Murta: aprenda como cultivá-la e saiba tudo sobre seus usos e benefícios.

Murta

NOMES E CARACTERÍSTICAS

A murta (Murraya paniculata) também conhecida por Murta-de-cheiro, Dama-da-noite, Jasmim-laranja, Murta-da-índia, Murta-dos-jardins é árvore perenifólia (que não perde as folhas), de copa muito ramificada, densa e em forma de globo, com tronco canelado e lenhoso. Ela pode atingir de 5 a 7 metros de altura e é nativa no Sul da Índia.

Murta (Murraya paniculata)

 

Flores

Ela produz flores brancas e branca-cremes, muito perfumadas, que aparecem quase o ano todo. O perfume lembra o perfume do jasmim e flor-de-laranjeira. As flores ficam reunidas na ponta dos ramos. Ela floresce mais quando não é podada como cerca-viva.

Murta - detalhe das flores (Murraya paniculata) - Foto: Nô Figueiredo

Murta – detalhe das flores (Murraya paniculata) – Foto: Nô Figueiredo

 

Frutos

Seus frutos são do tipo baga, vermelhos a alaranjados, lisos e com polpa sucosa, doce e aromática (com sabor pungente), e semente grande. Os pássaros adoram!

Murta - detalhe do fruto (Murraya paniculata) - Foto: Leonardo Ronqui

Murta – detalhe do fruto (Murraya paniculata) – Foto: Leonardo Ronqui

 

CULTIVO

A murta deve ser cultivada a pleno sol, onde floresce mais, ou meia-sombra.

Ela gosta de solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente; principalmente no primeiro ano após o plantio.

Ela gosta de clima tropical, subtropical e mediterrâneo, tolerando o frio moderado, mas não geadas fortes.

Multiplica-se por sementes e por estaquia dos ramos semi-lenhosos. Devido a facilidade de propagação pode tornar-se invasiva.

USOS

É muito utilizada na arborização urbana, como arvoreta, como cerca-viva, formando labirintos em parques e praças e até como folhagem para arranjos florais. Dizem que na Antiguidade, seus ramos floridos eram usados pelas noivas para enfeitar os cabelos ou nos buquês.

 

Cerca-viva

A murta tem crescimento rápido na juventude. Então se for cultivá-la como cerca-viva, prepare-se para podá-la com frequência nos primeiros anos. Depois terá menos trabalho. Na hora de plantar para formar cerca-viva deixe 1 metro de distância entre as mudas.

Murta (Murraya paniculata) - Foto: Nô Figueiredo

Murta (Murraya paniculata) – Foto: Nô Figueiredo

 

Você também pode usar podocarpo ou hibisco para fazer cercas-vivas!

 

Poda

Na primavera faça podas de formação e desfolhamento para estimular a renovação da folhagem e adensamento da planta.

A murta também pode ser usada para a arte do bonsai, pois ela aceita bem as podas, e suas folhas pequenas e floração decorativas são um charme!

Veja mais sobre poda.

 

PANC!

Sabia que suas folhas e flores são comestíveis?!

 

Folhas

Na Índia, onde é nativa, as folhas da murta é muito usada na confecção dos curries indianos. Elas são bem fortes e picantes, portanto coma com moderação.

Murta - detalhe das folhas (Murraya paniculata) - Foto: Nô Figueiredo

Murta – detalhe das folhas (Murraya paniculata) – Foto: Nô Figueiredo

 

Flores

As flores aromáticas são muito usadas para aromatizar chás, podendo ser usadas frescas ou secas, por infusão. E até serem misturadas com outros chás para adicionar aroma e sabor.

As flores também podem ser colocadas em águas em temperatura ambiente para aromatizar.

 

Frutos

Os frutos maduros são comestíveis e podem também ser usados para fazer geleias, sucos, refrescos, sorvetes, sorbet, licores, molhos agridoces e até molhos vermelhos salgados. Podem também ser usados para fazer uma bebida fermentada que fica meio frisante.

Os frutos possuem flavonoides.

 

Veja outras PANCs: Plantas Alimentícias não Convencionais.

PLANTA POLÊMICA!

Existe uma polêmica em torno dessa planta. Ela é parente dos citros, das laranjas, limões e etc e pode hospedar um transmissor de uma doença chamada o Greening dos Citros, que ataca essas plantas. Esta doença causa sérios prejuízos econômicos à citricultura, o que levou algumas cidades a realizarem programas de erradicação da murta-de-cheiro do paisagismo urbano e rural.

Então é melhor não plantar murta em locais onde se cultiva citros comercialmente para evitar confusão.

 

E aí? O que você achou da murta? Já cultivou essa planta? Qual foi sua experiência com ela? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

Siga-me no instagram e no facebook. Procure por nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro