Respondendo comentários do Youtube #02: Veja agora o vídeo que fiz respondendo às mensagens e comentários que recebo no meu canal do Youtube e tirando várias dicas de cultivo de plantas.

Respondendo comentários do Youtube #02

Jardinagem:  a arte da Paciência

Gosto muito de deixar claro que jardinagem é a arte da paciência! Não adianta querer apressar a planta. A planta tem o ritmo dela, a gente é que tem que entrar no ritmo dela. Não dá para a gente querer que ela entre no nosso.

 

Adaptação da Planta à sua casa

Infância

Imagina que você comprou uma planta que estava num produtor, onde ela foi cultivada desde pequenininha num ambiente especifico e controlado de luz, temperatura, vento, umidade. Ela cresceu naquele ambiente.

Adolescência

Um belo dia pegaram a planta e a colocaram numa caixa dentro de um caminhão fechado e levaram-na para um Garden Center. Aí ela chegou nesse Garden Center, saiu da caixa e teve que se adaptar ao novo lugar. Onde as condições de clima, iluminação e temperatura eram diferentes de onde ela estava acostumada, de onde ela tinha nascido.

Maturidade

Aí você vai lá no Garden, compra a planta e a leva para sua casa. Então é a terceira mudança, fora os transportes. Terceira mudança de casa dela. Ela chega na sua casa e tem que se adaptar a esse novo espaço. Ela tem que entender como é que funciona esse espaço. Como que é a luz desse espaço. Como é que é o sol, de onde ele vem. Aonde ele nasce, aonde ele se põe. Qual é o caminho que ele faz. Tem que entender como é que é a umidade. Se na sua casa ou local onde ela está é mais seco, se é mais úmido. Tem que entender como é que é a água, como é que é a chuva, como é que é o vento, enfim. Tem um monte de varáveis. Então ela demora um tempo para se adaptar, né?

 

Você numa casa nova?

Imagina, você sai da sua casa e muda para uma casa nova. Você vai demorar um tempo para se adaptar também, não é? Até você descobrir em que armário que está cada coisa. Qual o melhor armário para você deixar cada coisa. Tem um tempo de adaptação, né?

Com a planta é a mesma coisa. Tenha paciência com ela. Converse com ela. Fale para ela o quanto você a ama. O quanto você quer que ela fique bem, que ela fique florida. Que ela te presenteie com muitas flores, que ela seja feliz na sua casa. Fale isso para ela. Se puder fale diariamente que você vai ver que logo, logo ela vai te presentear com muitas flores.

Como regar Plantas

Se você observa que sua planta está ficando murcha é porque provavelmente você está dando pouca água.

Importante: Na hora que for regar, regue pela manhã cedo até no máximo 10:00 da manhã ou depois das 16:00 / 17:00 da tarde, quando

o sol já está mais fraco.

Veja aqui mais sobre rega.

 

Poinsétia florida no Natal?

O Paulo Ale comentou que tem uma poinsétia plantada no jardim e ele gostaria que ela tivesse as folhas vermelhas no natal.

E pergunta: Como faço para isso acontecer?”

Olha, Paulo. É bem difícil você conseguir fazer isso acontecer no jardim aqui no Brasil. Porque essa planta ela fica bonita, ela floresce  agora no inverno. Ela gosta de clima mais frio.

Aquelas poinsétias que encontramos para comprar “floridas”, (na verdade o que achamos que é a flor, é a inflorescência. A flor é bem pequena. Veja mais aqui), na verdade foram cultivadas em estufas, em condições manipuladas de iluminação e temperatura. Os produtores enganam a planta. Eles diminuem a quantidade de horas de iluminação para a planta achar que está no inverno e florir.

 

Planta sabe quando é dia ou noite? Verão ou inverno?

Como é que a planta percebe quando é dia, quando é noite, quando é verão e quando é inverno? A planta possui a capacidade de perceber a quantidade de horas que ela recebe o sol por dia.

Verão

No verão a gente tem muito mais horas de sol do que no inverno. No verão o sol nasce bem cedo, nasce às vezes 5:00, 5:00 e pouco da manhã e vai se por às 19:00 / 20:00 horas da noite. No Hemisfério Norte, nos países mais ao norte, às vezes o sol vai se por às 22:00 / 23:00 horas da noite. E amanhece muito cedo, por volta das 3:00 / 3:30 da manhã e o sol se punha as 23:30 da noite. Muitas horas de sol e poucas horas de escuro de noite, né?

Inverno

E no inverno é o contrário. No inverno temos menos horas de sol, de luz e mais horas de escuro. E a planta ela percebe essa diferença de quantidade de horas de luz.

Então se sua planta está no jardim eu acho que você não vai conseguir que ela fique bonita para o natal. Sinto muito!

 

E aí? Você já tinha pensado que a planta precisa se adaptar? Que ela percebe a diferença entre dia e noite? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

Siga-me no instagram e no facebook. Procure por nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro