Aprenda agora como cultivar a lavanda (Lavandula dentata), também conhecida por alfazema, e quando é o momento certo de replantá-la.

Meu canteiro de lavandas! Como cultivar!

MEU JARDIM

No meu jardim tenho alguns arbustos de lavanda. Uma parte deles foi plantada há uns 2 anos e agora está se aproximando o momento de replantá-los.

As plantas começam a ficar feias. Secas na base e meio disformes. Ainda tem muitas inflorescências e atraem muitas abelhas. Mas o momento de refazer essa parte do canteiro se aproxima.

Galhos secos de lavanda (Lavandula dentata)

Galhos secos de lavanda (Lavandula dentata) – foto: Leonardo Ronqui

CICLO DA PLANTA

Bom, quando a planta está assim, com os galhos secos e feios, não há muito mais o que fazer. Não é culpa sua. É que o ciclo da planta está chegando ao fim. É assim mesmo. Ela dura mais ou menos 1 ano e meio a 2 anos. Esse é o tempo de vida dela.

 

COMO CULTIVAR LAVANDA

Luminosidade: A lavanda gosta de sol e fica linda em canteiros formando maciços densos como esse. Vai super bem no Sul e Sudeste do Brasil. Infelizmente não é indicada para cultivo em regiões quentes como Norte e Nordeste. Sinto muito. Ela é nativa da região do Mediterrâneo.

Substrato: A lavanda gosta de terra moderadamente fértil, ligeiramente alcalina e bem drenada.

Rega: Moderada. Não gosta de água demais.

Espaçamento de plantio: O espaçamento ideal para o plantio varia de 30 a 90cm de distância. As touceiras crescem bastante e com o tempo e podem atingir até 1m de altura.

Cultivo em vaso: Se você for cultivá-la em vaso, plante-a num vaso maior do que o que ela veio quando foi comprada, pois ela atinge de 60 a 90cm de altura, por tanto precisa de espaço para se desenvolver bem.

Multiplicação: por sementes ou estacas.

 

FLORES E FOLHAS

As flores aparecem no verão, são pequenas e saem de dentro da forma espigada que parece ser a flor, mas que na verdade é a inflorescência. As florzinhas podem ser lilases, azuis ou roxas e as inflorescências podem ser lilases, brancas e roxo-escuras. Repare na foto abaixo as florzinhas.

Lavanda (Lavandula dentata)

Lavanda (Lavandula dentata) – foto: Nô Figueiredo

 

A ramagem é muito perfumada. A gente passa os dedos pelas folhas para sentir o cheiro. É maravilhoso!

Lavanda (Lavandula dentata)

Lavanda (Lavandula dentata) – foto: Leonardo Ronqui

ADUBAÇÃO

Quer saber como adubá-la? Dá uma olhada nesse vídeo que fiz com dicas de adubação.

 

PRAGAS E DOENÇAS

Com relação a pragas e doenças, confesso que já cultivo a lavanda há vários anos e nunca tive nenhum problema com ela. Mas se aparecer algum bichinho estranho, dá uma olhada nesse vídeo onde ensino sobre inseticidas caseiros.

 

USOS MEDICINAIS

Durante a idade média era muito usada para perfumar e higienizar as casas e igrejas e para repelir a peste.

A lavanda é ótima para: combater a depressão, promove o equilíbrio, calmante, descongestionante, relaxante, sedativa, reconfortante e tonificante. Tem ação anti-inflamatória, antisséptica, antiespasmódica, antibacteriana, antiviral.

A lavanda é antimicrobiana e aumenta e resistência a resfriados, tosse, infecções das vias respiratórias, gripe, amigdalite e laringite. É também descongestionante e expectorante; elimina o catarro e alivia a asma.

Por ser analgésica e antisséptica é usada em banhos para acelerar a cicatrização e reduzir a dor depois do parto.

 

Chás:

Um chá forte com as flores da lavanda é um ótimo calmante.

Chá quente feito com as suas flores reduz a febre e intensifica a eliminação de toxinas pela pele e pela urina.

Um chá frio aplicado com um pano no rosto ajuda a aliviar dores de cabeça.

 

QUER SABER MAIS SOBRE A LAVANDA?

Aqui tem outro vídeo que fiz sobre a lavanda onde falo mais sobre seus usos terapêuticos. Dá uma olhada aqui.

 

AAC

Que planta maravilhosa, né? Serve para mil e uma coisas e ainda é linda, está sempre florida e perfumada! Sempre que passo por ela, agradeço-a por ser tão linda e especial! As plantas adoram AAC: atenção, amor e carinho. Costumo brincar que eles são os ingredientes secretos do sucesso de cultivo de qualquer planta! Aliás, acho que de qualquer coisa, né? Quem não gosta de atenção, amor e carinho???

 

E você?

Gostou da lavanda? Já tentou cultivar essa planta? Qual foi a sua experiência com ela? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

Sabia que você também pode me seguir no instagram e no facebook? Procure por nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui.

Você encontra sementes de lavanda na loja online Toca do Verde!

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro