Aprenda agora tudo sobre a arruda, a poderosa e polêmica erva de proteção, no vídeo da semana!

Tudo sobre a Arruda: Poderosa e Polêmica!

ORIGEM E CARACTERÍSTICAS

A arruda, também conhecida por arruda-fedorenta, ruta-de-cheiro-forte, arruda-aromática, arruda-dos-jardins, arruda-do-povo, ruda, ruta-dos-jardins, ruta-fedorenta, arruda-doméstica, arruda-macho, arruda-fêmea e erva-arruda (Ruta graveolen L.) é um subarbusto originário da Europa meridional que pode atingir até 1,5m de altura quando plantada no jardim.

Possui folhas carnosas de coloração verde-azulada ou acinzentada fortemente aromáticas.

Vaso de arruda - foto: Nô Figueiredo

Vaso de arruda – foto: Nô Figueiredo

 

FLORES

Suas flores são miúdas de cor amarelo-esverdeadas que florescem no verão no topo da planta.

Detalhe das flores da arruda - foto: Nô Figueiredo

Detalhe das flores da arruda – foto: Nô Figueiredo

 

CULTIVO

A arruda gosta de solo pobre, pedregoso, seco e bem drenado, rico em matéria orgânica. É suscetível à podridão das raízes em solos com pouca drenagem ou quando é regada em excesso.

É uma planta que gosta de ficar no sol direto.

Propaga-se por sementes e estaquias de ramos novos.

 

CUIDADO: É TÓXICA

ATENÇÃO: a arruda não é indicada para uso interno. É uma PLANTA ALTAMENTE TÓXICA tanto para as pessoas como para os animais. Muitas pessoas são sensíveis ao óleo contido em suas folhas e desenvolvem dermatites que variam entre pequenas bolhas e erupções muito dolorosas. Para prevenir, use luvas e mangas compridas para manusear a planta.

Conheça outras plantas tóxicas.

 

POUCOS AMIGOS

A arruda não deve ser plantada perto das couves, da sálvia e do manjericão, que elas não se bicam. A arruda atrapalha o crescimento delas. Plante a arruda a pelo menos 3 metros de distância de qualquer uma dessas plantas.

A arruda repele ratos e insetos.

 

PODER

A arruda é um dos maiores termômetros do ambiente, indica a qualidade da energia do local pela sua vitalidade. Ela não vai bem na presença de pessoas não realizadas ou frustradas. É umas das ervas mais poderosas para combater inveja e olho-gordo.

Na Antiguidade era costume usar ramos de arruda para aspergir água benta sobre as pessoas nas missas solenes. Era também usada para proteger contra bruxarias, purificar, prevenir contra doenças contagiosas e para propiciar o dom da premonição.

Saiba mais sobre ervas de proteção.

 

ESSÊNCIA FLORAL

Nas essências florais, a arruda faz parte do sistema Filhas de Gaia e facilita o aflorar do poder da vontade, para se construir uma vida harmoniosa, próspera e pacífica, exercendo a cada momento o livre arbítrio ao mesmo tempo em que protege o espaço físico, psíquico e espiritual do indivíduo.

Delimita, equilibra e fortalece a Individualidade e o Poder da Vontade das forças solares da Alma, ao mesmo tempo em que ajuda nosso Ego a sintonizar-se e alinhar-se com estas forças positivas da Alma para fortalecer-se e desenvolver uma Individualidade forte e positiva. Este movimento facilita o alinhamento e a cura de nossas partes identificadas com sentimentos destrutivos, autodestrutivos e agressivos e os seus reflexos desempoderantes em nossos relacionamentos. Esta Essência Floral é de extrema valia para aqueles que, em seus relacionamentos, tendem a permitir que a vontade do outro domine sua mente, levando-o a atuar contra si mesmo, ou a permitir interferências destrutivas em sua vida, sejam estas provenientes do mundo espiritual, astral, psíquico ou de seus relacionamentos pessoais.

 

POLÊMICA

Tem gente que ama o cheiro da arruda. Tem gente que odeia! Eu adoro… e você?

 

E ai? Você já cultivou a arruda? Qual foi a sua experiência com ela? Conta para mim nos comentários abaixo.

Você encontra SEMENTES DE ARRUDA na loja online Toca do Verde!

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com %22NÔ%22 escrito no centro