Aprenda agora como cultivar, transplantar e como manter por mais tempo a floração das suas bromélias com essas ótimas dicas!

Bromélias: Transplante e Dicas de Cultivo

Bromélias

São plantas tropicais, esculturais, coloridas e com floração duradoura. São herbáceas, perenes e epífitas: pois gostam de viver no tronco das árvores na floresta.

Existem vários tipos de bromélias. A maioria delas gosta de ficar na meia-sombra. Mas existem algumas que curtem ficar no sol direto. Eu acho todas lindas!

 

Dentro de casa!

Muitas bromélias são nativas das nossas matas e gostam da meia-sombra. Então vão muito bem dentro de casa. E ter plantas floridas dentro de casa é tudo de bom, né?

 

Reservatório de Água

A bromélia tem a forma de uma roseta, e no seu centro costuma ter uma reserva de água. Há muita controvérsia e preconceito com relação a esse reservatório de água.

 

Dengue não!

O que andei lendo e pesquisando é que a bromélia não é o local preferido do mosquito da dengue botar seus ovos. O Aedis egypti prefere prefere locais com água parada, como caixas de água, pneus e garrafas. A água que fica no copinho da bromélia tem sedimentos orgânicos ou com matéria em suspensão. E o mosquito da dengue não gosta de água assim. Ele gosta de água limpa ou parada.

 

Como Evitar Dengue

Para garantir, podemos tomar algumas providências para evitar que o mosquito da dengue coloque seus ovos no copinho da bromélia:

Trocar essa água que se acumula no copinho umas duas vezes por semana.

Aplicar a solução com cafeína: 2 colheres (sopa) de borra de café e misturadas em meio copo de água. E depois aplique essa mistura nos pratos que ficam sob vasos com plantas, dentro do copinho das bromélias e sobre a terra dos vasos, jardins e hortas. A borra de café também funciona como um adubo ecológico orgânico.

Ou então aplicar um inseticida à base de água.

Hotel de bromélia!

Nas matas encontramos bromélias por todo lado. Algumas árvores hospedam até 50 bromélias em seus troncos! Verdadeiros hotéis de bromélias! Esses hotéis de bromélias criam um complexo sistema ecológico onde a água acumulada naqueles copinhos das bromélias é fundamental para a sobrevivência de inúmeras espécies. Dizem que elas formam verdadeiros pântanos suspensos, pois conseguem hospedar uma fauna muito rica e diversificada como microscópicos protozoários, larvas de insetos, pequenos vertebrados, como os sapinhos arborícolas, aranhas, besouros, centopeias, lesmas e até minhocas!

Hotel de bromélias

Hotel de bromélias

 

Bromélia Prateada

A bromélia prateada, também conhecida por vaso prateado (Aechmea fasciata) é brasileira! É uma planta herbácea, perene, ereta e epífita (que gosta de viver nos troncos das árvores), rizomatosa (que se multiplica por rizomas) e acaule, porque ela não tem caule.

Tanto sua folhagem como seu florescimento são muito ornamentais. Essa é uma planta que não passa desapercebida!

 

Folhas marmorizadas

Repare que suas folhas são bem rígidas, largas, e parece que foram marmorizadas de verde e cinza. As folhas nascem no formato de uma rosa, por isso são descritas como rosetas. Na parte de baixo das folhas elas apresentam margens serradas.

 

Bromélia prateada

Bromélia prateada

 

Inflorescência cor-de-rosa e azul

Sua inflorescência é muito durável e densa. Geralmente não é ramificada. As brácteas, que são as folhas modificadas para atrair os polinizadores, também são dispostas em rosetas e são cor-de-rosas. As flores são azuis e aparecem nas axilas das brácteas. Os frutos são bulbosos, com a superfície flocosa e branca.

 

Bromélia Gusmânia

A bromélia gusmânia, Gusmania-cherry ou bromélia (Guzmania lingulata) é nativa da América Tropical, inclusive do Brasil.

Ela atinge de 30 a 40 centímetros de altura e seu florescimento é muito decorativo.

 

Inflorescência 

A parte vermelha da inflorescência é formada por brácteas, que são folhas modificadas. As flores na verdade são brancas e ficam no miolo. E são formadas no verão.

 

Bromélia ou gusmania

Bromélia ou gusmania

 

Como cultivar bromélias

Ambas são muito cultivadas em vasos para interior com luz indireta. Também podem ser plantadas no jardim formando maciços em canteiros à meia-meia sombra. E ficam felizes se forem amarradas em um galho der árvore.

 

Substrato

Elas gostam de substrato orgânico, rico em matérias orgânica e permeável. Semelhante ao usado em orquídeas.

 

Iluminação

Gostam de meia-sombra

 

Regas

Gostam de regas periódicas. Mantenha sempre o copinho interno com água e jogue um pouquinho de água no substrato.

 

Temperatura

Como são plantas tropicais, não gostam de geadas, nem de frio!

 

Multiplicação

Podem ser multiplicadas por sementes e pelas mudas que brotam ao lado da planta mãe.

Parceria com Xaxim de Palmeira

Se você já acompanha o meu canal há algum tempo, sabe que fiz uma parceria com o pessoal da Xaxim de Palmeira e que estou testando os vasos que eles fabricam em algumas plantas. Aqui estão as samambaias e as orquídeas que plantei nos vasos de xaxim de palmeira.

Xaxim de Palmeira

Xaxim de Palmeira

 

Os melhores substitutos para o xaxim original

Para quem está chegando agora, os vasos xaxim de palmeira são os melhores substitutos dos vasos de xaxim originais, que não podem mais ser comercializados por que a samambaia-açu, de onde os vasos eram extraídos está entrando em extinção e o Ibama proibiu sua comercialização.

 

100% naturais

Os vasos Xaxim de Palmeira são 100% naturais, pois são feitos com fibra de palmeiras e seiva de árvore. Eles funcionam como se fossem substratos estruturados, permitindo um perfeito enraizamento das plantas e aumentando a durabilidade da floração.

 

Armazenagem de água

Quanto maior o vaso, maior será sua parede fazendo com que a capacidade de armazenamento da água seja também maior.

 

Não é necessário fazer drenagem!

Importante lembrar que quando se usa os vasos de xaxim de palmeira não é necessário fazer drenagem nos vasos por que as paredes do vaso absorvem o excesso de água da rega. Isso faz com que a gente não precise regar tanto, por que a planta vai ter água e nutrientes disponíveis nas paredes e no fundo do vaso e isso também proporciona isolação térmica para as raízes, evitando stress hídrico. Assim você precisa regar menos vezes!

 

Nem deixar de molho!

Também não é necessário deixar o vaso de xaxim de palmeira de molho de um dia para outro. Podemos plantar direto neles.

 

Não possuem tanino!

E também não é necessário se preocupar com o tanino, por que esses vasos são feitos de fibras de palmeiras, que naturalmente não possuem taninos!

 

Veja no vídeo acima como fazer o transplante.

 

Substrato Biosolvit

Usei o substrato para plantas em geral da Biosolvit, que é a fabricante dos vasos de xaxim de palmeira. Esse substrato cria um ambiente com retenção de água e nutrientes ideal para o desenvolvimento de qualquer planta, além de ter a granulometria exata para melhor aeração das raízes. E ele ainda funciona com adubo, pois como sua decomposição é lenta, ele vai liberando aos poucos nutrientes para as plantas.

 

Bromélia no vaso xaxim de palmeira

Bromélia no vaso xaxim de palmeira

 

COMPRE OS VASOS DA XAXIM DE PALMEIRA AQUI.

 

Reaproveitamento

Sabia que a produção dos vasos Xaxim de Palmeira proporciona o reaproveitamento de mais de 120 mil toneladas de fibras de palmeiras que seriam desperdiçadas anualmente nas lavouras sustentáveis? Muito legal reaproveitarem essas fibras para fazer vasos que são verdadeiras casas para as plantas ao mesmo tempo que diminuem o impacto ambiental da produção das palmeiras, né? Acho genial essa ideia deles!

 

E aí? O que você acha das bromélias? Lindas demais, né? E os vasos da Xaxim de Palmeira? Estou apaixonada por eles! Conta para mim o que você achou nos comentários abaixo.

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 2 e-books!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 2 e-books!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da 5af e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. É muito legal saber antes o assunto do vídeo que irá ao ar, né?

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro