A alamanda é uma trepadeira nativa brasileira, muito linda e ornamental, cujas flores amarelas parecem que estão sorrindo!

Alamanda

TREPADEIRA VIGOROSA

A alamanda é uma trepadeira perene, com muito látex, sublenhosa, nativas das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil! É uma trepadeira vigorosa, bastante variável e com folhagem brilhante e espessa.

 

FLORES

As flores em formato de funil com uns 7cm de diâmetro, são formadas durante quase o ano todo, com mais intensidade na primavera e no verão. Geralmente são amarelas, um amarelo bem intenso e bonito! Mas podem também ser branco-leitosas e até ter pétalas dobradas. Mas essas duas últimas são mais raras de encontrar.

flores de alamanda

flores de alamanda

 

Cultivo no jardim

Ela gosta de pleno sol e como ela não gruda no suporte, no começo ela deverá ser amarrada com para ser conduzida por em suportes, portais, cercas e caramanchões.

alamanda sobre portão

alamanda sobre portão

 

Cultivo em vaso

Para que ela vá bem e consiga cobrir a área, o ideal é que ela seja plantada diretamente no jardim. Mas se for planta-la num vaso, o vaso deverá ser alto, com um mínimo de 70cm de altura.

 

Substrato ideal

O substrato deverá ser fértil e permeável.

 

Multiplicação

Para multiplicar, faça estacas com uns 15cm de comprimento com as pontas do ramos na primavera e verão. Nas regiões onde ela é originária costuma produzir um fruto, que é uma capsula coberta de espinhos com poucas sementes aladas.

 

As primas

Existem outras alamandas. Três arbustivas de flores amarelas e duas também arbustivas com flores roxas ou vinho intensas. Todas são parentes e as flores muito parecidas.

 

ATENÇÃO: TÓXICA!

Todas as alamandas são tóxicas. Todas as partes das plantas são tóxicas: tanto as flores, folhas, caule e até as raizes. E principalmente o seu látex é muito perigoso. Se ingerido pode causar irritação da mucosa, vômitos, dores abdominais, cólica, diarreia, desidratação grave e até óbito. Então para evitar acidentes, plante essa planta longe de áreas com crianças pequenas e filhotes de animais.

 

USO MEDICINAL

Li que seu extrato tem sido usado para tratamento de tumores de fígado e câncer em geral. Só use com orientação médica!

 

Regiões quentes

Alô pessoal do Norte, Nordeste e demais regiões quentes do Brasil. As alamandas são perfeitas para enfeitar os jardins de vocês! Ao invés de ficar tentando cultivar uma planta que não vai bem na sua região, foca numa planta linda e maravilhosa como essa e seja mais feliz!

 

Essa é mais uma planta brasileira, é fácil de cultivar e que nos presenteia com uma floração espetacular! E aí? O que você achou da alamanda? Já conhecia essa planta? Já cultivou? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 2 e-books!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 2 e-books!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da 5af e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. É muito legal saber antes o assunto do vídeo que irá ao ar, né?

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro