Quando casei, meu marido e eu conversamos muito sobre os rituais e costumes de cada família. Decidimos então que na nossa família, a que estávamos montando juntos, íamos manter os rituais que achávamos legais de cada lado e criar nosso próprios rituais.
Um dos rituais que foi mantido e que eu acho muito legal é o de acordar o aniversariante com bolo. Todos os habitantes da casa se reúnem e entram no quarto carregando o bolo e cantando parabéns para o felizardo do dia. É uma delícia ser acordado assim!
Meu filho mais velho fez aniversário em maio e pediu bolo de maçã (uma receita que peguei de um blog que sigo de uma amiga antiga, a Lu Betenson)…

 

 

E meu caçula, que faz aniversário hoje, pediu bolo de cenoura para ser acordado e bolo formigueiro para levar para a escola. O de cenoura eu fiz ontem à noite, mas coloquei numa forma muito grande e ele ficou muito magrinho. Ficou gostoso, mas o visual não ficou legal.
Eu ia encomendar um bolo, mas esqueci e quando liguei, a moça não podia fazer. Resolvi então fazer eu mesma. Acordei cedo e fui xeretar na internet a procura de uma receita de bolo formigueiro, já que eu não tinha uma. Achei uma receita que era muito parecida com um bolo que eu adoro e que a minha avó fazia, o Bolo Vovozinha… Então resolvi seguir a receita da minha avó e acrescentar o chocolate granulado para transformá-lo em formigueiro. As receitas que li na internet falavam em colocar coco ralado, mas eu não gosto de coco ralado, então não coloquei.

 

Bolo Vovozinha adaptado a Bolo Formigueiro

 

4 ovos
100gr de manteiga
2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de leite
1 colher de sopa de fermento
1 saquinho de chocolate granulado (para o bolo virar formigueiro)

 

Modo de fazer:
  • Ligue o forno em temperatura baixa 180ºC
  • Unte com manteiga e farinha uma assadeira
  • Separe as gemas das claras e bata na batedeira as claras em neve. Para saber se estão em neve, quando a mistura estiver meio dura, vire a bacia de ponta cabeça. Se não cair, é por que está em neve.
  • Pique a manteiga e bata em outro recipiente até ficar branca. Acrescente o açúcar, as gemas, a farinha e as claras. Bata bem. Adicione o leite e o fermento e bata até a massa ficar homogênea.
  • Desligue a batedeira e então coloque meio saquinho de chocolate granulado e misture bem com uma colher de pau
  • Coloque no forno, que deve continuar em temperatura baixa, por uns 30 a 40 minutos. Para saber se o bolo está bom, coloque um palito de dentes na massa, se ele sair liso está pronto.

Cobertura de chocolate

1/2 xícara de chá de leite
1 1/2 xícaras de chá de açúcar
4 colheres de sopa de nescau ou chocolate em pó
2 colheres de sopa de manteiga
Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo até engrossar. Despejar sobre o bolo até cobrir tudo. O ideal é despejar enquanto a calda ainda está quente. Use uma faca para ajudar a espalhar a cobertura sobre o bolo.
Depois que eu coloquei a cobertura, joguei por cima o resto do granulado. Mas achei que o bolo estava sem graça… que precisava de algo a mais. Foi aí que tive a idéia de colocar bis para fazer a decoração. Olha que lindo que ficou!

 

Bolo formigueiro

 

Mas sensacional mesmo foi a minha entrada na escola carregando o bolo. Não teve uma criança que não ficou com água na boca! Estou louca para ir buscar meu filhote na escola e saber se o bolo ficou bom… Acho que amanhã farei outro, por que eu fiquei morrendo de vontade de prová-lo!

 

p.s.: a receita do bolo vovozinha sem o granulado é deliciosa. Acho que é o meu bolo preferido. Um bolo branco, fofinho com casquinha… Ideal para quem gosta de bolo sem cobertura, para acompanhar um café,  um chá, ou mesmo para o café da manhã ou lanche da tarde… Sucesso garantido!

 

Gostou do post? Do site?
Conecte-se com a natureza curtindo e compartilhando meus posts e vídeos nas redes sociais! Eu te agradeço!

Beijos floridos de gratidão,

Nô Figueiredo – A Menina do Dedo Verde
Conexão com a natureza.