Aprenda a fazer várias receitas de inseticidas caseiros para tratar suas plantas com produtos fáceis, baratos e que você tem em casa!

Inseticidas caseiros

Quando estiver regando suas plantas, aproveite para observar se existe algum bichinho estranho, se apareceram bolinhas escuras nas folhas, se há uma espécie de algodão sobre elas ou ainda se elas estão deformadas ou meladas… Suas plantas podem estar doentes, sofrendo ataques de pragas, que se alimentam de folhagens e flores e sugam suas seivas. Isso acontece principalmente se elas estiverem debilitadas devido ao excesso de calor ou de umidade, à falta de nutrientes no solo e à ventilação insuficiente.

 

Mas não se desespere! Você pode dar um pronto atendimento às suas plantas com o que tem em casa! Veja quantos produtos podem ser usados para fazer inseticidas caseiros!

 

LEITE

Abra a geladeira. Aposto que você tem leite na sua casa. Sabia que o leite tem propriedades germicidas? O leite também contém vários sais e aminoácidos em sua composição, e essas substâncias são conhecidas por induzirem resistência nas plantas. O leite modifica as características da superfície da folha, como pH, nutrientes, gorduras entre outras e com isso não permite a instalação de patógenos, os bichinhos causadores das doenças. Legal, né?

 

INSETICIDA DE LEITE

Use 1 parte de leite para 5 partes de água.

Coloque num borrifador, mexa bem e pulverize sobre as folhas da sua planta! Ideal para ser usado em árvores da felicidade e na horta. Só que esse preparado não pode ser guardado. Preparou, aplicou! Para que dê certo, é preciso persistência.

Aplique 2 vezes por semana, durante 3 semanas, sempre no final do dia.

 

ATRATIVO PARA LESMAS 

O Leite também pode ser usado como atrativo para lesmas. Distribua no chão, ao redor das plantas, estopa molhada ou algodão com água e um pouco de leite. De manhã, vire a estopa e mate as lesmas que se reuniram embaixo.

 

SABÃO DE CÔCO

Um outro ingrediente muito fácil e que quase todo mundo tem em casa é o sabão de coco. Eu adoro sabão de coco! Ela também funciona como inseticida e age sobre muitos insetos de corpo mole como: pulgão, lagartas e mosca branca.

 

INSETICIDA DE SABÃO DE CÔCO

Raspe o sabão de côco até encher uma colher de sopa e então misture em 5 litros de água morna agitando bem até dissolver todo o sabão.

Pulverize sobre todas as folhas, na parte da frente e principalmente no verso delas, onde a maioria dos bichinhos se escondem.

Lembre-se de pulverizar no final do dia, quando o sol está mais fraco e não haverá perigo de queimar as folhas. Como o preparado de leite, o de sabão de côco também não pode ser guardado. Prepare e aplique no mesmo dia! E também são necessárias várias aplicações para que o combate seja efetivo. Persista e não desista. Depois que ela melhorar, espere uns 15 dias e faça mais uma aplicação para garantir. Sua planta agradece!

 

 

VINAGRE DE MAÇÃ

O vinagre de maçã tem ação fungicida.

Você pode fazer um preparado com 2 colheres de sopa de vinagre de maça para 1/2 litro de água.

Também mistura e borrifa. Não dá para guardar.

Aplique sempre no final do dia e pelo menos uma vez por semana por três semanas.

 

FITA ADESIVA

Você também pode pegar uma fita adesiva, enrolar nos seus dedos com o lado colante para fora e passar nas folhas para retirar as pragas. Elas irão grudar na fita.

 

PANO ÚMIDO

Ou pode pegar um pano úmido com um pouquinho de sabão neutro e limpar as folhas, dos dois lados. Comece pela parte que fica mais próxima ao tronco e vá até a ponta da folha, retirando as pragas. Uma escovinha ou esponja macia com água e sabão neutro ou de coco também servem.

 

PIMENTA

Agora se o problema for formigas, se você observou que elas voltam carregando pedaços de folhas cortadas para o formigueiro, você pode usar suco de pimentas vermelhas para evitar que elas ataquem seus arbustos e árvores. Veja mais dicas para acabar com formigas no vídeo como acabar com formigas de forma natural.

 

PLANTAS REPELENTES

Outra dica interessante é o plantio de plantas repelentes no jardim para espantar as formigas. Em hortas costuma-se fazer o plantio de cebolinha verde em todo o contorno da horta. Também pode-se plantar hortelã, lavanda, manjerona, alho, coentro e losna.

Sementes de gergelim ou cravo da Índia espalhadas pelo canteiro ou no caminho das formigas também costuma dar bons resultados.

 

BICHOS DO BEM

Agora é importante saber que nem todos os bichos que aparecem no jardim devem ser combatidos. Existem vários bichos que são amigos do jardim e das plantas! Dá uma olhada nesse vídeo que fiz com a Gabi da Sabor de Fazenda sobre bichos amigos do jardim.

 

Como saber que bicho é o quê?

As principais pragas de jardim são:

PULGÕES 

Existem diversas variedades de pulgões. Eles podem ser pretos, brancos ou verdes, e em geral, medem 1,5 mm e podem ter asas. Adoram acomodar-se verso das folhas.

 

COCHONILHAS

Existem dois tipos de cochonilhas. A que não tem carapaça costuma deixar uma secreção esbranquiçada, semelhante a um chumaço de algodão sobre as folhas. As com carapaça trazem riscos ou bolas cortadas no corpo.

 

LAGARTAS

Elas adoram devorar as folhas e flores, abrindo um caminho parecido com um túnel. Antes do tratamento, deve-se podar as partes afetadas e destruir o ninho. Use luvas na operação.

Para lagartas, o inseticida biológico DIMYPEL é ótimo. Veja como ele funciona no vídeo!

 

ÓLEO DE NEEM

Se nenhuma das receitas acima funcionar, recomendo o ÓLEO DE NEEM ou NIM. Também é natural e bem eficaz! APLIQUE SEMPRE À NOITE para que as folhas não sejam queimadas com a luz do sol + o óleo de neem. Dilua o óleo em água (seguindo a orientação do fabricante) e borrife na parte da frente e de trás das folhas. Faça 1 aplicação semanal por 3 semanas. Veja mais info no vídeo!

 

SULFATO DE COBRE

E se for fungo, aplique sulfato de cobre. Veja o vídeo onde ensino sobre o sulfato de cobre.

 

 

ADUBAÇÃO

Depois dê uma boa adubada na sua planta por que ela deve estar meio fraca para ter sido atacada. As plantas são como nós. Quando elas estão fracas elas são mais facilmente atacadas.

Veja o vídeo onde ensino a fazer adubação para estimular a floração e depois o vídeo onde ensino a fazer uma adubação pós floração.

 

SEGREDO DO CULTIVO

Lembre-se do segredo do cultivo. AAC: Atenção, amor e carinho! Toda planta adora receber atenção, amor e carinho. Aliás, quem não gosta?

 

LUZ VERDE

E para terminar você pode imaginar que a sua planta está sendo envolvida numa linda luz verde, a luz verde é a luz da cura. E visualize a sua planta linda, saudável e feliz!

 

E ai? Você já teve problema com pragas e doenças nas suas plantas? O que você usou para tratá-las? Conta para mim nos comentários abaixo.

Você encontra ÓLEO DE NEEM e SULFATO DE COBRE na loja online Toca do Verde!

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro