A água é um fator essencial à vida e ao bom desenvolvimento das plantas, junto com um bom substrato, uma boa drenagem do vaso e os macro e micro nutrientes que compõem a adubação/nutrição das plantas.

Via de regra, no verão e na primavera (ou tempo quente), regamos 3x por semana e no inverno e outono (tempo seco) regamos 2x por semana, pois nessa época as plantas entram em repouso vegetativo, uma fase de dormência em que não precisam de muita água. Algumas plantas podem ser regadas 1x por semana, é o caso das suculentas. Outras podem ser regadas a cada 10 ou 15 dias: os cactos.

Tente estabelecer uma rotina para não esquecer de regar as suas plantas. Por exemplo, no verão regue às 2af, 4à e 6afs. Ou então regue, 3af, 5af e sábados ou domingos. E no inverno regue 3af ou 4af e 1 dia no final de semana. Aproveite para observar bem a sua planta, conversar com ela, elogiar, dar “bronca”e pedir para ela florir logo… E também verificar se ela não está com nenhum bichinho ou doença.

Os melhores horários para regar são pela manhã bem cedo até no máximo às 10h ou então no final do dia, depois das 16h. Se você regar no meio do dia poderá queimar as folhas da planta.

Como saber a quantidade certa de água que a sua planta precisa? Vá regando e quando começar a sair água pelo fundo do vaso, pare. A planta já recebeu a quantidade suficiente de água.

Uma outra maneira de saber se a sua planta precisa de água é sentir a terra. Não tenha medo. Enfie o dedo na terra e sinta a terra. Se estiver seca, molhe a planta. Se estiver molhada, espere até o dia seguinte para então fazer novamente o “teste do dedo” e se for o caso, molhar a planta. Muitas vezes sobre a terra colocamos pedriscos, seixos, casca de pinus para dar um acabamento mais bonito ao vaso e esconder a terra. Nesses casos, afaste o que estiver cobrindo a terra e enfie o dedo dentro na terra para sentir se ela está úmida ou seca e proceda como descrito acima.

Atenção: se você regar demais a sua planta, poderá apodrecer as raízes. Se regar de menos, as folhas poderão ficar murchas e manchadas.

Para quem mora em regiões frias, utilize água morna para regar suas plantas.

Para regar as plantas em vasos, é melhor é usar um regador, se preferência um de bico longo, pois com ele você conseguirá regar sem fazer uma grande “molhaceira” na sua casa. Afaste as folhas gentilmente para o lado e regue a terra, ao redor do pé da planta. Não regue só num ponto. Toda a terra do vaso deverá ficar úmida.

Já as plantas de folhas aveludadas como as violetas, que não gostam de água em suas folhas, coloque a água diretamente no prato, aguarde uns 15 minutos para que a planta absorva a água necessária e depois descarte o que sobrou no prato para não criar condições ao aparecimento do mosquito da dengue. Lembre-se de colocar areia no prato do vaso, eliminando de vez a possibilidade do mosquito da dengue colocar seus ovos ali.

Quando o tempo está seco e com a umidade relativa do ar baixa como os dias que estamos vivendo agora, é importante melhorar as condições de umidade do ar para que a sua planta fique bem e saudável. Para isso, utilize um borrifador com água e borrife a uma distância de meio metro das folhas, formando uma névoa fina que criará uma área de maior umidade. As samambaias e os antúrios devem ser borrifados diariamente nos dias quentes e secos. Experimente e verá como suas plantas ficarão mais bonitas!

A melhor forma de regar as plantas do jardim é com uma mangueira. Se não tiver um regulador de fluxo de água, coloque o dedo na frente da saída da água para que a água saia em forma de chuveirinho. Aqui valem as mesmas dicas: regue toda a volta do pé da planta, regue de manhã cedo ou no final da tarde ou à noite.

Lembre-se de que toda planta adora: AAC = atenção + amor + carinho! Acho que não é só elas que gostam dessas coisas…

Eu costumo regar minhas plantas à noite e espairecer minha cabeça dos problemas do dia a dia. Acho uma santa terapia!

 

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo da Menina do Dedo Verde! Inscreva-se no blog:

Visite e inscreva-se no canal da Menina do youtube

Curta a página da Menina no facebook

siga o Instagram da Menina

Gostou do post? Do blog? Curta e compartilhe nas redes sociais! Se for copiar, lembre-se de colocar um link para o meu blog. Citar é fonte é fundamental!

Beijos floridos de gratidão,
Nô Figueiredo – A Menina do Dedo Verde
paisagista, florista, artista, blogueira e especialista em desenho ambiental
Semeando amor à natureza

 

 

Logotipo alternativo: Guirlanda de flores com "Nô Figueiredo" escrito no centro

Entrar para a minha lista VIP

 

Preencha o formulário abaixo para eu te cadastrar na minha lista VIP. Quem está na lista recebe novidades e informações das minhas publicações.

Acabei de enviar um email para você com um link de confirmação. É só clicar no link e você está dentro da lista VIP! ;)

Foto Nô Figueiredo sorrindo

Lista dos cursos da Nô

 

Preencha o formulário e receba em primeira mão as informações dos meus cursos.

Acabei de enviar um email para você com um link de confirmação. É só clicar no link e você está dentro da lista VIP! ;)