Veja agora o vídeo que fiz respondendo às mensagens e comentários que recebo no meu canal do Youtube e tirando várias dicas de cultivo de plantas.

Respondendo comentários do Youtube #01

Quero começar agradecendo. Eu adoro quando você escreve para mim ou deixar uma mensagem, um comentário ou uma pergunta, aqui no site, no face ou no meu canal do youtube.

Nem sempre eu consigo responder na hora, mas eu faço todo possível para responder todas as perguntas, todos os comentários.

 

POR QUE MUDAR A PLANTA DE VASO?

Quando a gente compra uma planta, normalmente ela sofreu bastante. Porque ela estava num produtor, sendo criada com todo cuidado numa estufa, foi transportada de caminhão para um distribuidor e finalmente ela foi para a loja. E nesse meio tempo ela sofreu um stress. Pode ser que ela tenha ficado um tempo sem receber água, com falta de luz. Então a gente tem que fazer uma adaptação.

Acho super importante nunca deixar a planta no vaso que ela veio. Porque normalmente ela já está ali no máximo do espaço.

Porque quando ela está bem bonita é quando ela vai ser posta a venda. E aí o produtor ele não vai trocar a planta para um vaso maior porque vai ter mais custo. Ele vai ter que comprar um vaso maior, ele vai ter que botar mais terra, mais substrato, adubo, enfim… Um monte de coisa que não interessa para ele.

Então, chegou em casa com uma plantinha, já procura um vaso um pouco maior, faz um transplanta dessa planta. Para ela ir se adaptando e ficar bonita, ficar feliz. E ter espaço para desenvolver as raízes e para que ela possa crescer.

Veja aqui diferentes tipos de substratos para plantas.

ODEIO VASO PEQUENO!

Se é uma coisa que eu odeio, odeio, odeio! É planta em vaso pequeno. Por favor, gente! Dá uma olhada nesse vídeo que eu explico sobre tamanho do vaso. Tem uma proporção que a gente tem que manter, sabe? Não dá para deixar aquela planta enorme deste tamanho num vasinho deste tamanho. A planta vai acabar morrendo, definhando. Porque as raízes vão enrolar todas no vaso. Ela vai consumir todo substrato e vai chegar uma hora ela não vai ter nem por onde crescer. Ela não vai ter nem nutrientes. Às vezes a gente rega e a água passa direto. Porque não tem mais, ali está tudo compactado. Ou então está tomado de raiz. É super importante a gente transplantar sempre.

Saiba mais sobre tamanho de vaso e como escolher o melhor vaso.

CONEXÃO COM A NATUREZA

É super importante a gente se conectar com a natureza, se conectar com as plantas. Porque realmente elas tem um poder especial e elas conseguem trazer uma paz, uma alegria. Uma felicidade cada vez que a vê nascendo uma folhinha nova, uma florzinha. Eu fico em êxtase cada vez que eu vejo, e nossa, eu fico muito feliz e vejo que não sou só eu.

Comece prestar atenção nas plantas. Você vai ver como o seu humor muda.

Eu saio na rua procurando, caçando as flores. Eu mudo o meu caminho para passar em ruas bonitas. Em ruas que tem árvores. E ai eu fico “Nossa, olha! Hoje essa está florida!” No dia seguinte a outra que está florida. É muito legal, gente. É uma coisa que dá uma sensação muito especial. É muito bom mesmo! Dá muita alegria, muita paz, muita felicidade. Recomendo!

 

COMO ENTRAR EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Nem sempre eu estou na frente do computador. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo com certeza.

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

Sabia que você também pode me seguir no instagram e no facebook? Procure por nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui.

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro