de plantas para o halloween por que suas esxóticas flores podem exalar um aroma digno dos contos de terror. Com o objetivo de atrair moscas varejeiras, as flores do cacto estrela imitam o cheiro de carne em decomposição. É a mesma artimanha utilizada pela famosa planta cadáver, para atrair os insetos polinizadores, responsáveis por garantir a reprodução da planta. No caso da Stapelia hirsuta, ou cacto-estrela, como se não bastasse o cheiro, a flor também reproduz a aparência de um animal morto, com a superfície vermelha, com aparência de carne, recoberta por pelos.

 

Todo cacto é suculenta, mas nem toda suculenta é cacto

Os cactos são um sub-grupo de plantas da família das suculentas. A principal diferença entre eles é que os cactos possuem aréolas, que são pequenos círculos salientes de onde saem rebentos, espinhos e flores.

 

Espinhos, para que servem?

Os espinhos servem para proteger os cactos de serem comidos por animais, promovem sombra do sol intenso e impedem a circulação de ar pela epiderme da planta evitando a perda de água.

 

Luminosidade

Essas plantas acima apreciam bastante luminosidade. Quando cultivadas dentro de casas e apartamentos, é importante que seus vasos fiquem localizados em áreas que recebam bastante luz, de preferência com várias horas de sol direto por dia. Principalmente os cactos.

 

SUBTRATO PARA CACTOS E SUCULENTAS

Veja aqui como fazer um substrato para cactos e suculentas e como montar o vaso, que deve ter furos no fundo e uma boa camada de drenagem.

 

REGA

E lembre-se que as suculentas são plantas que armazenam água em seus caules, folhas e/ou raízes e por isso não gostam de muita água.

 

OBRIGADA SERGIO!

As lindas fotos mostradas no vídeo foram tiradas pelo Sergio Oyama Jr e gentilmente cedidas para o vídeo, que foi inspirado num post que ele fez! Sergio querido, meu profundo agradecimento a você.

 

Acompanhe o trabalho do Sergio nas redes sociais:

Instagram: @orquideasnoape

Blog: orquideasnoape.com.br

Facebook: OrquideasnoApe

 

E aí? O que você achou dessas plantas? Já tinha pensado nelas como plantas de bruxas?? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 3 e-books!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 3 e-books!
Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da 5af e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. É muito legal saber antes o assunto do vídeo que irá ao ar, né?

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro