Asplênio: uma samambaia diferente, que nem parece que é samambaia! Aprenda agora como cultivar o asplênio, uma linda planta que vai bem dentro de casa!

Asplênio: uma samambaia diferente!

Originário da Ásia

O asplênio é uma samambaia herbácea originária da Ásia.

 

Folhagem

Suas folhas novas nascem enroladas no centro da planta e vão formando uma roseta. São grandes e inteiras, diferente das samambaias que a gente está acostumada a ver por ai. As folhas são bem rígidas e tem uma textura que lembra o couro, por isso os botânicos chamam de coriáceas. Elas são verdes claras e brilhantes. A nervura central é mais escura.As folhas são sustentadas por um caule curto e ereto.

 

TAMANHO

A planta pode atingir de 30 a 90cm de comprimento e de 20 a 50cm de altura.

 

Onde cultivar

Na região de origem é uma planta epífita, que nasce nos troncos das árvores. Mas pode ser cultivada em vasos em locais sombreados, mas que receba luminosidade. Vai muito bem dentro de casa. Esse aqui já tenho há algum tempo e ele adorou esse lugar. Pertinho da janela, então recebe bastante luz, mas não recebe sol direto nele.

Pode também ser cultivado em jardineiras suspensas. Ou em jardins sombreados. Fica muito bem em arranjos com outras epífitas, como as bromélias e orquídeas.

 

Substrato

Gosta de substrato de terra vegetal rica em matéria orgânica e mantida sempre úmida, mas não encharcada. Veja aqui como fazer um bom substrato para ele!

 

PACIÊNCIA

Seu crescimento é lento, por isso tenha paciência! 

 

calor e umidade

Ele gosta de calor e umidade do ar e não gosta de baixas temperaturas. Para aumentar a umidade do ar, borrife água nas folhas. Como boa samambaia que é, o asplênio vai ficar super feliz! Veja mais dicas para bombar suas samambaias aqui.

 

MULTIPLICAÇÃO

Multiplica-se por esporos e por divisão da planta, desde que seja preservada a estrutura completa da planta nas mudas, com folhas e raízes.

 

AAC

Lembre-se de que as plantas adoram AAC: atenção, amor e carinho! Esses são os maiores segredos do sucesso de cultivo de plantas! Converse com a sua planta. Diga o quanto você a ama e como ela é importante para você! Quem não gosta de atenção, amor e carinho? 

 

E aí? Você já conhecia o asplênio? Já cultivou o asplênio? Conta para mim nos comentários abaixo

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 2 e-books!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 2 e-books!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da 5af e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. É muito legal saber antes o assunto do vídeo que irá ao ar, né?

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Compre tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro