No vídeo dessa semana eu ensino sobre os benefícios, falo sobre as curiosidades de dou todas as dicas de cultivo do girassol!

GIRASSOL: BENEFÍCIOS, CURIOSIDADES E DICAS DE CULTIVO

ORIGEM

Sabia que foram os povos nativos das Américas os primeiros a cultivar o girassol há mais de 2 ou 3mil anos atrás?

Os índios do oeste norte americano utilizavam as sementes do girassol moídas para produzir farinha e comiam como verdura as inflorescências tardias e carnosas.

Os índios também aprenderam a extrair os corantes azuis, preto, púrpura e vermelho das sementes do girassol. Eles também usavam as partes fibrosas da folha e do caule para produzir tecidos e cestas. E os curandeiros descobriram suas propriedades curativas e usavam um creme a base de girassol para tratar cortes e ferias e até para mordidas de cobras e insetos.

 

UTILIZAÇÃO

Hoje em dia, o girassol é cultivado no mundo todo, principalmente na União Soviética, China, nos Estados Unidos e Argentina e é utilizado para produzir o óleo de girassol, que não tem colesterol e pode ser transformado em óleo de cozinha, molho de salada, margarina e até sabões e vernizes.

 

O caule e as folhas do girassol junto com o bagaço residual das flores, ajudam a engordar os animais da fazenda e os materiais fibrosos podem ser triturados para formar papel.

 

Quadro Girassóis por Vincent Van Gogh

Quadro Girassóis por Vincent Van Gogh

E o girassol também foi a paixão do famoso pintor holandês Van Gogh, que se matou sem nunca ter vendido nenhum quadro, mas que seus quadros hoje figuram entre os mais valiosos do mundo! Principalmente a série que ele pintou sobre os girassois, que parecem se projetam para fora da tela e transmitem uma luz maravilhosa! Saiba mais aqui.

 

 

 

 

 

 

Bom, chega de contar história e vamos ensinar agora a cultivar o girassol.

 

CULTIVO

O girassol é um arbusto de textura herbácea, anual, ou seja, nasce, cresce, se desenvolve, floresce e morre dentro do período de um ano.

Existem vários cultivares diferentes de girassol, que variam também de altura. Eles são originários de seleções hortículas da espécie nativa dos Estados Unidos.

 

AS FLORES

A grande inflorescência do girassol se compõe de 2 tipos minúsculos de flores: as flores radiais, que são externas e amarelas ou às vezes vermelhas, e as flores do disco, internas e negras. Embaixo das flores radiais estão escondidas as sementes de gordura pouco saturada.

As flores são formadas principalmente no verão.

Girassol (Helianthus annuus) - foto: Leonardo Ronqui

Girassol (Helianthus annuus) – foto: Leonardo Ronqui

 

ILUMINAÇÃO

O girassol deve ser cultivado a pleno sol, tanto em bordaduras como em conjuntos isolados no jardim. Pode também ser cultivado em vaso, mas procure pelos cultivares de menor porte. É utilizado também como flor de corte.

 

ABELHAS E BORBOLETAS

Ele atrai abelhas e borboletas e suas flores são comestíveis. Saiba mais sobre flores comestíveis.

Girassol (Helianthus annuus) - foto: Nô Figueiredo

Girassol (Helianthus annuus) – foto: Nô Figueiredo

 

SUBSTRATO

Ele gosta de substrato rico em matéria orgânica e mantido úmido.

 

AS SEMENTES

As sementes de girassol pode ser consumidas cruas, torradas e salgadas e podemos também cultivar as sementes e consumi-las quando começarem a germinar e ficam ótimas na salada. Veja como germinar sementes para comer.

 

As sementes de girassol são ricas em vitaminas do complexo B, D, E e em minerais como o cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio. Contém ácidos graxos insaturados, como o ômega-6 e ainda tem 4% de proteína. Uau! Que alimento rico! E pensar que os índios norte-americanos já sabiam disso!

 

JÁ PAROU PARA OLHAR AS ÁRVORES DO SEU CAMINHO?

Quando sair na rua, olhe para cima e observe as árvores que tiverem no seu caminho. Observe o porte delas, a forma do tronco, a textura dele. Observe as folhas, observe se há flores… Olhe para cada uma e envie um raio de luz cor de rosa de amor e gratidão para cada uma por elas existirem no seu caminho. Feche os olhos e sinta como elas enviam de volta mais amor ainda! Sinta alegria e felicidade por estar vivo e poder sentir tudo isso!

 

E ai? O que você achou do girassol? Já tentou cultivar essa planta? Já comeu suas sementes? Qual foi sua experiência com ele? Conta para mim nos comentários abaixo do vídeo.

ENTRE PARA MINHA LISTA VIP ABAIXO E RECEBA GRATUITAMENTE

A APOSTILA SOBRE PLANTAS QUE PURIFICAM O AR

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro