Veja agora 7 dicas imperdíveis de cultivo para facilitar a sua vida e deixar as suas plantas cada vez mais lindas e saudáveis!

7 DICAS IMPERDÍVEIS DE CULTIVO

1. PLANTA CERTA PARA O LOCAL CERTO!

Antes de comprar uma planta, o ideal é saber onde ela será colocada para então escolher a planta certa. A maioria das plantas que florescem e frutificam gostam de ficar no sol direto. Algumas plantas se adaptaram a viver em condições de meia sombra. São aquelas plantas que crescem embaixo de árvores e se acostumaram com a luz filtrada pelas folhas das árvores. Essas plantas ficam bem dentro de casa. Veja aqui 3 plantas que florescem dentro de casa.

 

2. TROQUE SUA PLANTA DE VASO

Assim que possível, troque a sua planta de vaso ou plante-a no jardim. Geralmente quando compramos uma planta ela está linda no vaso, mas se tirarmos ela do vaso iremos notar que as raízes já ocuparam o vaso todo e estão sem espaço para crescer e se desenvolver. Por isso é importante trocar a planta para um vaso maior com substrato novo e adubado de acordo com a preferencia dela ou plantá-la no jardim. Veja aqui sobre como escolher o melhor vaso.

 

3. SUBSTRATOS

Para a maioria das plantas costumo fazer um substrato misturando 1 medida de terra, que pode ser terra vegetal ou terra de jardim, 1 medida de húmus de minhoca e 1 medida de areia de construção. Não pode ser areia de praia por que tem muito sal e pode acabar matando a planta.

Se for um cacto ou suculenta, faça 2 medidas de areia para 1 medida de terra e 1 de húmus de minhoca.

Veja mais sobre substratos aqui.

 

4. REGA

Algumas plantas gostam de muita água, como as samambaias e lírio da paz. Outras gostam de pouca água como as suculentas e cactáceas.

É muito importante saber como é a “sede” da sua planta. E também observar como ela está. Pode ser que o dia esteja muito quente e ela tenha consumido mais água do que o costume e esteja meio desfalecida. Então não se atenha a regras fixas, tipo essa tem que regar 2x por semana, por que pode ser que você tenha que regar 3x ou apenas 1.

 

DICA: 

Sempre lembro da dica do Reinaldo Ilaci do Orquidário Paulista: para saber se devemos regar, podemos observar a roupa no varal e a toalha no banheiro. Quando a roupa e a toalha secam rápido, é sinal de que está quente e seco. Provavelmente a sua planta irá precisar de água. Quando está frio ou úmido e a toalha e a roupa demoram para secar, a sua planta provavelmente irá precisar de menos água ou talvez nem precise ser regada.

 

TESTE DO DEDO:

Na dúvida, faça o teste do dedo. Enfie fundo o indicador e sinta a terra. Está úmida, não precisa regar. Está seca? Regue!

Saiba mais sobre rega aqui.

 

5. OBSERVE SE HÁ PRAGAS OU DOENÇAS

Quando estiver regando, aproveite para observar se a sua planta está saudável ou se está sendo atacada por alguma praga ou doença. Veja aqui como fazer meus inseticidas caseiros.

 

6. ADUBAÇÃO

Importante lembrar que as plantas também precisam ser adubadas. Principalmente as que estão em vasos. Eu costumo adubar as minhas plantas no começo da primavera, do verão e do outono. Não rego no inverno por que a maioria delas entra em repouso vegetal e não vai usar a adubação. Veja aqui mais info sobre adubação.

 

7. SEGREDO DE SUCESSO DE CULTIVO

E para finalizar, a dica que não pode faltar e que para mim é o Segredo de sucesso de cultivo de qualquer planta! AAC: Atenção, amor e carinho!

Como todo ser vivo, as plantas também adoram receber atenção, amor e carinho.

Experimente conversar com as suas plantas, elogiar quando elas te presentearem com flores, tirar fotos da flores, postar nas suas redes sociais… você verá que elas ficarão muito mais lindas! Não é coisa de maluco não. Funciona!

Eu faço direto aqui em casa! Cada flor que nasce é uma festa! Chamo todo mundo para ver, tiro fotos, faço vídeos…

Pergunte para sua avó, para sua tia ou mãe. Pergunte para as pessoas mais velhas que possuem lindas plantas e com certeza elas irão te contar que conversam com as suas plantas! Teste e comprove!

 

E aí? Quais são as suas dicas de cultivo? Conta para mim nos comentários abaixo.

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

Faça parte da minha Lista VIP

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra vasos auto-irrigáveis na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro