5 Flores Comestíveis que Você Precisa Experimentar para deixar suas refeições mais saudáveis, coloridas, saborosas e divertidas!

5 Flores Comestíveis que Você Precisa Experimentar!

Você gosta de flores? Sabia que muitas são comestíveis?

Conheça agora 5 plantas que produzem flores lindas e comestíveis para deixar a sua alimentação mais colorida, rica e saudável!

 

maria sem vergonha

Sabia que a maria-sem-vergonha é comestível? Quem nunca brincou com suas florzinhas na infância? Lembro que adorava estourar os brotinhos, que explodiam sementes para todos os lados! E como são lindas suas flores coloridas e vistosas!

maria-sem-vergonha

maria-sem-vergonha

As florzinhas da maria-sem-vergonha podem ser consumidas cruas em saladas, ou cozidas. Servem também para fazer geléias e mousses. E as sementes abundantes podem ser utilizadas na cobertura de pães, como se fossem gergelim, ou torradas e adicionadas em saladas. Veja dicas de cultivo de maria-sem-vergonha aqui.

 

begônia asa-de-dragão

A begônia asa-de-dragão também é comestível! Adoro essas florzinhas alaranjadas, vermelhas ou roseas e delicadamente ácidas e refrescantes! As flores podem ser consumidas cruas em saladas de folhas ou de frutas, adicionando um sabor refrescante e ligeiramente ácido, além de um colorido maravilhoso!

Begônia asa de dragão - foto: Leonardo Ronqui

Begônia asa de dragão – foto: Leonardo Ronqui

Podem também ser cozidas ou refogadas e servidas junto com carnes e peixes, além de enfeitar qualquer prato!

As flores ainda podem ser fervidas com açúcar cristal até formar uma calda bem espessa que pode ser servida como cobertura de sorvetes ou apurada para virar uma linda geléia! Dá até para fazer uma colorida gelatina! Veja dicas de cultivo aqui.

 

capuchinha

E a capuchinha? Não é um charme essas florzinhas em forma de capuz, amarelas, alaranjadas, brancas ou avermelhadas? Elas são formadas na primavera e no verão. Podemos consumir as folhas, frutos, sementes e ramos novos! Ela possui um aroma muito agradável e um sabor picante, que lembra o agrião e a rúcula.

flor da capuchinha

flor da capuchinha

Ela possui alto valor nutritivo, sendo muito rica em enxofre, antiocianinas, carotenóides (luteína) e flavonóides, além de vários usos medicinais! Veja mais sobre a capuchinha aqui.

 

gervão

E planta das fadinhas? O gervão? O nome é meio forte para uma planta tão linda e delicada! As flores são o charme dessa planta. Elas nascem diariamente ao longo das inflorêscências em forma de espigas terminais, finas e densas e são de coloração azul arroxeadas. Muito lindinhas e delicadas e aparecem principalmente durante a primavera e o verão.

Gervão - detalhe da flor

Gervão – detalhe da flor

Dizem que as fadinhas comem as florzinhas usando palitinhos!!! Ela é nativa brasileira e também tem vários usos medicinais. Saiba mais sobre ela aqui nesse vídeo.

 

Hibisco

Sabia que as flores e as folhas do hibisco podem ser consumidas? As folhas jovens do hibisco são verde escuras, e são queridinhas das nutris como o espinafre e a couve.  Podem ser consumidas em saladas e pratos cozidos, assados ou fritos.

Hibisco

Hibisco

As flores podem ser consumidas cruas e inteiras – podemos comer inclusive os cálices durinhos e a parte fértil, estame e estigma – em saladas e em decoração de pratos variados. Podem também ser usadas como corantes de conservas, como abacaxi fatiado, geleias de agar-agar, vegetais cozidos e até de bebidas. Veja mais sobre o hibisco aqui.

 

ADUBAÇÃO

Importante também lembrar de adubar as suas plantas, pelo menos 3 x por ano: no começo da primavera, do verão e do outono. Só adube no inverno as que florescem no inverno. Gosto muito de usar húmus de minhoca, farinha de casca de ovo, borra de café… Veja mais dicas de adubação aqui.

 

AAC = Atenção, amor e carinho!

Lembre-se de que as plantas adoram AAC: atenção, amor e carinho! Esses são os maiores segredos do sucesso de cultivo de plantas! Converse com a sua planta. Diga o quanto você a ama e como ela é importante para você! Quem não gosta de atenção, amor e carinho?

E aí? Você já consumiu alguma dessas plantas? Que flores você já comeu? Conta para mim nos comentários abaixo

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 2 e-books!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 2 e-books!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da 5af e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. É muito legal saber antes o assunto do vídeo que irá ao ar, né?

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro