Venha fazer um passeio pelo parque Villa-Lobos comigo. Vou mostrar os cantinhos que mais gosto desse parque que fica na zona oeste de São Paulo.

Passeio pelo parque Villa-Lobos

Histórico

O parque Villa-Lobos tem uma história um pouco diferente da dos outros parques. Até 1989, a área onde hoje está o parque, era um grande depósito de lixo do Ceasa, de material dragado do fundo do rio Pinheiros e de entulho da construção civil.

Em 1987, ano de comemoração do centenário de nascimento de Heitor Villa-Lobos, foram apresentados os primeiros estudos visando à implantação de um parque temático contemporâneo na área.

A implantação do parque Villa-Lobos começou em 1989 junto com a canalização do córrego Boaçava, que passava pela área.

Área onde foi construído o parque Villa-Lobos – fonte: http://www.ambiente.sp.gov.br/parquevillalobos/historico/

 

O projeto original, elaborado pelo Arquiteto Décio Tozzi, previa uma “cidade da música”. O local teria viveiro para pássaros, ilha musical, passeio Uirapuru, auditórios, Teatro de Ópera e Centro de Convivência Musical. O projeto também previa a construção de um prédio de exposições e edifícios para Escolas de Balé e Música, com salas de aulas para oficinas e apoio, inclusive para fabricar e consertar instrumentos.

Arborização do Parque

Entre 2004 a 2008, foram plantadas 12 mil mudas em uma área de 120 mil m2, entre as quais 1.200 ipês de oito espécies, 110 roxos e 550 amarelos, árvore-símbolo de São Paulo. O projeto paisagístico do parque é do Engenheiro Agrônomo e do paisagista Rodolfo Geiser.

O parque foi entregue concluído em 2006 com aproximadamente 24 mil árvores plantadas em berços de mil litros de substrato, após a remoção de entulho e troca de solo.

Em 2008 foram plantadas mais 800 mudas para enriquecimento dos bosques e em 2010 foram plantadas mais 8.404 árvores nativas, sendo 760 com mais de três metros de altura, que foram plantadas ao longo das pistas de caminhada e da área central, visando proporcionar mais sombra aos usuários. As demais 7.644 são mudas arbóreas com aproximadamente 1,5m de altura e foram plantadas nos bosques para um enriquecimento de biodiversidade que ajudará no futuro a substituição natural de espécies primárias para secundárias, de tal forma que a vegetação do parque consiga manter-se naturalmente.

Os responsáveis pela escolha das espécies foram os Arq. Paisagista Arnaldo Rentes e o Biólogo Alexandre Soares, que consideraram em especial o plantio de espécies que atraem a avifauna, além da adequação às diferentes condições do solo e exposição ao sol e vento no Parque.

Fase de melhorias

Posteriormente foram criados: o “Vai pela sombra”, caminhos de pedrisco que passam por dentro de bosques do parque, e o “Circuito das Árvores”, plataforma elevada que leva o visitante por um passeio próximo às copas das árvores. O Ouvillas, área do parque onde as pessoas podem sentar e relaxar em taludes, bancos e espreguiçadeiras ao som das obras do compositor e maestro Heitor Villa-Lobos. O Orquidário Ruth Cardoso e um Centro de Educação Ambiental. Foi realizado também o plantio de mais 8.400 mudas de árvores nativas. Com isso o parque passou a contar com 37 mil árvores.

 

Endereço e horários de funcionamento do parque Villa-Lobos

Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001
Alto dos Pinheiros – São Paulo – SP
CEP: 05461-010
Tel.: 11 – 2683.6302
Funcionamento: De segunda a segunda das 5h30 às 19h
No horário de verão, até às 20h

 

fonte: http://www.ambiente.sp.gov.br/parquevillalobos/historico/

 

Veja mais fotos do parque Villa-Lobos:

Entrada do caminho: Vai pela sombra!

Entrada do caminho: “Vai pela sombra” do parque Villa-Lobos – foto: Leonardo Ronqui

 

Nô Figueiredo passeando pelo caminho “Vai pela sombra” do parque Villa-Lobos – foto: Leonardo Ronqui

 

Orquidário Ruth Cardoso no parque Villa-Lobos – foto: Leonardo Ronqui

 

Adoro essas raízes! - foto: Leonardo Ronqui

Adoro essas raízes! – foto: Leonardo Ronqui

 

Conheça outros parques e praças.

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

Siga-me no instagram e no facebook. Procure por nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro