Burle Marx: Saiba tudo sobre a vida e a obra desse grande mestre do paisagismo brasileiro!

Burle Marx

Dia do Paisagista

Sabia que dia 4 de outubro é o dia do paisagista? Então esse post eu dedico ao mestre do paisagismo brasileiro: o grande Roberto Burle Marx!

Roberto Burle Marx

Roberto Burle Marx

 

Burle marx

Roberto Burle Marx nasceu em São Paulo, no dia 04 de agosto de 1909. Era o quarto filho de uma família de seis irmãos. Seu pai era alemão e a mãe, pianista pernambucana, costumava promover eventos para músicos da cidade, fazendo com que Burle Marx tivesse contato com a música desde pequeno. Em 1913 mudou-se para o Rio de Janeiro com a família, onde eram vizinhos do arquiteto Lucio Costa.

 

Viagem à Alemanha

Aos 19 anos Burle Marx viajou com a família para a Alemanha para fazer tratamento de vista. Lá entrou em contato com exposições de artistas como Picasso, Matisse e Van Gogh, começou a ter aulas de pintura e canto. Mas foi frequentando as estufas do Jardim Botânico de Berlim, com grande presença de espécies nativas do Brasil, que despertou sua maior vocação.

Um ano depois, quando retornou ao Brasil, começou a estudar arquitetura na Escola de Belas Artes, passando depois para pintura.

 

Começo da carreira

Seu primeiro projeto paisagístico foi para casa projetada por Lucio Costa e Gregori Warchavchik, em 1932.

Com a repercussão dos primeiros projetos, foi convidado a assumir o cargo de diretor de Parques e Jardins de Recife, onde teve a oportunidade de fazer seus primeiros jardins públicos.

 

Artista multimídia

Além de paisagista de renome internacional, Burle Marx foi um grande desenhista, pintor, tapeceiro, ceramista, escultor, pesquisador, cantor e designer de jóias.

Ao longo de sua vida fez mais de dois mil projetos paisagísticos entre eles, o Parque do Flamengo, o Calçadão de Copacabana e o Itamaraty. E até um vasto mosaico no Biscayne Boulevard, em Miami.

 

Paixão por botânica

Burle Marx descobriu espécies vegetais, incorporou as plantas do cerrado, espécies amazônicas e do sertão nordestino em suas obras, graças a inúmeras viagens que fez em companhia de botânicos, por diversas regiões do país, para coletar e catalogar exemplares de plantas, reproduzindo em sua obra a diversidade fitogeográfica brasileira.

Roberto Burle Marx

Roberto Burle Marx

 

Ele criava jardins de formas orgânicas, delineados por um contorno preciso, onde integrava a paisagem construída ao cenário natural.

 

Sítio Santo Antônio da Bica

Em 1949, ele adquiriu o Sítio Santo Antônio da Bica, em Guaratiba, nas proximidades do Rio de Janeiro, onde reúniu e estudou exemplares, muitas vezes raros, da flora brasileira.

 

Ecologista

Na década de 1970, Burle Marx teve uma marcante atuação como ecologista, defendendo a necessidade da formação de uma consciência crítica em relação à destruição do meio ambiente.

 

Patrimônio paisagístico, arquitetônico e botânico

Em 1985 ele doou o Sítio Santo Antônio da Bica ao governo federal, que após a sua morte em 04 de junho de 1994, aos 84 anos, passou a chamar-se Sítio Roberto Burle Marx. Esse sítio é um valioso patrimônio paisagístico, arquitetônico e botânico. E o melhor de tudo, é aberto a visitação! Veja mais info sobre o Sítio Burle Marx.

 

Maranta Burle Marx

Sabia que existe uma maranta linda, que leva o nome dele? É a Maranta-de-burle-marx ou Calathea burle-marxii. Demais ter uma planta com seu nome, né? É uma linda homenagem ao trabalho maravilhoso que ele fez!

Maranta Burle Marx (Calathea burle-marxii)

Maranta Burle Marx (Calathea burle-marxii)

 

Maranta Burle Marx (Calathea burle-marxii)

Maranta Burle Marx (Calathea burle-marxii)

 

Saiba mais sobre as marantas.

 

Referências:

Camisa listrada

São Paulo em Foco

Lorenzi, Harri. Plantas para Jardim no Brasil. Instituto Plantarum

2013.

 

 

E aí? O que achou desse mestre do paisagismo? Sou apaixonada pela obra dele! Acho maravilhoso como ele conseguiu valorizar a nossa flora, criar espaços fluidos e romper com a concepção europeia de jardins estruturados e podados.

 

Curta, comente e compartilhe!

Então se você gosta do meu trabalho, se você quer que eu continue fazendo os vídeos, me ajude a continuar produzindo. Curta os vídeos e escreva algum comentário. Pode ficar tranquilo que eu respondo sempre. Confesso que não é no mesmo dia, nem sempre eu consigo, mas eu respondo todas as dúvidas.

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

Siga-me no instagram. Procure por nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro