Aprenda a cultivar o veludo-roxo: parece planta do filme Avatar! É linda e super diferente. Com certeza será o centro das atenções na sua casa!

Veludo-roxo: parece a planta do filme Avatar!

NOME

A planta Gynura aurantiaca é popularmente conhecida por veludo-roxo, veludo-azul, ginura, planta-veludo e paixão-roxa. Para mim ela parece saída do filme Avatar, você não acha?

Nô Figueiredo e o veludo-roxo - foto: Leonardo Ronqui

Nô Figueiredo e o veludo-roxo – foto: Leonardo Ronqui

ORIGEM

O veludo-roxo é originário da Indonésia e de Java.

CARACTERÍSTICAS

A planta veludo-roxo é uma trepadeira ramificada, perenifólia (que não perde as folhas), de folhagem exuberante e flores amarelas.

É uma trepadeira de pequeno porte, pois seus ramos variam de 60 a 90cm de comprimento. Podendo ser cultivada em vasos, jardineiras e principalmente para vasos pendentes. Pode também ser conduzida como trepadeira, basta que coloquemos uma treliça perto da planta, para que seu caule volúvel se agarre e se conduza por ela.

FOLHAS

O que mais chama atenção nessa planta são suas delicadas folhas. Essas folhas são verde escuras arroxeadas, com uma densa pilosidade roxa, deixando-as com um aspecto aveludado, por isso que seu nome popular é veludo roxo. Suas folhas também são suculentas. Quando adulta, a planta geralmente fica com caule lenhoso na base.

Planta veludo-roxo (Gynura aurantiaca) - foto: Leonardo Ronqui

Planta veludo-roxo (Gynura aurantiaca) – foto: Leonardo Ronqui

FLORES

A floração costuma aparecer após o primeiro ano de vida, geralmente no verão. São pequenas inflorescências amarelo ouro e malcheirosas. Se você não gostar do aroma das flores, remova os botões por beliscamento. Isso ajuda também a retardar o envelhecimento da planta, pois após a floração a planta tende a entrar em fase de declínio

Após a floração aparecem os frutos, com pelos brancos, que se parecem com os do dente-de-leão.

 

CULTIVO

O veludo-roxo é muito utilizado para decoração de interiores bem iluminados.

Deve ser cultivado à meia sombra, em solo fértil, levemente ácido, enriquecido com matéria orgânica.

REGA

É uma planta que deve ser irrigada frequentemente. Mas evite molhar as folhas, pois podem aparecer pontos marrons. As plantas pilosas (que possuem pelos nas folhas), como essa e as violetas, geralmente não gostam de água nas folhas.

No inverno reduza as regas para não apodrecer as raízes.

MUDANÇA DE COR

Se as folhas ficarem mais verdes do que roxas, mude a planta para um local mais iluminado. Pode ser que esteja faltando luz para ela. Mas nunca coloque-a diretamente no sol.

Conheça outras plantas de meia sombra e que vão bem dentro de casa aqui.

 

PODA

Quando deixamos a planta crescer livremente, sem podas, ela pode acabar por perder o brilho arroxeado de suas folhas.

Para manter o brilho roxo das folhas, pode-a para que permaneça com o porte controlado. E a melhor maneira de podar é fazer um beliscamento nas mudas novas e nas plantas em desenvolvimento, para estimular um crescimento mais denso e atraente.

Saiba mais sobre poda aqui.

MULTIPLICAÇÃO

Aproveite as podas para multiplicar a planta e assim ter novas mudas. O veludo-roxo se multiplica por estaquia de ramos e ponteiros.

 

 

E você? Gostou do veludo-roxo? Já tentou cultivar essa planta? Qual foi a sua experiência com ela? Conta para mim nos comentários abaixo.

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

Siga-me no instagram e no facebook. Procure por nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro