Visite comigo a Fundação Ema Klabin e conheça um lindo jardim projetado pelo grande mestre do paisagismo brasileiro, o maravilhoso Burle Marx!

FUNDAÇÃO EMA KLABIN: JARDIM DO BURLE MARX!

QUEM FOI EMA KLABIN

Ema Klabin

Ema Klabin

 

Nascimento e juventude

Nascida no Rio de Janeiro em 1907, Ema Gordon Klabin era filha de Hessel Klabin e Fany Gordon Klabin, imigrantes lituanos vindos para o Brasil na última década do séc. XIX. Seu pai, naturalizado brasileiro em 1923, foi um empresário que se distinguiu no desenvolvimento da maior indústria do papel e da celulose no país, Klabin. Foi educada no Brasil e na Europa (Alemanha e Suíça), onde residiu durante a Primeira Guerra Mundial.

 

Mulher à frente do seu tempo

Além da atividade empresarial, assumida em 1946 com a morte de seu pai, Ema dedicou-se a inúmeras atividades filantrópicas e assistenciais, dentre as quais se destaca o papel desempenhado na construção do Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo.

 

Música e arte

Apreciadora de música e de arte, Ema Klabin teve uma significativa atuação na vida cultural da cidade, com participação nos conselhos de instituições culturais, além de promover artistas, participar de leilões beneficentes em prol das entidades que apoiava e realizar concertos em sua própria casa com artistas de renome.

 

A coleção

A partir do final dos anos 40, Ema passou a adquirir importantes obras de arte em diversas galerias européias e americanas, além de comprar diversas peças de outros colecionadores brasileiros e de diplomatas estrangeiros de passagem pelo Brasil. Além de algumas peças que ornamentavam a antiga residência paterna, Ema formou, no pós-guerra, um importante conjunto de telas de pintura européia, além de alguns itens de mobiliário europeu antigo.

 

A residência

Logo começou a acalentar o sonho de construir uma residência onde pudesse conviver com o belo acervo que ia se formando e onde pudesse receber seus familiares, amigos e artistas em ambiente refinado.

Ela então adquiriu um terreno de quase 4.000 m2 no bairro Jardim Europa e a casa, com cerca de 900 m2, foi cuidadosamente projetada e construída para abrigar sua coleção pelo engenheiro-arquiteto Alfredo Ernesto Becker, em meados dos anos 50. A casa não possui um estilo definido, como era comum nas outras residências da época, unindo elementos clássicos, como os arcos plenos nas portas e janelas externas, com elementos modernos.

A decoração ficou a cargo de Terri Della Stuffa, também responsável pela distribuição e adaptação das peças pelos ambientes da casa. E os jardins foram planejados pelo maravilhoso Burle Marx, grande mestre do paisagismo brasileiro!

 

A Fundação Ema Klabin

No final de sua vida, não tendo herdeiros diretos, Ema Klabin preocupou-se com o destino de sua coleção e, como sua irmã Eva Klabin Rapaport fizera no Rio de Janeiro, criou a Fundação Cultural Ema Gordon Klabin, para que se criasse um novo museu aberto à visitação pública.

Saiba mais sobre a Ema

Veja mais sobre essa mulher extraodinária!

 

Endereço:

A Fundação Ema Klabin fica na Rua Portugal, 43 – Jd. Europa – São Paulo – SP |  (11) 3897-3232

 

Horários de funcionamento:

De quarta à sexta com educador, às 14h, 15h, 16h e 17h
Valor: R$ 10,00 inteira ou R$ 5,00 meia*
Sábado e domingo visitação livre das 14h às 17h, ou com educador às 14h, 15h, 16h e 17h
Valor: gratuito

 

Site: https://emaklabin.org.br

Youtube: Fundação Ema Klabin

Facebook: Fundação Ema Klabin

Instagram: Fundação Ema Klabin

 

E aí? Gostou de conhecer a Fundação Ema Klabin? O que você achou? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

Siga-me no instagram e no facebook. Procure por nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro