No vídeo dessa semana eu ensino tudo sobre a poda de plantas. Para que serve, qual é a melhor época e por que as fases da lua influenciam a poda:

 

Qual é a melhor época para a poda das plantas?

A melhor época para a poda é durante o repouso vegetal, também conhecido como fase de dormência, que para a maior parte das plantas ocorre durante o inverno.

 

Nessa época de dormência a planta interrompe seu crescimento e desenvolvimento, não frutifica, nem floresce. Então é o período ideal para se realizar podas de limpeza e manutenção, eliminando galhos secos, doentes e mal formados das plantas que estiverem em dormência, ou seja, as que não estiverem florindo.

 

E para que serve a poda?

A poda serve para controlar o crescimento das plantas. Essa técnica é utilizada para manter o gramado com uma determinada altura, direcionar o crescimento de trepadeiras, dar forma e fazer cercas vivas em arbustos, compatibilizar a planta à área e aumentar a produção das árvores.

 

E a lua influencia?

Os povos antigos regiam suas atividades de acordo com as fases da lua e hoje em dia está acontecendo um resgate desses conhecimentos ancestrais que leva em consideração as fases da lua, pois é sabido que os líquidos da terra sofrem influência da lua, tanto as marés, como o ciclo menstrual feminino e a seiva das plantas.

Cada ciclo lunar, que dura 7 dias, altera o fluxo da seiva nas plantas:

Na lua crescente: a seiva vegetal começa a subir e se concentra no caule e galhos, favorecendo o crescimento das plantas. Se o gramado for aparado nesta fase, crescerá mais.

É um ótimo período para plantio de cereais, frutas e flores e colheitas de verduras. E também para fazer transplantes, enxertos e fertilizações químicas.

Durante a lua minguante: a seiva das plantas é atraída para a parte de baixo, favorecendo o crescimento das raízes. O gramado aparado nesta fase crescerá mais lentamente. É ideal para plantar espécies que crescem de baixo da terra, como a batata e cenoura. É um

Ótimo período para fazer fertilizações orgânicas, podas e cortes de bambu e madeiras para construção.

Na lua cheia: a seiva é atraída cima e se concentra na copa, galhos, frutos e flores. É o momento perfeito para colher frutos pois eles estarão mais suculentos. É também um ótimo período para a colheita de ervas medicinal, se a parte curativa da planta for caule, folhas, frutos e flores e para o plantio de espécies em geral, por meio de sementes.

Durante a lua nova: é desaconselhado o plantio de mudas ou sementes, pois a seiva atinge seu pico máximo de retrocesso. É o período ideal para colher plantas medicinais cujas partes curativas forem raiz, rizomas e tubérculos (parte subterrânea da planta). Na lua nova as plantas ficam mais suscetíveis ao ataque de pragas e doenças.

 

Portanto, o ideal é fazer a poda na lua minguante e/ou na lua nova, época em que a poda não provocará muito desgaste à planta, já que a seiva estará sendo direcionada para as raízes. Depois da lua nova até a crescente os ramos e as folhas se encontram cheios de seiva, o que resultará numa perda exagerada de nutrientes.

 

  • Os arbustos que florescem na primavera e verão como o hibisco podem ser podados no inverno para serem estimulados a florirem mais.

 

  • É melhor aguardar o final do inverno para realizar podas drásticas em roseiras e hortênsias para florirem mais abundantemente na primavera e verão.

 

  • Espere acabar a floração das azaléias para realizar podas.

 

  • Para estimular a produção de frutos, pode drasticamente no inverno a sua parreira.

 

  • As trepadeiras de frutas como maracujá e chuchu podem ser podadas para eliminar galhos secos e os que se arrastam pelo chão nos meses do inverno.

 

 

Gostou do post? Do site? Conecte-se com a natureza curtindo e compartilhando meus posts e vídeos nas redes sociais! Eu te agradeço!

 

Beijos floridos de gratidão,
Nô Figueiredo – A Menina do Dedo Verde
Conexão com a natureza