Aprenda agora como cultivar antúrios, transplantar e muitas dicas para resolver problemas que possam aparecer nas suas plantas!

Antúrios: Transplante e Dicas de Cultivo

ORIGEM E CARACTERÍSTICAS

Os antúrios são plantas semi-herbáceas, eretas e perenes. São plantas tropicais, originárias da Colômbia, que não gostam de frio. Podem ter de 30cm até 1m de altura e mesmo quando não estão floridos, suas folhagens são muito ornamentais.

 

Sabia que existem 2 tipos de antúrios?

O antúrio comum é uma planta espaçosa. Ela vai abrindo as folhas e se espalhando. Não é uma planta para locais pequenos.

Antúrio comum

Antúrio comum

 

Pensando nisso, os produtores criaram num cultivar menor, o mini antúrio. Ele não cresce como os outros antúrios.

Mini antúrio

Mini antúrio

Os antúrios são plantas bem fáceis de cultivar!

O antúrio gosta de meia sombra, com bastante claridade, mas nunca sol forte direto nele. Ele pode pegar o sol da manhã até no máximo às 9h30/10h da manhã ou o do finalzinho do dia. Nunca aquele sol forte do meio do dia. É uma das poucas plantas que florescem dentro de casa. Saiba mais sobre plantas que florescem dentro de casa.

 

Floração

Suas flores são formadas na primavera e verão e ornadas por espatas sulcadas (que é o que a gente acha que é a flor, mas na verdade é uma bráctea, uma folha modificada para atrair os polinizadores), em diversas cores: brancas, vermelhas brilhantes, cor-de-rosa, cor-de-salmão, vermelho-sanguínea, verdes mais claras que as folhas e novas cores estão surgindo de cruzamentos de espécies.

As flores são super pequenas e ficam nessa espiga ereta, que quando fica estufada está cheia de sementes!

Detalhe da inflorescência do antúrio

Detalhe da inflorescência do antúrio

 

As inflorescências do antúrio são muito utilizadas como flor de corte. Os arranjos ficam muito bonitos e duram bastante.

Onde Cultivar

Os antúrios podem ser cultivados em vasos, em conjuntos isolados ou jardineiras, sempre a meia-sombra, mas com bastante claridade, ou em canteiros com terra vegetal. Ele gosta de ter suas raízes bem aeradas. Então vou testar como eles se desenvolvem nos vasos Xaxim de Palmeira.

 

Parceria com Xaxim de Palmeira

Se você já acompanha o meu canal há algum tempo, sabe que fiz uma parceria com o pessoal da Xaxim de Palmeira e que estou testando os vasos que eles fabricam em algumas plantas. Aqui estão as samambaias e as orquídeas que plantei nos vasos de xaxim de palmeira.

 

Os melhores substitutos para o xaxim original

Para quem está chegando agora, os vasos xaxim de palmeira são os melhores substitutos dos vasos de xaxim originais, que não podem mais ser comercializados por que a samambaia-açu, de onde os vasos eram extraídos está entrando em extinção e o Ibama proibiu sua comercialização.

 

100% naturais

Os vasos Xaxim de Palmeira são 100% naturais, pois são feitos com fibra de palmeiras e seiva de árvore. Eles funcionam como se fossem substratos estruturados, permitindo um perfeito enraizamento das plantas e aumentando a durabilidade da floração.

 

Armazenagem de água

Quanto maior o vaso, maior será sua parede fazendo com que a capacidade de armazenamento da água seja também maior.

 

Não é necessário fazer drenagem!

Importante lembrar que quando se usa os vasos de xaxim de palmeira não é necessário fazer drenagem nos vasos por que as paredes do vaso absorvem o excesso de água da rega. Isso faz com que a gente não precise regar tanto, por que a planta vai ter água e nutrientes disponíveis nas paredes e no fundo do vaso e isso também proporciona isolação térmica para as raízes, evitando stress hídrico. Assim você precisa regar menos vezes!

 

Nem deixar de molho!

Também não é necessário deixar o vaso de xaxim de palmeira de molho de um dia para outro. Podemos plantar direto neles.

 

Não possuem tanino!

E também não é necessário se preocupar com o tanino, por que esses vasos são feitos de fibras de palmeiras, que naturalmente não possuem taninos!

 

Veja no vídeo acima como fazer o transplante.

 

Substrato Biosolvit

Usei o substrato para plantas em geral da Biosolvit, que é a fabricante dos vasos de xaxim de palmeira. Esse substrato cria um ambiente com retenção de água e nutrientes ideal para o desenvolvimento de qualquer planta, além de ter a granulometria exata para melhor aeração das raízes. E ele ainda funciona com adubo, pois como sua decomposição é lenta, ele vai liberando aos poucos nutrientes para as plantas.

 

COMPRE OS VASOS DA XAXIM DE PALMEIRA AQUI.

 

Segredos e Resoluções de Problemas

 

Quer que sua folhagem fique linda e brilhante?

É só manter o substrato úmido na primavera e verão e diminuir a rega no inverno.

 

Tempo quente e seco?

Quando estiver muito quente e seco, borrife água nas folhas, sua planta vai vibrar de alegria com esse banho!

 

Folhas secas e quebradiças?

Se as folhas estiverem secas e quebradiças, aumente as regas e aproveite para dar banhos de água borrifada regularmente nas folhas.

 

Alto e Espigado?

Quando seu antúrio estiver muito alto e espigado, você pode rebaixá-lo dividindo-o em estacas e formando novas mudas. Ele também pode ser multiplicado por sementes e pelas mudas laterais.

 

Manchas Marrons?

Se aparecerem manchas marrons nas folhas é sinal de que elas foram atacadas por fungos. Pode as folhas mais atacadas e aplique vinagre de maçã: 2 colheres de sopa de vinagre de maça para 1/2 litro de água. Misture e borrife. Não dá para guardar. Aplique sempre no final do dia e pelo menos uma vez por semana por três semanas.

 

Pontos brancos nas folhas e axilas?

Se aparecerem pontos brancos nas folhas e axilas, é sinal de que a sua planta está sendo atacada por cochonilhas. Remova-as com cotonetes embebidos em álcool. Ou faça o inseticida de sabão de coco que ensino aqui.

 

Folhas amareladas?

Se as folhas estiverem amareladas é sinal de que a planta está em um local muito frio ou muito úmido. Mude o vaso para um local mais arejado e quente.

 

Folhas novas pequenas?

Se as novas folhas que estão nascendo são pequenas, é sinal de que faltam nutrientes no substrato. A sua planta precisa ser adubada.

 

Raizes expostas?

Se as raizes estiverem expostas, é sinal de que a planta precisa ser transplantada para um vaso maior.

 

Adubação

É bom adubar pelo menos umas 3x por ano com adubação para estimular a floração. Veja aqui a receita.

 

Ingrediente secreto de cultivo

Lembre-se do ingrediente secreto do sucesso de cultivo: AAC. Atenção, amor e carinho!

 

Planta tóxica!

Atenção: todas as partes da planta são tóxicas. Então não deixe-a ao alcance de crianças e animais domésticos.

 

Reaproveitamento

Sabia que a produção dos vasos Xaxim de Palmeira proporciona o reaproveitamento de mais de 120 mil toneladas de fibras de palmeiras que seriam desperdiçadas anualmente nas lavouras sustentáveis? Muito legal reaproveitarem essas fibras para fazer vasos que são verdadeiras casas para as plantas ao mesmo tempo que diminuem o impacto ambiental da produção das palmeiras, né? Acho genial essa ideia deles!

 

Impossível não se apaixonar!

Impossível não se apaixonar por essas flores em formato de coração! Sua folhagem é tão incrível que tem gente que acha que é de plástico! Mas se fosse de plástico, não seria tão vibrante e linda assim…

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

Siga-me no instagram. Procure por nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que nem sempre aparecem aqui! 😉

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro