Sabe aquele dia de sol e céu azul que dá vontade de caminhar e ficar em contato com a natureza? Pois é, tenho tido cada vez mais vontade de estar em contato com a natureza… Então aproveitei as férias das crianças e tirei um dia para fazer um passeio muito legal com eles. Fomos passar o dia no parque da Cantareira!

O parque da Cantareira está localizado ao lado do Horto Florestal e possui uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo dentro de uma região metropolitana. Seus 7.900 hectares são formados por remanescentes de mata atlântica. O parque assegura a proteção de seus mananciais, além de abrigar diversas espécies animais ameaçadas de extinção, como o bugio, o gato-do-mato, a jaguatirica, o macuco, o gavião-pomba, o jacuguaçu e o bacurau-tesoura-grande. Também possui diversas espécies vegetais, incluindo algumas ameaçadas de extinção, como a imbuia, a canela-preta e a canela-sassafrás.

Pegamos a Trilha da Pedra Grande, uma trilha urbana, de asfalto, que já foi uma antiga estrada e teve seu asfalto preservado. Essa trilha tem 9, 500km  total e é considerada como uma trilha difícil pois metade dela é subida. O ponto alto da trilha é a Pedra Grande, um grande afloramento rochoso de granito, de onde se pode ver a Cidade de São Paulo do Norte para o Sul. A trilha dura umas 3h.

Lá na pedra fizemos um piquenique com sandubas, sucos e frutas curtindo a vista da nossa querida São Paulo…Delícia!

O caminho é muito bonito. Com araucárias, palmeiras, samambaias e muitas flores!

O nome Cantareira vem de:

Importante lembrar que:

Respiramos um ar mais puro, fizemos exercício, as crianças saíram da frente do computador e da tv, estivemos em contato com a natureza… Tudo de bom! Os meninos adoraram! Recomendo o passeio!

Para saber mais acesse:

http://www.ambiente.sp.gov.br/wp/trilhasdesaopaulo/2011/05/19/trilha-da-pedra-grande-no-pe-da-cantareira/

http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/213-parque-estadual-da-serra-da-cantareira

http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/turismo_parques_estadual-cantareira

http://www.recanta.org.br/nucleo_pedra_grande_cantareira.html

Gostou do post? Do site?
Conecte-se com a natureza curtindo e compartilhando meus posts e vídeos nas redes sociais! Eu te agradeço!

Beijos floridos de gratidão,

Nô Figueiredo – A Menina do Dedo Verde
Conexão com a natureza.