Vários jardins numa só casa: veja agora como ficou o jardim da casa da Fabiana. Tem áreas de jardim, jardins verticais e até uma laje com um jardim feito só com vasos!

Vários jardins numa só casa

A FAMÍLIA

A Fabiana é casada com o Jonathan e eles tem 3 filhos pequenos com idades de 4 a 9 anos.

A casa é muito gostosa. A sala e sala de jantar tem a vista para um jardim que estava meio sem graça. Veja agora as fotos de como ficou o jardim que projetei e implantei.

 

JARDIM DA ENTRADA

Coloquei essas 4 jardineiras suspensas da Garden Star, que tem um ótimo tamanho, 54cm boca x 20cm de altura com columéias pendentes, 1 jardineira de 80m comp x 40cm larg x 34cm de altura também da Garden Star com mini ixoras:

Vista do jardim da entrada

Vista do jardim da entrada

 

Aproveitei umas cadeirinhas que a Fabiana tinha comprado para as crianças, e que elas já não usavam mais, para colocar na parede e dar um charme extra! Olha que gracinha que ficou!

Cadeirinha reaproveitada

Cadeirinha reaproveitada com columéia

 

Cadeirinha reaproveitada com columéia

Cadeirinha reaproveitada com columéia

JARDIM VERTICAL DA ENTRADA

Na parede na entrada da casa eles já tinham colocado esses blocos para jardim vertical. Eu sugeri que a parede no fundo fosse pintada de preto, usando neutrol, para impermeabilizar e para dar um efeito mais legal, pois as plantas aparecem mais em fundo preto. E como é meio difícil de regar e eles não queriam investir em irrigação automatizada, plantei aspargos pendentes, que são bem resistentes e dão um efeito lindo nesse tipo de jardim vertical!

Jardim Vertical

Jardim Vertical com aspargos pendentes

 

JARDIM DA LATERAL

No corredor que vai para o fundo da casa, troquei as moréias que tinham sido mal podadas por íris azul brasileira e completei com azulzinha que eles já tinham nesse canteiro.

Corredor com Íris azul brasileiro

Corredor com Íris azul brasileiro e azulzinha

 

JARDIM DA JABUTICABEIRA

O terreno é bem grande. Depois da casa tem mais uma área permeável, com uma linda jabuticabeira que foi plantada pelos donos da casa. Como ela tem uma copa bem densa, não vingava nada embaixo e na parte onde bate sol a grama tinha virado mato. Resolvi tirar o mato e colocar esses pedriscos para clarear essa área e facilitar também para limpar as fezes da Nina, a cadela da casa. Aqui no cantinho, tinha grama preta e também estava bem falhado o canteiro. Troquei por singônio, que vai bem na meia sombra e é mais claro. Clareando também esse canteiro.

Jardim da Jabuticabeira

Jardim da Jabuticabeira

 

A Grade Divisória

Instalei umaa grade de metal para isolar a área da família da área profissional. Tanto a Fabiana, que é psicológa quanto o Jonathan, que é fotografo, trabalham em casa e os clientes e pacientes tem que passar por aqui para subir para o consultório e estúdio fotográfico e essa janela aqui é do quarto deles. Do lado de trás da grade eu plantei mudas de trepadeira ipomeia rubra.

Grade divisória de metal

Grade divisória de metal

 

Detalhe trepadeira Ipoméia rubra na grade divisória de metal

Detalhe trepadeira Ipoméia rubra na grade divisória de metal

 

Portinha do gás

O mesmo serralheiro que fez a grade, fez também essa portinha para esconder a casinha do gás, que ficava aberta.

Portãozinho do gás

Portãozinho do gás

 

CANTEIRO EMBAIXO DA ESCADA

Aqui reutilizei uns vasos que eles já tinham e troquei as plantas e comprei esse vasão de barro onde plantei esse jasmim do imperador. E só dei uma adubada e podada nas plantas que já estavam aqui.

Canteiro embaixo da escada

Canteiro embaixo da escada

 

JARDIM EM VASOS

Esse foi o local que recebeu maior atenção e que na minha opinião, foi o que ficou mais bonito!

Subindo as escadas chegamos na construção onde fica a área comercial deles. Aqui tem o consultório dela e o estúdio fotográfico dele. E na frente da construção tinha uma área bem grande, uma grande laje aberta praticamente vazia! Tinha apenas uns 2 vasos com plantas sofridas e 1 banco. Era um espaço muito árido. Ninguém ficava ali.

laje antes da implantação do jardim

laje antes da implantação do jardim

 

Jardim feito de Vasos

Como não dava para plantar direto no piso, eu resolvi encher de vasos. Pesquisando sobre vasos leves, descobri os vasos da Garden Star. Eles são lindos, leves, resistentes e o melhor de tudo, eles tem em vários tamanhos, e os tamanhos grandes são ótimos! Preciso confessar que eu odeio vaso pequeno. Nos meus projetos, sempre uso vasos grandes, por que as plantas precisam de espaço para poder crescer e se desenvolver.

 

Surpresa na chegada

Ao lado da escada, coloquei um vaso com gardênia de 59cm diam x 55cm de altura, que recebe os pacientes e clientes com seu delicioso perfume. Depois coloquei jardineiras de 80cm de comprimento por 40cm larg x 34cm de altura com mini ixoras. E na ponta uma camélia, também num vaso de 59cm de diâmetro por 55cm de altura, que irá presentear o espaço com flores no inverno.

 

Cerca Viva

Para esconder a vista feia do telhado, projetei uma cerca viva usando jardineiras grandes de 1m e 2ocm de comprimento por 34cm larg por 57cm de altura usando hibiscos coloridos. Nessas jardineiras os hibiscos terão espaço suficiente para formarem lindas touceiras e florirem direto!

 

O Paneleiro

Esse paneleiro abaixo estava jogando num canto. Eu usei vasos comuns pretos tipo bacia e plantei mudas de morangos. As crianças amaram! Assim que acabei de plantar já queriam colher os morangos! Pegamos uma tesoura e fui ensinando que só podiam colher os moranguinhos que estivessem bem vermelhos. Os que estavam verdes eles teriam que esperar para colher outro dia. Ficaram encantados de colher e comer logo em seguida!

Paneleiro com moranguinhos

Paneleiro com moranguinhos

 

O Banco

Esse banco era a única peça de mobiliário que tinha aqui. Coloquei ele aqui no centro e do outro lado coloquei vasos cônicos da Garden Star com temperos: para os temperos que crescem mais e precisam de mais espaço, alecrim, manjericão e capim cidreira, coloquei vasos de 36cm de diâmetro por 56cm de altura e para os que são mais rasteiros, como tomilho e hortelã, coloquei vasos menores de 29cm de diâmetro por 39cm de altura.

Banco já existente no jardim

Banco já existente no jardim

 

Horta em vasos Garden Star

Horta em vasos Garden Star

 

Vasos altos para as trepadeiras

E no fundo coloquei dois vasos altos da Garden Star com 46cm diam por 74cm de altura com trepadeiras ipomeia rubra para revestir a grade que já tinha aqui. As trepadeiras tem raízes profundas, então para que elas possam se desenvolver bem em vaso, temos que usar vasos altos.

Vaso Alto com trepadeira ipoméia Garden Star

Vaso Alto com trepadeira ipoméia Garden Star

 

JARDIM DA LAJE E MAIS UM JARDIM VERTICAL

Aqui tem uma outra escada caracol que leva até a laje da laje. Na laje da laje já tinha esses tijolos de jardim vertical e essa floreira de madeira. Mas as plantas estavam feias, mal cuidadas, muitas estavam mortas, o substrato estava seco… aproveitei as plantas que estavam bonitas e completei com sedum estrela.

Vista jardim vertical da laje

Vista jardim vertical da laje

 

Detalhe Sedum estrela no jardim vertical da laje

Detalhe Sedum estrela no jardim vertical da laje

 

Privacidade

Para dar mais privacidade, o Jonathan instalou esses arames e eu coloquei dois vasos altos cônicos também da Garden Star de 46cm diam x 74m de altura com trepadeira ipoméia azul.

Vasos altos Garden Star com trepadeira ipoméia azul

Vasos altos Garden Star com trepadeira ipoméia azul

 

Trepadeira ipoméia azul

Trepadeira ipoméia azul

 

Jardineiras de madeira

Essas jardineiras já estavam aqui. Mas as plantas não eram as mais adequadas. Substitui por manacá de cheiro e aqui só completei de terra adubada para dar mais vigor à trepadeira 7 léguas que já estava plantada aqui e que eles queriam manter.

Jardineiras existentes com manacá de cheiro

Jardineiras existentes com manacá de cheiro

 

A Finalização do jardim

A Fabiana, o Jonathan e as crianças curtiram muito o jardim! No dia que finalizei a Fabiana não estava em casa, mas assim que chegou, me mandou uma mensagem linda pelo whatsapp e eu pedi para ela fazer um depoimento no vídeo.

Mensagem Fabiana

Mensagem Fabiana no dia que finalizei o jardim (era formatura do ensino médio do meu filho Lucas)

 

Modéstia à parte achei que ficou lindo! Fiquei muito conte com o resultado final e mais ainda por que a família curtiu!

 

E você?

E você? O que achou? Gostou? Veja mais sobre meu trabalho aqui. Se gostou e quiser me contratar, entre em contato pelo [email protected], terei muito prazer em criar um lindo projeto para sua residência, empresa, fábrica ou evento!

 

Estou pensando em lançar um curso online ensinando como projetar e implantar jardins. O que você acha? Você faria um curso assim? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

COMO ENTRAR EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo com certeza.

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

Sabia que você também pode me seguir no instagram e no facebook? Procure por nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui.

Você encontra os lindos vasos da Garden Star na loja online Toca do Verde!

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro