Venha conhecer 2 hortas inusitadas em São Paulo: uma que fica no telhado do Shopping Eldorado e outra que fica no subsolo do prédio do Google.

2 hortas inusitadas em SP

SHOPPING ELDORADO

A primeira vez que ouvi falar de horta no telhado de edifício comercial, foi do Shopping Eldorado. Achei super interessante e fiquei curiosa para ver como era. Então o pessoal da ANP, a Associação Nacional de Paisagismo, marcou uma visita técnica lá e eu aproveitei para ir conhecer.

Quase toda a laje do shopping está ocupada com a horta. São caixas e mais caixas onde são cultivados temperos e hortaliças. E o substrato usando é resultado da compostagem de todo material orgânico recolhido na praça de alimentação do shopping.

Horta no telhado do Shopping Eldorado

Horta no telhado do Shopping Eldorado

Horta no telhado do Shopping Eldorado

Horta no telhado do Shopping Eldorado

Horta no telhado do Shopping Eldorado

Horta no telhado do Shopping Eldorado

Horta no telhado do Shopping Eldorado

Horta no telhado do Shopping Eldorado

Horta no telhado do Shopping Eldorado

Horta no telhado do Shopping Eldorado

 

DESTINO NOBRE PARA OS RESÍDUOS

A praça de alimentação do shopping gera 4 toneladas de resíduos de alimentos por dia, sendo que 2 toneladas são colocadas na composteira com 10% cal virgem para secar e serragem para tirar odor as outras 2 toneladas vão para um local em Campinas para compostagem.

Os funcionários do shopping separam também 4 toneladas diárias de resíduos recicláveis, que são separados e destinados a cooperativas que fazem a reciclagem desses materiais.

 

COLHEITA

A cada mês e meio é feita a colheita e os funcionários do Shopping levam para casa o que quiserem.

Achei bem bacana essa iniciativa! Uma maneira de tentar reduzir a quantidade de lixo jogada em acervos sanitários. Se você quiser ir lá conferir, as visitas acontecem às 3af e 6af das 11h às 12h.

 

EDIFÍCIO PÁTIO VICTOR MALZONI

O Edifício Patio Victor Malzoni, é ainda mais legal! O Pátio Victor Malzoni tem uma planta inovadora. Sua laje central está elevada a 30 metros do solo e tem um vão de 44 metros. A arquitetura arrojada foi a solução para que o empreendimento preservasse a Casa Bandeirista, localizada nos fundos do terreno em que o edifício foi construído.

 

CASA BANDEIRISTA

A construção antiga, do século 17, é um marco da colonização do estado de São Paulo e tombada como patrimônio histórico. Durante as obras do edifício, a casa Bandeirantista passou por um processo de restauração. O terreno ocupa uma área de 167.700 m², e fica entre a avenida Faria Lima e a Rua Iguatemi, no bairro do Itaim Bibi em São Paulo.

Casa Bandeirista

Casa Bandeirista

 

OS RESÍDUOS

Todos os resíduos gerados pelo condomínio são separados em sacos de lixo de cores diferentes para facilitar o destino de cada tipo de resíduo. Todo resíduo sólido seco é separado e enviado para cooperativas que fazem a reciclagem dos materiais.

Os resíduos orgânicos são triturados por uma máquina (que tritura ossos, caroços de manga, coroa de abacaxi, etc) e colocados para numa máquina com umas enzimas. Após 45 minutos já estão transformados em adubo! O prédio produz 6 toneladas de adubo por mês! Uma parte desse adubo é usada nos jardins do prédio e outra parte é doada para diversas instituições.

Máquina que tritura os resíduos orgânicos

Máquina que tritura os resíduos orgânicos

 

A ÁGUA

O prédio conta ainda com armazenamento e tratamento da água pluvial e 100% do esgoto do prédio é tratado e utilizado nos espelhos d’água, nas torres de resfriamento de ar condicionado, para a rega do jardim, para os mictórios e para a limpeza das áreas comuns do condomínio.

Espelho d'água

Espelho d’água

 

BICICLETÁRIO

O prédio também contribui e incentiva outros meio de mobilidade urbana. Eles tem o maior bicicletário do Brasil, com capacidade para guardar 1.200 bikes e patinetes. E os ciclistas tem à sua disposição banheiros com chuveiros e até aluguel de toalhas para tomar banho. Todas as pessoas que trabalham no prédio podem usar esse serviço e quem vem apenas para uma reunião pode usar também! Demais, né?

Parte do bicicletário

Parte do bicicletário

 

GENTILEZA URBANA

O prédio também pensa na saúde coletiva e na gentileza urbana. Por isso disponibiliza uma área com redes para descanso, mesa de ping-pong e umas estações de trabalho com wi-fi gratuito e energia solar para quem quiser trabalhar no jardim. E um gramadão com uns pufs que também podem ser usados.

Gramado com pufs

Gramado com pufs

Não é à toa que o Google tem escritórios nesse prédio, né?

 

HORTA SUBTERRÂNEA

E para finalizar, a cereja do bolo é o cultivo de uma horta  subterrânea!

horta subterrânea

horta subterrânea no Edifício Pátio Victor Malzoni

Não é uma área muito grande, mas é muito interessante ver que é possível cultivar temperos, hortaliças e até tomates na garagem, sem luz natural nenhuma! Eles usam lâmpadas de aquário: brancas, azuis e violetas. Olha que lindas que as plantas estão! Notei que tem até bichinhos na horta. Sinal de que tem vida abundante por lá!

 

TOMARA QUE A MODA PEGUE!

Confesso que fiquei encantada com essas iniciativas. Sei que existem outros prédios que também estão cultivando hortas no telhado. Se vocês quiserem, posso fazer outros vídeos/posts mostrando mais iniciativas como essas.

Espero que a moda pegue e que cada vez mais as pessoas se preocupem em criar um mundo melhor e mais saudável para todos! Nossas cidades precisam se transformar em cidades sustentáveis! Urgente!

 

E aí? O que você achou? Você já tinha ouvido falar dessas iniciativas? Conhece alguma iniciativa legal para compartilhar conosco? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 2 e-books!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 2 e-books!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da 5af e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. É muito legal saber antes o assunto do vídeo que irá ao ar, né?

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro