Platycodon: conheça e aprenda a cultivar essa planta que nos presenteia com lindas flores em forma de campainha ou sinos delicados!

Platycodon: conheça e aprenda a cultivar

Platycodon grandiflorus

Platycodon grandiflorus

 

O platycodon, também é conhecido como Campainha-da-china, Campainha-chinesa, Flor-balão. Seu nome científico é Platycodon grandiflorus, e quer dizer sino largo.

 

Origem e Características

É uma planta herbácea da familia da Campanulaceae e é originária da região leste da Ásia (Japão, China, Coréia). Seu caule é delgado, de porte pequeno, alcançando cerca de 80 cm de altura.

Platycodon grandiflorus

Platycodon grandiflorus

 

Folhas

As folhas são simples, ovaladas a lanceoladas, opostas e com margens denteadas.

Detalhe das folhas do Platycodon grandiflorus

Detalhe das folhas do Platycodon grandiflorus

 

Flores

O florescimento ocorre no verão e no outono e as flores tem forma de campainha, ou sinos, e podem ser azuis, violetas, brancas e rosas, simples ou dobradas.

Detalhe das flores do Platycodon grandiflorus

Detalhe das flores do Platycodon grandiflorus

 

Popularmente é conhecida como flor balão, devido ao formato dos botões serem muito semelhante a um balão. E esses botões balõezinhos se abrem em lindas flores em forma de estrela de 5 pontas e duram de 2 a 3 semanas.

Detalhe dos botões florais em forma de balõezinhos do Platycodon grandiflorus

Detalhe dos botões florais em forma de balõezinhos do Platycodon grandiflorus

 

As flores podem ser utilizadas como flor de corte, pois são relativamente duráveis depois de cortadas, e podem compor lindos arranjos florais.

 

Frutos

Os frutos são do tipo cápsula e devem ser deixados secar na planta, para depois coletas as sementes.

 

Como Cultivar

Clima temperado

É uma planta típica de clima temperado portanto suporta bem baixas temperaturas. A temperatura ideal de cultivo é entre 10 e 30oC. Temperaturas muito altas diminuem a durabilidade das flores.

Apesar de ser uma planta de clima temperado, é uma planta rústica, de baixa manutenção e própria para a formação de bordaduras e maciços, adicionando paz e sofisticação ao jardim graças à sua delicadeza e as cores suaves de suas flores. Pode também ser cultivada em vasos e jardineiras.

 

Iluminação, solo e irrigação

Ela gosta de ficar no sol direto, em solo fértil, leve, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

Dica: Irrigue sempre que o substrato estiver seco.

Se for cultivar dentro de casa: coloque-a bem perto de uma janela que receba muita luz do sol. Sua durabilidade será menor dentro de casa.

É uma planta perene, mas pode ser que tenha que ser replantada anualmente, caso perca o vigor.

 

Adubação

Para que ela dure mais tempo e te presenteie com muitas flores, faça fertilizações leves semanais para estimular o crescimento e a floração. Eu gosto de colocar húmus de minhoca e 1 x por mês a adubação para estimular a floração que ensinei nesse post.

Aqui vai uma Dica!

Procure sempre remover as flores murchas pois isso proporcionará o aparecimento de novos botões. E corte os ramos que já floriram, estimulando a planta a florescer novamente por duas ou três vezes.

 

Multiplicação

Ela se multiplica por sementes postas a germinar após a última geada ou em ambientes protegidos. Pode-se também dividir a planta para multiplicá-la, tomando cuidado para não machucar as raízes.

 

Alimento e Medicamento?

No Oriente, esta planta é utilizada como alimento, em sopas e saladas, e como medicamento, com propriedades antiinflamatórias, usado no tratamento de afecções respiratórias.

 

Um charme essa planta, né? Estou apaixonada por ela!

 

E aí? Você conhecia o platycodon? Já cultivou essa planta? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

Siga-me no instagram. Procure por nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro