No vídeo dessa semana eu ensino tudo sobre o chá de hibisco, suas propriedades medicinais e ainda ensino sobre outros 2 tipos de hibiscos comestíveis.
APRENDA TUDO SOBRE O CHÁ DE HIBISCO
Conheça agora os hibiscos comestíveis:
O CHÁ DE HIBISCO
O chá de hibisco é preparado com cálices de botões secos das flores do hibisco popularmente conhecido como vinagreira, rosela, groselha, groselheira, caruru-azedo e quiabo-azedo e seu nome científico é Hibiscus sabdariffa.

Hibiscus sabdariffa – foto: Nô Figueiredo
PROPRIEDADES MEDICINAIS
As flores do hibisco tem ação diurética, anti-inflamatória e anti-oxidante. Elas ainda tem efeito cardioprotetor, vasodilatador e contribuem para evitar o acúmulo de gorduras no organismo.

detalhes das flores do Hibiscus sabdariffa que fazem o chá de hibisco – foto: Nô Figueiredo
COMO CONSUMIR:
Para quem quer perder peso, o ideal é beber 1 xícara chá de hibisco após as refeições para ajudar a reduzir a absorção de carboidratos, o que gradualmente levará à perda de peso.
Seus frutos imaturos são consumidos na forma de sucos, geleias, refrescos, picolés, molhos agridoces, pães, chutneys e pudins.
As hastes, folhas jovens e sementes também podem ser consumidas após cozimento e podem ser utilizadas em diversas receitas.
COMO CULTIVAR:
Essa planta é um subarbusto ereto e anual, pouco ramificado e originário da África. Seu caule é arroxeado e ele atinge de 80 a 2,5m de altura. Suas folhas são verde ou arroxeadas e as flores são solitárias e brancas com cálice carnoso, angulado e roxo com corola amarela e o centro roxo. São formadas durante o verão e o outono. Ele deve ser cultivado a pleno sol e multiplica-se por sementes e estaquia do ramo (pedaços do caule que enraizam facilmente).
LIVRO DAS PANC’S
Pesquisando no livro de PANC, Plantas Alimentícias não convencionais no Brasil, de Harry Lorenzi, descobri que o hibisco comum também é uma planta comestível (veja como cultivá-lo aqui)!
HIBISCO
As folhas jovens do hibisco são verde escuras, as queridinhas das nutris como o espinafre e a couve, e podem ser consumidas em saladas e pratos cozidos, assados ou fritos.

detalhe flor do hibisco (Hibiscus rosa-sinensis) – foto: Nô Figueiredo
As flores podem ser consumidas cruas e inteiras – podemos comer inclusive os cálices durinhos e a parte fértil, estame e estigma – em saladas e em decoração de pratos variados. Podem também ser usadas como corantes de conservas, como abacaxi fatiado, geleias de agar-agar, vegetais cozidos e até de bebidas.
MALVAVISCO
E tem ainda um outro parente deles, o malvavisco, também popularmente conhecido por hibisco-colibri, amapola, qusillo, turk’s cap e wax mallow, cujo nome científico é Malvaviscus arboreus.
Essa planta é muito parecida com o hibisco comum, só que as suas flores nunca abrem totalmente. Elas ficam sempre meio fechadinhas.

Malvaviscus arboreus – foto: Nô Figueiredo
Ele também é comestível. Também tem folhas verde escuras, que podem ser consumidas cruas em saladas ou picadas e refogadas e até para fazer pães, bolinhos e sopas.
Suas flores possuem um melzinho que é muito apreciado por beija-flores e por crianças e podem ser servidas em saladas tanto inteiras, como o hibisco comum, inclusive o cálice duro e a parte fértil, estame e estigma. As flores também podem ser servidas no arroz, usadas como corante e até para fazer uma geléia maravilhosa!
O que você acha de saber que pode comer plantas que até agora a gente acreditava que só serviam para enfeitar?
ENTRE PARA MINHA LISTA VIP ABAIXO E RECEBA GRATUITAMENTE
A APOSTILA SOBRE PLANTAS QUE PURIFICAM O AR
Kit joaNinho
Acompanhe o ciclo de vida das joaninhas e depois solte-as na natureza!
Hotel dos insetos
Hospede insetos amigos das plantas no seu jardim. Use cupom NOFIGUEIREDO para ganhar 5% de desconto.
Nô amei o post e o vídeo, amei saber que posso comê-las e amei a dica do livro que você citou. Grata Beijos.
Olá amada, esse livro sobre as PANC é maravilhoso! E é muito legal comer flores, né? Fico feliz de saber que você gostou das dicas! :))))
Beijos floridos da Nô