Nesse post você irá aprender como cultivar 3 plantas que florescem dentro de casa para ter sempre cor e vida alegrando seu lar!

3 Plantas que Florescem Dentro de Casa

Para quem tem pouco espaço

A primeira planta é para quem não tem muito espaço. Ela é pequeninha e graciosa! É a violeta.

Impossível ficar indiferente às suas delicadas florzinhas. Sou apaixonada por ela desde que era criança. Foi a primeira planta que cultivei.

Violeta

Violeta (Saintpaulia ionantha)

 

A violeta ou violeta-africana (Saintpaulia ionantha)  é uma planta herbácea e perene, que não tem caule. É originária da África tropical. Ela atinge de 15 a 20cm de altura.

 

Folhagem

Suas folhas nascem em roseta, são aveludadas, frágeis, carnosas e ornamentais.

Floração

Floresce durante o ano todo. Ela costuma ser cultivada em vasos ou jardineiras em locais com bastante claridade, luz indireta ou difusa, mas NUNCA no sol.

Substrato e clima

Ela adora substrato com bastante húmus, boa drenagem e mas detesta excesso de umidade. Como é uma planta tropical, também não gosta de baixas temperaturas, nem de geada.

Rega

Ela não gosta de água em sua folhas, por isso, quando for regar, coloque a água no prato, espere uns 15 minutos a planta absorver quantidade necessária e então descarte a água que sobrou.

Multiplicação

Se quiser novas mudas, coloque uma folhinha na terra, que ela logo enraizará e formará uma nova mudinha. Ou então, espere que sua violeta produzirá novos brotos, daí é só transplantá-los para outro vaso e esperar as flores!

Atenção para essas dicas!

Manchas de apodrecimento

Se as folhas e flores estão com manchas de apodrecimento, provavelmente na hora da rega a água deve ter respingado nas folhas e flores. Também pode ser por excesso de umidade. Ao regar, coloque a água no pratinho ou apenas no substrato, evite molhar as folhas e flores. Regue com menos frequência até que a planta se recupere.

 

Folhas enroladas ou ressecadas

Se as folhas estão enroladas ou ressecadas é sinal de falta de umidade. Aumente a frequência da rega e melhore a umidade do ar. Cultivar na janela do banheiro é uma boa ideia, desde que a janela receba bastante luz do sol.

 

Cadê as flores?

Se a sua planta cresce bem mas produz pouca ou nenhuma flor,está faltando comida para ela. Está na hora de adubar… Adube 3x ao ano com a adubação para estimular a floração Veja no vídeo como adubar ou então compre adubo específico para violetas no mercado.

 

Cara pálida?

Se as folhas estão pálidas, pode ser excesso de luz direta ou falta de nutrientes. Mude o vaso para um local mais sombreado e adube.

 

Folhas pequenas

Se há grande quantidade de folhas, mas folhas muito pequenas: sinal de que o vaso já está pequeno demais para a sua planta. Hora de transplantar para um vaso maior, mais largo do que fundo, pois as raízes não são muito profundas.

Prepare um substrato com 2 partes de composto orgânico, 1 parte de terra e 1 de areia grossa de construção. Tome cuidado com as raízes ao retirar a planta do vaso antigo. Veja o passo a passo de como montar um vaso.

 

TRAGA PAZ PARA DENTRO DE CASA!

Outra planta que é linda e floresce dentro de casa é o lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisi). Além de ter um nome inspirador, ainda ajuda e purificar o ar.

Lírio-da-paz

Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisi)

 

O lírio-da-paz é uma planta herbácea, perene, vigorosa, rizomatosa, que não tem caule e ereta. É originária do norte da América do Sul, Venezuela e Colômbia e atinge de 30 a 40cm de altura.

 

Folhagem

Suas folhas são muito ornamentais. Elas são brilhantes, não tem pelos e são meio coriáceas, que lembram a textura do couro.

 

Floração

O lírio-da-paz geralmente floresce durante a primavera e o verão. O conjunto branco, que lembra uma bandeira da paz, daí a origem do seu nome popular.

Inflorescência

O que a gente chama de flor, na verdade não é flor, é uma inflorescência, composta por uma espiga central envolvida por uma bráctea (uma folha modificada) branca, que tem como função atrair os polinizadores. Com o tempo essa bráctea branca torna-se verde. Então está na hora dela ser podada. Infelizmente essa inflorescência não tem cheiro.

 

Lírio-da-paz tem cheiro?

Existe uma espécie de lírio-da-paz, o Spathiphyllum cannifolium, cujas inflorescências são brancas por dentro e esverdeadas por fora, que exalam um forte cheiro que lembra o do narciso.

 

Iluminação

O lírio-da-paz uma planta que gosta de meia sombra, então ela vai bem dentro de casa, desde que fique perto de uma janela que receba bastante luz, mas não sol direto nela.

 

Rega

É uma planta que gosta de água. Quando está quente e/ou seco costumo regar umas 3x por semana, e quando está frio e/ou úmido rego de 1 a 2x por semana. O lírio-da-paz mostra bem quando está com sede, então observe a sua planta. Se você notar que ela está meio murcha é porque ela está precisando de água!

Planta toma banho?

Essa planta adora água nas folhas. Uma vez você rega na terra, uma outra vez você rega só as folhas. Principalmente no verão. Isso também ajuda a limpar um pouco as folhas. Porque a planta respira pela folha. Então se você limpar a folha, ela vai conseguir respirar melhor, vai ficar mais feliz.

Horário ideal da rega

Sempre regue ou borrife água nas suas pela manhã até no máximo 9:30/10hrs da manhã ou depois das 16/16h30 da tarde, ou seja, quando o sol já está mais fraco. Se você regar suas plantas no meio do dia, você pode acabar fazendo sopinha de planta!!!

 

Adubação

Você pode adubar a sua planta umas 3x por ano. Coloque 1 colher de adubo ao redor do pé da planta e regue depois, sempre no final do dia. Veja aqui como adubar.

 

Poda

Você pode cortar as folhas e flores secas para deixar sua planta sempre bonita.

 

Cuidado: planta tóxica!

Só tome cuidado com crianças e animais, pois essa planta é tóxica.

 

Cores exuberantes!

E outra planta que adoro e que floresce dentro de casa é o antúrio (Anthurium andreanum)! O antúrio é uma planta semi-herbácea, ereta e perene. É originária da Colômbia, e atinge de 30cm até 1m de altura. Essa planta ocupa um pouco mais de espaço.

Antúrio

Antúrio (Anthurium andreanum)

 

Inflorescências

Suas inflorescências são formadas na primavera e no verão. Como o lírio-da-paz, o que a gente chama de flor, na verdade são espatas sulcadas, brácteas ou folhas modificadas, vistosas e brilhantes, para atrair os polinizadores. A flor é o pitoquinho do centro… A espata pode ser vermelha, cor-de-rosa, salmon, vermelho sanguíneo, meio verde.

Poda

E depois que a inflorescência secar, você deve podá-la. Vá com uma tesoura bem afiada e limpa na base da planta e pode a inflorescência.

Flor durável e de corte

As suas inflorescências também são muito utilizadas como flor de corte. Elas formam arranjos bonitos e duráveis.

 

Fácil de cuidar

É uma planta bem fácil de manter. Ela gosta de meia sombra e não gosta de sol direto. Também não gosta de frio.

 

Substrato

O substrato deve ter bastante matéria orgânica.

 

Dicas de cultivo

Será falta de água?

Se por um acaso as folhas estiverem secas e quebradiças, é sinal de que você esta dando pouca água pra ela. Ela adora receber água nas folhas. Você pode regar as folhas e regar o substrato.

 

Fungos? 

Se aparecerem manchas marrons nas folhas, é sinal de que elas foram atacadas por fungos. Corte as folhas que estiverem mais atacadas e aplique um fungicida. Pode ser vinagre de maçã ou sulfato de cobre. Veja no vídeo como fazer (Vídeo: meus inseticidas caseiros).

 

Pontos brancos?

Se por um acaso aparecerem pontos brancos na folha. É sinal de que a sua planta foi atacada por cochonilhas. Então você pode pegar um cotonete, molhar no álcool. Então passar e remover as cochonilhas da sua planta.

 

Folhas amarelas?

Se as folhas estiverem meio amareladas. É sinal de que sua planta está num lugar muito frio, ou muito úmido. Então mude o vaso pra um lugar mais quente e arejado.

 

Folhas pequenas?

Se as novas folhas que estão nascendo forem muito pequenas, desproporcionais ao tamanho das outras folhas, é sinal de que faltam nutrientes pra sua planta. Veja como adubar plantas que florescem e frutificam.

 

Cuidado: planta tóxica!

Atenção com crianças e animais: todas as partes da planta são tóxicas.

 

INGREDIENTE SECRETO DE CULTIVO

E o lembre-se do ingrediente secreto de cultivo: AAC = atenção + amor + carinho!

 

 

Essas 3 plantas, mesmo quando não estão floridas, possuem folhagem muito ornamental, que também enfeitam a sua casa!

 

E aí? Você já cultivou alguma dessas plantas? Que planta você cultiva dentro da sua casa? Conta para mim nos comentários abaixo do vídeo.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

Faça parte da minha Lista VIP

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro