Alecrim: cultivo, benefícios e curiosidades. Saiba tudo sobre o alecrim, uma erva aromática super fácil de cultivar e que tem mil e uma utilidades!

Alecrim: cultivo, benefícios e curiosidades!

Rosmarinus officinalis

O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva aromática, originária da Europa, principalmente das regiões ao redor do Mediterrâneo. Seu nome latino, ros marinus, significa o orvalho que veio do mar, por que as praias do mediterrâneo cheiravam ao alecrim que crescia espontaneamente nas areias.

 

Manto Azul da Nossa Senhora

Dizem as lendas que as flores do alecrim era brancas e que ficaram azuis depois que Nossa Senhora descansou com o menino Jesus à sua sombra na viagem de fuga para o Egito.

 

Uau!

Esse arbusto perene pode atingir até 2m de altura! Mas confesso que nunca vi um tão grande aqui no Brasil. Acho que só na região de origem é que ele deve atingir essa altura.

 

Clima e solo

Ele gosta de bastante sol e climas quentes. Até suporta um pouco de sombra. Solo seco, arenoso e bem drenado. Gosto de misturar um pouco de areia para o substrato ficar bem drenado, poroso e não acumular água.

 

Multiplicação

Para fazer uma muda, pegue uma estaca de uns 15 cm, retire as folhas de baixo deixando apenas 2 folhas no topo da muda e enterre-a no solo num local que receba bastante luminosidade mas não sol direto.

 

Desde o tempo dos Faraós!

O alecrim é famoso como tônico rejuvenescedor do cérebro desde o tempo dos faraós!

 

Para que serve o alecrim?

O alecrim melhora a concentração e a memória. Acalma a ansiedade, diminui a depressão e a exaustão. Como ele estimula o fluxo sanguíneo para a cabeça, ele também é ótimo para dor de cabeça, enxaqueca e a tensão muscular. Ele ainda é diurético e intensifica a eliminação de toxinas. É antiinflamatório. Alivia a artrite e a gota.

 

Chá de alecrim

Seu chá quente é ótimo para febre, catarro, dor de garganta, resfriados, gripes e infecções das vias respiratórias. Com seu chá faça bochechos para aliviar aftas, estomatites e gengivites.

 

não gosta de café? Tome chá de alecrim!

O alecrim é estimulante então sempre que preciso estar bem acordada eu tomo chá de alecrim!

 

Gratidão

Sempre que vou podar uma planta para fazer um chá ou cozinhar com ela, vou até o meu jardim, agradeço a presença dela na minha horta e peço permissão para cortar um raminho. Parece coisa de maluco falar com planta. Mas como a planta é um ser vivo, acho legal agradecê-la por tudo de maravilhoso que ela me oferece e pedir permissão para podá-la. Você não acha? E depois eu peço para as forças da natureza despertarem todo o poder curativo do alecrim para o meu chá ou para o prato que estiver fazendo.

 

Eu sou fã do alecrim. Te convido a conhecer e descobrir todos os segredos  do alecrim. Tenho certeza de que você também vai se apaixonar!

 

E aí? Você já conhecia o alecrim? Como você usa o alecrim? Conta para mim nos comentários abaixo

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 2 e-books!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 2 e-books!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da 5af e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. É muito legal saber antes o assunto do vídeo que irá ao ar, né?

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Compre sementes de alecrim na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro