Bela-emília: conheça e aprenda a cultivar essa planta também conhecida por “amor de mãe” por que suas delicadas florzinhas grudam na roupa.

Bela-emília: a flor que cola na roupa!

Nomes da Bela-emília

Bela-emília (Plumbago auriculata), popularmente conhecida por plumbago, jasmim-azul, dentilária, izabel, jasmim-chumbo, beleza, nuvens-azuis e amor de mãe.

 

Origem e Características

A bela-emília é um arbusto semi-lenhoso, ereto e muito ramificado, que pode atingir de 70 a 1,5m de altura. É originário da África do Sul.

 

Floração

Seu florescimento é intenso e muito bonito! E as flores geralmente são azul-claro, mas existem também brancas. Aqui vemos flores das duas cores. Olha que efeito lindo dessa planta caindo sobre essa mureta. Parece uma cascata de flores!

 

CULTIVO

Como e onde cultivar

Fica linda em maciços isolados em amplos espaços ou formando cerca-vivas decorativas ou ao longo de renques. Pode ainda ser conduzida como se fosse uma trepadeira, desde que se forneça um pilar ou uma coluna para ela apoiar sua ramagem longa e mais ou menos escandente.

 

Luminosidade

A bela-emília é cultivada a pleno sol, mas pode se adaptar à meia-sombra.

 

Clima

É tolerante ao frio, podendo ser cultivada em todo o território brasileiro.

 

Substrato

Os canteiros devem ter solo enriquecido com matéria orgânica, drenáveis e irrigados periodicamente.

 

Rega

Evite encharcar o substrato pois ela não gosta de água em excesso.

 

Adubação

Para que ela dure mais tempo e te presenteie com muitas flores, faça fertilizações leves semanais para estimular o crescimento e a floração. Eu gosto de colocar húmus de minhoca e 1 x por mês a adubação para estimular a floração que ensinei nesse post.

 

Poda

Deve ser podada a cada 2 anos para renovar a planta e estimular a floração. Veja mais sobre poda nesse vídeo.

 

Multiplicação

Multiplica-se por sementes, divisão de touceira e por estacas ponteiro.

 

Florais de Minas

A bela-emília faz parte dos florais de Minas, sua essência fortalece a conexão da consciência com os níveis intuitivos. Favorece a coordenação e a integração global da individualidade, mediante o despertar da voz interna e da convicção pessoal.

Saiba mais aqui.

 

Lembranças de infância

Acho essa florzinha a coisa mais fofa do mundo! Quando era criança gostava de pegar um buquezinho e colar na roupa para enfeitar! Tanto que essa planta também é chamada de amor-de-mãe”, pois as florzinhas grudam em qualquer superfície, como as mães, que “grudam” nos filhos, na tentativa de protegê-los!

Uma gracinha essa planta, né? E o nome então? Bela-emília? Amor-de-mãe? Você já conhecia essa planta? Qual foi sua experiência com ela? Conta para mim nos comentários abaixo.

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

Siga-me no instagram. Procure por nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro