Aprenda como cultivar romã, a fruta afrodisíaca que é muito apreciada no oriente, e que tem vários significados simbólicos.

Romã: a Fruta Afrodisíaca! Aprenda como cultivar!

ORIGEM

A romã (Punica granatum L.é uma arvoreta ou arbusto grande que é cultivada há mais de 2 mil anos. É originária da região da Pérsia, atualmente conhecido por Irã. Aqui no Brasil é cultivada desde os tempos coloniais nos pomares domésticos.

Romã carregada de frutos

Romã (Punica granatum L.carregada de frutos

PORTE

Essa arvoreta pode atingir de 3 a 6m de altura e suas folhas são semi-decíduas, ou seja, parte das folhas caem uma parte do ano. A romã tem um porte razoavelmente baixo, frutifica rápido, é rústica e bastante resiste a pragas e doenças.

Os japoneses desenvolveram uma variedade nana, muito usada como planta ornamental em vasos, pois não passa de 1m de altura.

 

FLORES

Suas flores são formadas na primavera e os frutos amadurecem no verão. A parte comestível do fruto fica no seu interior e parece um dente, ou uma gota e tem uma coloraçãoo avermelhada, uma polpa sucosa e adocicada com 1 semente.

Romã aberta

Romã aberta

 

CULTIVO

A romã gosta de sol, direto, solo fértil não tolera sombreamento ou encharcamento.  Lembre-se de adubar no começo da primavera e do outono com a adubação para estimular a frutificação e no começo do verão, a adubação pós floração. E todo mês, ou mês sim, mês não, pode adubar com húmus de minhoca, que melhora a porosidade do solo, aumenta os teores de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e manganês do solo, melhora o pH e aumenta o número de microorganismos no solo.

 

MUDAS

As mudas produzidas a partir de sementes começam a produzir frutos após um ano e meio. Já pela propagação através de enxerto ou por enraizamento de ramos, a frutificação é precoce e garante que as plantas filhas sejam muito semelhantes à planta mãe. Aqui no Brasil, a romãzeira pode ser plantada em qualquer época do ano.

 

FENG SHUI E SIMBOLISMOS

A romã é uma frutífera muito querida e utilizada no oriente e principalmente nos projetos de Feng shui por que ela tem muitos significados simbólicos.

 

Fertilidade

Acredita-se que ela esta associada à fertilidade, graças à grande quantidade de sementes dentro de cada fruto e, assim, essa fruta traz a sorte de ter muitos filhos.

 

Família unida

A romã também representa a família unida, companheira e abençoada.

 

Prosperidade

Ela também é um símbolo de prosperidade, pela coroa no topo do fruto, pela fartura de sementes e pela cor vermelha, que os chineses consideram muito auspiciosa e que também é uma das cores do guá da prosperidade.

Quem nunca comeu romã na virada do ano e guardou as sementes de romã na carteira para ter sorte e prosperidade durante todo o ano?

 

Amor
E ainda há quem diga que a fruta está relacionada ao amor e que era usada em rituais para a deusa Afrodite, pois a fruta alimenta o amor.

O Nascimento de Vênus (Deusa Afrodite) pintado por Sandro Botticelli, que está na Galleria degli Uffizi, Florença na Itália

O Nascimento de Vênus (Deusa Afrodite) pintado por Sandro Botticelli, que está na Galleria degli Uffizi, Florença na Itália

 

 

E ai? Você já cultivou a romã? Já comeu romã na virada do ano e guardou as sementes na carteira? Qual foi a sua experiência com ela? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

Você encontra VASOS AUTOIRRIGÁVEIS na loja online Toca do Verde!

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com %22NÔ%22 escrito no centro