5 plantas pequenas, fáceis de cuidar e que ficam bem dentro de casa. Perfeitas para quem não tempo, nem espaço ou está começando a cultivar plantas!
5 plantas pequenas e fáceis de cuidar!
BAMBÚ DA SORTE
O Bambú da sorte, na verdade é uma dracena, a Dracaena sanderiana. Eu sempre tenho várias hastes de bambú da sorte espalhadas pela casa. Elas ficam bem em vasos ou garrafas recicladas com água e duram muitos anos.

Bambú da Sorte na água
É a planta mais fácil de cultivar que existe! É só ir trocando a água do vaso ou da garrafinha 1x por semana. Você pode pingar umas 2 ou 3 gotinhas de água sanitária na água para evitar o mosquito da dengue. Essa planta aguenta viver em local com pouca luz, como lavabos e até dentro de escritórios com ar condicionado e luz artificial!
JIBÓIA
Outra planta muito fácil de ser cultivada e que cabe em qualquer cantinho, é a jibóia (Epipremnum pinnatum). Ela pode ser conduzida enrolada ou até como planta pendente. Ela não precisa de muita água e nem de muita luminosidade.

Jibóia
Saiba mais sobre a jibóia aqui.
MINI SAMAMBAIA
E a mini samamabaia havaiana (Nephrolepis exaltata “Marisa”)? Olha que plantinha mais graciosa!

Mini samambaia havaiana
Essa da foto acima fica na entrada de casa, dando boas vindas a quem vem me visitar. Essa minha já alguns anos. Assim que comprei transplantei-a para um vaso de barro pequeno (veja aqui) e quando ela começou a crescer mais, transferi para esse vaso que tem uma boca maior. Ela não cresce muito na altura, mas ela vai se espalhando no vaso. Ela gosta de claridade, mas não gosta de sol direto nela. Adora água nas folhas e eu costumo regar de 2 a 3x por semana. Samambaias adoram água da lavagem do arroz. Veja mais dicas de cultivo de samambaias aqui.
Fitônia

Fitônias
E essas fitônias (Fitonia albivenis)? Lindas demais, cada uma tem um colorido diferente! Sou apaixonada por elas!
Elas também gostam de claridade, mas não gostam de sol direto nelas. Gostam também de solo mantido úmido. Aqui tem mais dicas de cultivo delas.
Peperômia
E a 5a planta fácil de cultivar e que cabe em qualquer cantinho é a peperômia. Existem vários tipos de peperômias. Uma mais linda que a outra! Essa de folhas mais duras eu tenho há bastante tempo. Originalmente ela era variegata. Mas ela ficou muito tempo debaixo da minha pérgola e acabou perdendo a variegação. Agora ela está pertinho de uma janela, com mais claridade e as folhas novas estão ficando variegatas novamente!

Peperômia (Peperomia obtusifolia)

Peperômia (Peperomia caperata)

Peperômia (Peperomia caperata)

Peperômia (Peperomia caperata)
Todas elas gostam de solo levemente úmido e de meia sombra. Veja mais dicas de cultivo.
Essas peperômias e as fitônias acima eu ganhei do Teo do Mercado Verde!
Adubação
Todas as plantas acima podem ser adubadas com húmus de minhoca, farinha de casca de ovo, borra de café… Veja mais dicas aqui.
Vasos auto-irrigáveis: para quem tem dificuldade com a rega!
Se você costuma esquecer de regar as suas plantas e acaba mantando as pobrezinhas de sede ou então adora regar e acaba matando por excesso de água, sugiro que você use vasos autoirrigáveis. Eles são bem fáceis de usar e a planta vai beber a quantidade que ela precisar de água. Tudo o que você terá que fazer será manter o reservatório cheio de água. O resto a planta faz sozinha. As raízes puxam a água por um processo chamado capilaridade, como se elas estivessem tomando água de canudinho!!!
INGREDIENTE SECRETO DE CULTIVO
E o lembre-se do ingrediente secreto de cultivo: AAC = atenção + amor + carinho!
Agora não tem desculpa para não ter planta em casa ou no escritório! E aí? Você já cultivou alguma dessas plantas? Que planta você cultiva? Conta para mim nos comentários abaixo do vídeo.
ENTRE EM CONTATO COMIGO:
Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: falecom@nofigueiredo.com.br e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!
Faça parte da minha Lista VIP
E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.
Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉
Você encontra vasos auto-irrigáveis na loja online Toca do Verde!
Kit joaNinho
Acompanhe o ciclo de vida das joaninhas e depois solte-as na natureza!
Hotel dos insetos
Hospede insetos amigos das plantas no seu jardim. Use cupom NOFIGUEIREDO para ganhar 5% de desconto.
Nô,
Quando as folhas da Peperomia Caperata que é a que tenho começam a amarelas e as novas ficarem com pintas amarelas significa o que?
Ela deu muita flor e achei que estava ficando muito fraca então interrompi, será que isso ajuda ela? Ela se recupera?
Sei que apareceu 2 cogumelos até e deixo ela só na claridade longe do sol… não sei se é muito claro pra ela e se devo deixar em local mais escuro, aliás, não tem muita informação sobre ela.
Debaixo das folhas tem umas marcas, pode ser fungo mas tenho passado remédio, sulfato de cobre né então ai não sei mesmo
Me ajuda????
Olá querida!
Pode ser fungo sim, veja se não há excesso de umidade. Ela gosta de sombra e umidade, mas nada excessivo. Muita umidade causa fungos mesmo.
Beijos floridos da Nô
Olá querida!
Pode ser excesso de umidade. Muita umidade gera fungos mesmo. Tente ver se o substrato não está ficando muito umido o tempo todo.
Beijos floridos da Nô
Sou jardineira tem um ano e te sigo amo suas dicas gostei das dicas das peperomias obrigada.
Olá querida!
Que honra! Muito obrigada!
Beijos floridos da Nô
Nô, bom dia
Tenho um Pinheiro Limão (Tuia Holandesa) e as folhas estão ficando um pouco amarelada e seus galhos escuros, ficando preto. O que será que tem de errado?
Bjs
Olá querida
Podem ser sinais de excesso de água
Beijos floridos da Nô