Almeirão roxo: Saiba tudo sobre essa super PANC, deliciosa e abundante no meu jardim!

Almeirão roxo

Numa das vezes em que fui gravar vídeos na Sabor de Fazenda fiquei encantada com o almeirão roxo e trouxe uma mudinha para casa que plantei numa jardineira. Ela cresceu, eu podei, comemos como salada, crua. Ela cresceu novamente, podei e comemos refogado. Acho que ele cresceu e foi podado mais umas 2 ou 3 vezes.

 

O milagre da multiplicação

Então nasceram flores. Eu fiquei encantada com as flores e deixei elas lá:

Flores de almeirão roxo

Flores de almeirão roxo

 

Bom, mas e daí? E daí que depois as flores secaram e apareceram as sementes que se espalharam pelo jardim e nasceu almeirão roxo por todo lado!!! Não é lindo demais? Eu adoro essas folhas cinza esbranquiçadas com nervuras avermelhadas/arroxeadas!

detalhe das nervuras do almeirão roxo

detalhe das nervuras do almeirão roxo

 

Almeirão roxo

Almeirão roxo

 

Origem e características

Essa planta é nativa da América do Norte, Estados Unidos e Canadá onde é considerada erva daninha. O almeirão-roxo é uma planta herbácea anual, ereta, vigorosa. Ela quase não tem pelos e seu caule é ramificado. É bem resistente. Ela pode atingir de 30 a 90cm de altura. No livro das PANC do Kinupp e do Lorenzi está escrito que ela pode atingir até 2m de altura!!! Socorro!!! 😱😱😱

Saiba mais sobre as PANC, as plantas alimnetícias não convencionais aqui.

 

Outros nomes

Aqui no Brasil ela também é conhecida por radite-cote, orelha-de-coelho e almeirão-de-árvore.

 

Características

Folhas

A que cultivo em casa tem as nervuras intensamente roxas, mas há também variedades de folhas verdes. Geralmente as folhas são inteiras, mas podem ser lobadas, ou seja dividida em segmentos. O que tenho observado é que quando a planta é pequena, as nervuras roxas ficam bem evidentes. Mas com o tempo, conforme a planta vai crescendo, as nervuras perdem a coloração e ficam da cor da folha.

almeirão roxo, com caule grande e botões de flores

almeirão roxo, planta já adulta com folhas verdes, caule grande e grosso e botões de flores

 

Flores

As flores são amarelo-claro.

 

Sementes

A multiplicação é feita por sementes pretas que se espalham pelo jardim.

 

Plantio

Ela gosta de sol direto e não é muito exigente com relação ao solo. O que precisa é de adubação de vez em quando, água umas 3x por semana e é isso.

 

Consuma sem dó!

Além de ser super saborosa, ela é linda, super decorativa, você não acha? Eu adorei que ela se espalhou pela horta! Vivo dando de presente!

 

E aí? O que você achou do almeirão roxo? Já comeu essa planta? Já cultivou? Conta para mim nos comentários abaixo

 

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da quinta e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. Se você for de acordar cedo, às estréias são às 7h da manhã, poderá interagir comigo, por que geralmente estou online e a gente poderá interagir. É muito legal!

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

Faça parte da minha Lista VIP

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra sementes de almeirão na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro