Conheça meu Curso Online de Arranjos Florais!

Clique no botão abaixo e ganhe 15% de desconto no curso!

Aproveite que é por tempo limitado!

15% de Desconto!

No vídeo dessa semana eu ensino como cultivar prímulas!

como cultivar prímulas

CARACTERÍSTICAS DA PLANTA

As prímulas são plantas herbáceas, que não possuem caules, por isso são chamadas de acules, originárias da China e atingem de 15 a 20cm de altura.

 

AS FOLHAS

Suas folhas lembram o formato de corações ou são arredondadas e possuem pelos irritantes na frente e no verso.

 

AS FLORES

As inflorescências são grandes, compostas por flores sustentadas por uma longa haste floral que fica acima da folhagem, formando um buquê. As flores surgem no final do inverno e na primavera, são numerosas, simples ou dobradas, e delicadamente perfumadas, em uma grande variedade de tonalidades de rosa, lilás, roxo, laranja, salmão e branco. Geralmente suas flores têm cores mais suaves, se comparadas com as da espécie Primula x polyantha.

Estas prímulas de flores grandes e vistosas, emolduradas pela folhagem verde aveludada, formam lindos buquês, perfeitos para decorar a casa.

Prímulas

Prímula (Primula obconica) – foto: Leonardo Ronqui

 

COMO CULTIVAR

LOCAL DE CULTIVO

São cultivadas em vasos e jardineiras, em locais protegidos ou em grupos, formando conjuntos em canteiros à meia sombra. Criam um clima romântico com suas flores em tons pastéis.

 

DURAM POUCO, QUE PENA

Apesar de originalmente perenes, elas deve ser tratadas como anuais, pois perdem a beleza após o florescimento e suas próximas florações dificilmente serão tão exuberantes como a primeira. Veja outras flores que duram pouco.

 

TÓXICA

Esta espécie de prímula é considerada tóxica, e sua manipulação pode provocar irritação na pele e mucosas em pessoas sensíveis. Por isso evite deixar a planta ao alcance de crianças e animais domésticos. Conheça outras plantas tóxicas.

 

LUMINOSIDADE

Deve ser cultivada a meia-sombra. Conheça outras plantas que também gostam de meia sombra.

 

SOLO/REGA

Elas gostam de solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e mantido úmido.

 

CLIMA

A prímula é uma planta de clima temperado e subtropical, mas pode ser conduzida em regiões tropicais em ambientes frescos e protegidos do sol forte.

 

MULTIPLICAÇÃO

Multiplica-se por sementes postas a germinar no final do verão, início do outono, para florescer no inverno e primavera.

 

PARA PROLONGAR SUA FLORAÇÃO

Para prolongar a floração e a saúde da planta é recomendável remover as flores murchas e adubar regularmente. Veja aqui como adubar após a floração.

As prímulas são plantas sensíveis. Elas não gostam de falta de água nem de excesso. Também não gostam de ar-condicionado nem de geadas.

 

CONECTE-SE

Quando você olhar para essa planta, imagine que está saindo do seu coração um raio de luz cor de rosa de muito amor e gratidão por tanta beleza que ela irradia. Feche os olhos e imagine que ela está enviando de volta para você mais amor ainda e sinta uma felicidade enorme invadir o seu coração por toda a beleza que a natureza cria e que temos o privilégio de poder apreciar!

 

E você? Gostou da prímula? Já tentou cultivar essa planta? Qual foi a sua experiência com ela? Conta para mim aqui nos comentários.

ENTRE PARA MINHA LISTA VIP ABAIXO E RECEBA GRATUITAMENTE

A APOSTILA SOBRE PLANTAS QUE PURIFICAM O AR

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro