Aprenda como cultivar palmeira ráfia, a 2a colocada das plantas que purificam o ar e removem gases tóxicos do ambiente:

COMO CULTIVAR PALMEIRA RÁFIA

A palmeira ráfia (Rhapis excelsa) é uma das palmeiras mais cultivadas em vasos dentro de casa aqui no Brasil.

 

CARACTERÍSTICAS DA PLANTA

Ela é originária da China e quando cultivada no jardim pode atingir de 2 a 4m de altura com vários troncos finos, anelados e verdes, que parecem bambús. Esses troncos finos são revestidos por fibras espessas e depois ficam lisos.

Suas folhas são palmadas, vincadas e plissadas lembrando um leque. São brilhantes na parte superior e podem medir de 15 a 30cm de comprimento.

Existe uma forma variegata rara, com as folhas verde e brancas.

As plantas podem ser masculinas ou femininas. As inflorescências ficam localizadas entre as folhas, são muito ramificadas e com flores amareladas, que surgem na primavera e verão e não possuem valor ornamental. Os frutos são pequenos e brancos.

É uma planta muito decorativa sendo bastante cultivada em vasos para interiores bem iluminados. Pode também ser cultivada em varandas e sacadas, desde que não receba ventos fortes.

Fica linda também plantada no jardim isoladamente ou formandos lindos conjuntos. É adequada para ser cultivada em regiões tropicais e subtropicais.

Ela prefere ficar na meia sombra, mas tolera um pouco de sol. O que ela não gosta mesmo é de geada.

É uma palmeira que forma touceira, ou seja, ela solta várias brotações ao redor da planta mãe e vai se espalhando pelo jardim. Para fazer uma muda, divida a touceira separando as novas brotações durante a primavera.

A ráfia é uma planta de cultivo fácil e bastante resistente a pragas e doenças.

 

COMO REGAR

Ela pode ser regada 2 a 3x por semana na primavera e verão, ou quando está quente e/ou seco. No outono e inverno, ou quando está frio e/ou úmido, rego 1 a 2x por semana. Ela gosta de substrato úmido, mas não encharcado. Ela adora receber água borrifada em suas folhas. Principalmente se ela estiver sendo cultivada em vaso dentro de casa ou do escritório.

Para ter certeza de que você está regando certo, faça sempre o teste do dedo. Enfie fundo o indicador na terra e sinta. Se estiver seca, regue. Se estiver úmida, não regue. Aguarde mais um dia e refaça o teste do dedo. Essa é a melhor forma de saber se a sua planta precisa de água.

Já vi muita gente acabando com as folhas da ráfia. Por que resolve cortar as pontas secas e amarronzadas das folhas. Além de ficar super feio, com o tempo a folha acaba morrendo. O ideal é melhorar a condição de umidade do ar, borrifando água nas folhas.

A ráfia se multiplica facilmente por sementes e por divisão de touceiras.

 

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DAS PLANTAS QUE PURIFICAM O AR?

Pois é, a NASA, a Agência Espacial Americana, tem estudado as plantas e como elas criam oxigênio e removem gases tóxicos.

Participei de um bate-papo ao vivo na página da revista Bons Fluidos onde expliquei melhor sobre essas plantas dia 16 de fevereiro e palmeira ráfia é a segunda colocada entre elas e é a Campeã de remoção de amônia!

 

 

ENTRE PARA MINHA LISTA VIP ABAIXO E RECEBA GRATUITAMENTE A APOSTILA SOBRE PLANTAS QUE PURIFICAM O AR

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro