Conheça meu Curso Online de Arranjos Florais!

Clique no botão abaixo e ganhe 15% de desconto no curso!

Aproveite que é por tempo limitado!

15% de Desconto!
Descubra as curiosidades e as dicas de cultivo dos trevos no vídeo da semana:

TREVOS: CURIOSIDADES E DICAS DE CULTIVO

PRAGAS?

Sempre ouvi dizer que os trevos que nascem no jardim são pragas e deviam ser arrancados… Só que descobri que eles são muito nutritivos e podem ser comidos!

trevos no meio do gramado: praga?

Trevos no meio do gramado: praga? – foto: Leonardo Ronqui

MUITO NUTRITIVOS

Os trevos possuem vitaminas A e C e fitoquímicos que protegem de doenças. Possuem também 4% de proteína e quando tem as folhas verdes, clorofila.

Mas nem todos são verdes. Existem trevos de folhas roxas, muito lindos!

Olha que lindo esse trevo de folhas roxas!

Lindo demais esse trevo de folhas roxas, não é? As folhas parecem que foram pintadas à mão! – foto: Nô Figueiredo

 

Toda a parte aérea do trevo pode ser consumida: tanto as folhas, caules e flores. Ele pode ser consumido cru em saladas como cozido, em refogados. É azedinho e muito saboroso!

A única recomendação é que não seja consumido em excesso, pois contém ácido oxálico que em grandes quantidades podem causar problemas, principalmente em pessoas com problemas renais. O espinafre, o tomate, o cacau, a carambola e muitos outros que também possuem ácido oxálico em sua composição, também não devem ser consumidos diariamente.

CARACTERÍSTICAS

Os trevos são plantas herbáceas e caducifólias, (que perdem as folhas numa época do ano) e nativas do México. Atingem uns 30cm de altura.

Eles são providos de bulbos com escamas externas e bulbilhos laterais presos ao principal. Se espalham rapidamente pelo jardim. Saiba mais sobre plantas com bulbos.

Aqui no Brasil crescem espontaneamente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, principalmente em solos agrícolas, pomares, jardins e hortas, onde eram considerados como planta daninha.

MUTAÇÃO GENÉTICA

Os trevos normalmente apresentam 3 folhas, mas quando sofrem uma mutação genética, apresentam 4 folhas e a gente chama de trevo da sorte, talvez por que seja mais difícil de encontrá-lo!

Se quiser cultivar o trevo da sorte, a loja Toca do verde vende bulbos de trevo de 4 folhas e é super fácil cultivá-los em vasos. Olha que lindo que fica:

Trevo de 4 folhas florido

Trevo de 4 folhas florido – foto: Nô Figueiredo

COMO CULTIVAR

Plantio: Prepare o vaso fazendo a drenagem, plante o bulbo com a ponta para cima e cubra-o com uns 3cm de terra. Veja como fazer a drenagem.

Atenção: Tome cuidado se for plantar direto no solo. Essa planta pode se tornar invasora e e se alastrar pelo jardim.

Luminosidade: Gosta de sol direto, mas aguenta ficar dentro de casa, desde que perto de uma janela que receba bastante luz.

Rega: Mantenha o solo sempre úmido, por isso verifique diariamente a terra e regue sempre que necessário. Veja como regar.

FLORAÇÃO

O trevo produz flores rosadas, pequenas e delicadas que aparecem acima da folhagem, de 4 a 9, formando um buquê e são formadas na primavera e verão.

Mini arranjo com flores de trevo

Mini arranjo com flores de trevo – foto e arranjo: Nô Figueiredo

CURIOSIDADES

O trevo de 3 folhas é o símbolo da Irlanda. Dizem que  St. Patrick, patrono da Irlanda, usou o trevo shamrock (de 3 folhas) para explicar o mistério da Santíssima Trindade, pelo fato de suas folhas serem divididas em três e presas a um único caule, assim como Deus é uma entidade com três Pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo) e convenceu os reis celtas a se converterem ao catolicismo. Desde então, a Irlanda adotou o trevo como símbolo nacional e símbolo de sorte.

St. Patrick - fonte: http://molhoingles.com/saint-patrick/

St. Patrick – fonte: Molho Inglês

 

No dia 17 de março, conhecido como St. Patrick´s Day, as pessoas vestem-se de verde e pintam trevos no rosto para atrair boa sorte!

Comemoração St. Patrick's Day no Mundo - fonte: Site Uol

Comemoração St. Patrick’s Day no Mundo – fonte: Site Uol

AMULETO DA SORTE

Como fazer um amuleto da sorte: corte uma folha de trevo bem rente à haste e coloque-a dentro de um livro bem grosso para que ela seque bem reta e lisa. Depois de uma semana, abra o livro e plastifique a folha ou coloque-a num saquinho e carregue-a sempre na carteira para atrair sorte e prosperidade.

ESTABELEÇA UMA CONEXÃO COM AS PLANTAS

Quando você olhar para uma planta hoje, feche os olhos e faça uma longa e profunda inspiração e agradeça mentalmente à planta por fornecer o oxigênio que você acabou de inspirar e então faça uma longa expiração e envie o gás carbônico para a planta com amor e carinho.

 

E ai? Você já cultivou o trevo da sorte? Já comeu as olhas do trevo? Qual foi sua experiência com ele? Conta para mim nos comentários aqui embaixo.

Compre TREVOS DA SORTE na Loja online Toca do Verde!

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro