KIt Broto fácil

Cultive brotos em casa

Cultive brotos em casa e tenha mais saúde!

Use o cupom BFNOFIGUEIREDO para ganhar 5% de desconto.

Kit Joaninho

Acompanhe o ciclo de vida das joaninhas e depois solte-as na natureza!

Begoninha-de-jardim: dicas de cultivo! Aprenda agora tudo sobre essa planta herbácea, perene e suculenta, nativa do sul do Brasil e que tem um florescimento maravilhoso!

BEGONINHA-DE-JARDIM: DICAS DE CULTIVO!

NATIVA DO BRASIL

A begoninha-de-jardim também é popularmente conhecida por begoninha, begônia ou azedinha (Begonia semperflorens). É uma planta nativa do Sul do Brasil! Essa planta herbácea, suculenta, perene, ereta e ramificada, atinge de 15 a 30cm de altura.

 

FOLHAGEM

Suas folhas são simples, espessas, lisas e brilhantes na parte superior, com as margens arredondadas, lembrando rendinhas. As folhas ainda apresentam nervuras bem marcadas e tem a textura meio carnosa. E podem ser arroxeadas como essa ou não. As espécies mais comercializadas são conhecidas por ambassador (embaixador), de folhagem verde, e senator (senador), de folhagem bronzeada. As folhas variam de 3 a 6cm de comprimento.

 

INFLORESCÊNCIAS

As inflorescências  aparecem em cachinhos com pouca flores nas axilas das folhas. As flores são pequenas, cerosas e carnosas e podem ser brancas, em váriados tons de rosa, vermelhas e até bicolores.

begoninha-de-jardim

 

planta melhorada

Apesar de ser uma planta nativa brasileira, os cultivares que cultivamos hoje em dia foram sendo modificados ao longo de décadas tanto na Europa como nos Estados Unidos para melhoria de seu florescimento. Então hoje em dia existe uma grande variedade de cultivares de begoninha-de-jardim.

 

amada e cultivada no mundo todo!

Essa planta é amada e cultivada no mundo todo por causa da sua linda e exuberante floração!

 

sol ou meia sombra?

Existem cultivares adaptados a serem cultivados no sol direto e outros que se desenvolvem melhor à meia-sombra.

A begoninha-de-jardim fica linda quando cultivada no jardim formando bordaduras ou canteiros coloridos em jardins desenhados ou espaçosos. E também pode ser cultivada em vasos e jardineiras.

 

clima 

Essa planta gosta de clima mais fresco, sendo indicada para cultivo nos subtrópicos. Elas só não gostam de geadas, portanto evite regiões onde o inverno é muito rigoroso. A temperatura ideal de cultivo é próxima a 25 °C.

Então se você morar numa região quente, plante a begoninha num local que receba sol apenas algumas horas por dia, por exemplo, pela manhã bem cedo ou no finalzinho do dia.

 

substrato

O substrato mais indicado para que a planta se desenvolva bem deve ser rico em matéria orgânica e ter boa drenagem.

 

rega

Com relação a rega, a begoninha-do-jardim pode ser irrigada a intervalos, ou seja, sempre que o substrato ou o solo estiver seco e de preferência no período da manhã.

Se você morar numa região muito quente ou muito seca, talvez você precise aumente a quantidade e a frequência de rega. Sempre observe como a sua planta está se desenvolvendo e se precisar ajuste as regas. Não deixe falta água no solo mas também não deixe o solo encharcado.

 

adubação

Com relação à adubação, adube no começo da primavera, do verão e do outono. Eu gosto muito de usar adubos mais naturais, como húmus de minhoca, farinha de casca de ovo, borra de café… veja mais sobre adubação aqui.

 

poda

Com relação à poda, geralmente fazemos apenas poda de limpeza, retirando as folhas e flores secas.

 

reforma é sempre bem vinda!

É uma planta perene, mas é bom reformar o canteiro de tempos em tempos por que ela perde o vigor e a beleza.

 

multiplicação

Para multiplicar sua begoninha-do-jardim, utilize sementes ou faça estacas dos ramos ou enraizamento de pedaços de hastes.

 

Sabia que essa planta é comestível?

Tanto as folhas como as flores da begoninha-do-jardim são comestíveis! Sim, podemos consumi-las tanto cruas como cozidas. Consumimos as flores folhas jovens em saladas, geléias ou molhos agridoces. As folhas também podem ser cozidas ou acrescentadas em sucos verdes. As folhas são crocantes e tem um sabor azedinho, daí seu outro nome popular.

Atenção: o sabor azedinho provavelmente se deve a presença de ácido oxálico. Então essa planta deve ser consumida com moderação e evitada por pessoas que tem problemas renais sérios.

 

Esse exemplar foi gentilmente cedido pelo Shopping Garden.

 

 

E aí? O que você achou? Você já conhecia essa planta? Já cultivou essa planta? Conta pra mim nos comentários abaixo.

 

 

CLUBE DA NÔ

Faça parte do clube da Nô, no youtube. Saiba mais aqui.

 

COLEÇÃO NÔ FIGUEIREDO

Você já viu a coleção Nô Figueiredo? Tem camisetas, almofadas, canecas, cadernos, posters e muito mais! Dá uma olhada aqui.

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe e-books de presente!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar e-books de presente!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: falecom@nofigueiredo.com.br e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Hotel dos insetos

Hospede insetos amigos das plantas no seu jardim.

Use cupom NOFIGUEIREDO para ganhar 5% de desconto.

Composteira Humi

Transforme o resíduo orgânico da sua casa em 2 adubos poderosos para suas plantas!

Use o cupom NOFIGUEIREDO ganhar para 5% desconto:

– SP Capital: COMPRAR >

– Outras localidades do Brasil: COMPRAR >

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Plantei.

Use o cupom VIMDANO para ganhar 5% de desconto na sua primeira compra.

Siga a Nô nas redes sociais

Banner Plantei