Acompanhe o passo a passo de como plantar bulbos de amarílis para ter lindas flores enfeitando a sua casa ou jardim na primavera!

COMO PLANTAR BULBOS DE AMARÍLIS

É muito fácil plantar bulbos de amarílis! Na loja online Toca do Verde você encontra vários bulbos de amarílis como esse:

Eles já vem prontos para serem plantados.

 

PASSO A PASSO DO PLANTIO DE BULBOS DE AMARÍLIS

Para plantar os bulbos, comece fazendo a drenagem do vaso usando uma camadinha de argila expandida (pode ser também brita, pedrisco, caco de vaso de barro e até pedaços de isopor!) no fundo do vaso (vaso com furo no fundo, tá?) e depois coloque a manta de drenagem ou um pouco de areia de construção (não pode ser areia de praia por que tem muito sal e pode acabar matando a planta).

Depois faça o substrato básico ou o substrato simples e acrescente uma colher de adubação para estimular a floração.

Finalmente coloque o bulbo centralizado no vaso. A parte das raízes deve ficar para baixo e o pescoço para cima. O pescoço deve ficar um pouco acima do nível do substrato.

O bulbo deve ficar um pouco acima do nível do substrato – foto: Leonardo Ronqui

 

REGA

Regue a cada 5 dias com 1 xícara de água. A floração deverá aparecer em mais ou menos 1 mês após o plantio e pode durar até 25 dias.

Regue ao redor do bulbo, nunca sobre ele – foto: Leonardo Ronqui

 

Se estiver cultivando em vasos autoirrigáveis como os da foto, regue pelo caninho – foto: Leonardo Ronqui

 

ILUMINAÇÃO

Costumo deixar o vaso num local quente e bem iluminado. Mas li que esses bulbos podem ser cultivados também a meia sombra e com luz filtrada.

 

ONDE PLANTAR

Você pode plantar os bulbos no jardim, como bordadura de canteiros ou em conjuntos formando maciços coloridos.

 

PODA

No final do outono, faça a poda das folhas.

 

CUIDADOS NO INVERNO

Ah, no inverno, suspenda a rega. Se quiser, retire o bulbo do vaso ou canteiro e deixe-o num local escuro, seco e arejado. No final do inverno, começo da primavera você planta num vaso com substrato novo e bem adubado. Ou então só faça uma boa adubação para estimular a floração.

 

MULTIPLICAÇÃO

No inverno também é a época ideal para multiplicar essa planta. Separe os bulbinhos que ficam juntos da planta mãe nessa fase em que ela fica sem as folhas.

 

Veja mais dicas de cultivo de amarílis.

 

PARA QUE A PRESSA?

Outro dia me perguntaram como fazer para uma planta crescer mais rápido. Fiquei pensando sobre isso e cheguei à conclusão de que um dos maiores aprendizados que temos quando cultivamos plantas, é paciência. Temos que aprender a ter paciência. A natureza tem o tempo dela. As plantas tem seu próprio ritmo e não devemos deixar a nossa ansiedade atrapalhar. Eu me surpreendo e festejo cada flor ou folha nova que as plantas me presenteiam.

Aprenda a curtir, apreciar e agradecer as plantas por toda a beleza, cor, perfume, alimento, medicamento e pelo precioso oxigênio que elas gentilmente nos oferecem!

 

E ai? Você já cultivou amarílis? Ou alguma outra planta de bulbo? Qual foi a sua experiência com ela? Conta para mim, aqui embaixo nos comentários.

Na loja online Toca do Verde você encontra vários tipos de bulbos de amarílis! Um mais lindo que o outro!

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro