Brotos: para que servem e por que comê-los? Aprenda para que servem, por que comer e como cultivar brotos dentro da sua cozinha! É fácil e divertido!

Brotos: para que servem e por que comê-los?

Sabia que você pode cultivar sua própria comida? Dentro da sua cozinha? Sem luz do sol?

Já faz um tempo que tenho me interessado por brotos e germinados e estudado a respeito de seus benefícios para a nossa saúde.

Sempre que encontro para vender no mercado, eu compro o moyashi, que é o broto do feijão mungu-verde”, (cujo nome científico é Vigna radiata) e também o broto de alfafa.

 

Conexão com a natureza

Entretanto podemos cultivar nossos próprios brotos em casa mesmo e termos certeza do que estamos comendo, já que seremos responsáveis por todo o processo de cultivo. É mais barato e mais saudável, né? Além de ser uma ótima forma de nos conectarmos com a natureza.

 

7 dias!

E o melhor de tudo, é super rápido! Em 7 dias já podemos comer os brotos! Outro dia estava num evento e vi para vender o KIT BROTO FÁCIL. Fiquei encantada e resolvi fazer uma parceria com eles para testar o produto e ensinar como cultivar os brotos!

 

Os brotos são pura energia vital!

As sementes quando transformadas em brotos são mais fáceis de serem mastigadas e digeridas e apresentam enzimas, fito nutrientes, vitaminas e antioxidantes em maior quantidade do que a planta adulta. Alguns aminoácidos tem um aumento de até 600% na forma de broto. A semente guarda tudo o que precisa para crescer. Então quando comemos o broto, comemos o boom, o alimento mais nutritivo possível!

 

Como cultivar brotos

Para começar a produção pegamos uma colher dosadora (pode ser uma colher de sopa grande) e medimos de acordo com o tipo de semente. No KIT BROTO FÁCIL vem sementes de alfafa, feno grego e trevo. No site deles, Usamos 2 colheres de alfafa, 3 de feno grego e 2 de trevo.

sementes do Kit Broto Fácil

 

Despertando as sementes

Para começar a produção é necessário utilizar um pote de vidro, daqueles de palmito ou maionese, para cada semente e depois preenchemos com água potável, fechamos com a tampa perfurada que vem junto com o kit e deixamos de molho por umas 8h. O ideal é fazer isso à noite, antes de dormir e deixar até a manhã seguinte. Enquanto você dorme, as sementes vão sendo despertadas pela água!

Sementes de molho da noite para o dia

 

Na manhã seguinte

De manhã abra cada vidro e escorra um pouco da água para retirar apenas as sementes que estiverem boiando. Essas sementes não irão germinar. Depois feche novamente com a tampa perfurada e escorra todo o resto da água. Eu tenho colocado uma bacia para guardar essa água e depois aproveito para regar as plantas com ela!

Encha cada vidro mais 2x com água e escorra. Aqui também guardo a água e uso para regar as plantas. Depois deixe os vidros inclinados 45o para que toda a água escorra.

 

3x por dia

Repita esse procedimento de encher o pote de água e escorrer na hora do almoço de depois à noite. Se você passa o dia todo fora, faça isso quando chegar em casa e depois antes de ir dormir.

 

Oba: raizes!

Faça isso até as raizinhas começarem a aparecer. É emocionante ver as raizinhas crescendo!

Então transfira as sementes germinadas de cada pote para uma bandeja e borrife água por toda a superfície até começar a sair água por baixo. Deixe a bandeja meio inclinada para escorrer toda a água. Faça o mesmo com os outros potes de sementes germinadas.

Borrife água sobre as sementes 3x ao dia e vá trocando a ordem das bandejas cada vez que regar.

 

Já pode comer!

Depois de uns 5 dias os brotos já podem ser consumidos! Guarde as bandejas na geladeira por até 1 semana para que os brotos durem mais tempo.

Brotos prontos para consumo!

 

brotos de alfafa

Os brotos de alfafa tem grande quantidade de vitamina K, além de vitaminas A, D, E e C. Contém também betacaroteno, alfacaroteno, vitaminas do complexo B, cálcio, clorofila, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, enxofre, zinco e proteínas. E ainda funcionam como medicamentos, pois alcalinizam e desintoxicam o corpo, atuam como diurético, diminuem a   inflamação, reduzem o colesterol, equilibram os hormônios estimulando o melhor funcionamento da hipófise.

Além disso, ainda possuem ação antifúngica que reduz a contaminação micótica, corrigem a anemia, distúrbios de coagulação, problemas articulares e ósseos, inclusive a osteopenia e ainda estimulam as funções do sistema gastrointestinal.

 

Cada broto tem suas características e qualidades medicinais! Uau! Quanta coisa boa que os brotos nos fornecem, né? Fiquei encantada!!!

 

Como consumir

Os brotos podem ser consumidos crus em saladas e sanduiches, em pratos levemente aquecidos, em sopas e até em sucos verdes! Para uma vida mais saudável, consuma 1 xícara de broto por dia.

Atenção: nunca esquente os brotos além de 45oC para eles não perderem todas as maravilhas que nos fornecem!

 

antes de começar o cultivo

Quando eu estava começando o cultivo, separei cada semente num pote, levei o pote na altura do meu coração e mentalmente agradeci e abençoei as sementes, pedi para elas germinarem e me presentearem com todo o poder curativo e medicinal para mim e minha família. Cada vez que vou regar, eu agradeço e envio amor aos brotos.

 

Não se apegue muito

Só não pode é ficar muito apegado a elas. Minha mãe ficou tão empolgada com os brotinhos dela, que quando eles estavam no ponto de serem comidos ela ficou com pena e não queria comer. Se sentia uma assassina… Eu acredito que o reino vegetal, principalmente as plantas comestíveis, as ervas e temperos, tem como missão de vida nos ajudar a elevar nossa vibração, a nos curar. Então quando amorosamente a gente agradece e abençoa o alimento, elas se sentem felizes e valorizadas por estarem cumprindo a missão delas na Terra. Parece loucura. Meu marido acha que sou completamente louca, mas eu me sinto bem pensando assim. Acho que o respeito e a gratidão são fundamentais!

 

Saiba mais sobre brotos e germinados aqui.

 

compre o seu kit broto fácil

Adquira agora seu KIT BROTO FÁCIL e ganhe 5% de desconto usando o cupom: bfnofigueiredo, que eu consegui para você!

Saiba mais sobre o Kit Broto Fácil:

Site: brotofacil.com.br

Instagram: brotofacil

Youtube: brotofacil

Facebook: Broto fácil

E-mail: [email protected]

 

E aí? O que você achou? Você já cultivou brotos? Qual é a sua experiência com elas? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

SEGREDO DE SUCESSO DE CULTIVO

Lembre-se de que as plantas adoram AAC: atenção, amor e carinho! Esses são os maiores segredos do sucesso de cultivo de plantas! Converse com a sua planta. Diga o quanto você a ama e como ela é importante para você! Quem não gosta de atenção, amor e carinho?
E aí? O que você achou? Você já deu banho nas suas plantas? Qual é a sua experiência? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 2 e-books!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 2 e-books!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da 5af e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. É muito legal saber antes o assunto do vídeo que irá ao ar, né?

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro