Aprenda como cultivar mirra (Tetradenia riparia), um lindo arbusto africano e saiba tudo sobre seus poderes maravilhosos e medicinais!

Como cultivar mirra!

ORIGEM E CARACTERÍSTICAS

Incenso, limonete, pluma-de-névoa, mirra-africana ou simplesmente mirra. Essa planta tem vários nomes populares.

Quando a gente pensa em mirra, logo pensa nos reis magos, né? Em um dos presentes que foi levado para o menino Jesus, junto com o incenso e o ouro. Apesar de ser conhecida como mirra, essa não é a mirra dos reis magos. A dos reis magos é uma árvore que tem o nome científico de Commiphora myrrha e o nome dessa planta aqui é Tetradenia riparia. São duas plantas bem diferentes.

A mirra é originária do continente Africano. Pode atingir de 1 a 3m de altura. Na África pode até atingir o porte de uma árvore.

Mirra (Tetradenia riparia)

Mirra (Tetradenia riparia)

 

FOLHAS E FLORES

É um arbusto muito ramificado, com ramos frágeis. Suas folhas exalam um odor forte e agradável, com textura flexível e pegajosa ao tato. São verde-acinzentadas.

 

Mirra (Tetradenia riparia)

Mirra (Tetradenia riparia)

 

Suas flores são numerosas, brancas e as vezes lilás ou cor de rosa e ficam nas pontas dos ramos. Lembram plumas e aparecem no final de agosto e começo de setembro, anunciando a primavera que se aproxima.

Ah, suas flores são suavemente perfumadas e atraem abelhas, borboletas e outros polinizadores.

 

CULTIVO

Luminosidade

Deve ser cultivada a pleno sol. Ela floresce mais abundantemente no sul do Brasil.

 

Substrato e Rega

Este arbusto é ótimo para regiões com longas estiagens já que ele não tolera invernos chuvosos nem solos encharcados, preferindo solos profundos e arenosos.

Para generalizar, podemos dizer que 2 a 3x por semana quando está quente e/ou seco e 1 a 2x quando está quente e/ou úmido. Veja mais dicas de rega aqui.

 

Desenvolvimento

Seu desenvolvimento é rápido. Após o primeiro ano já nos presenteia com flores!

 

Poda e multiplicação

Após a floração, faça uma poda eliminando 50% dos ramos. E com as pontas desses ramos podados, faça mudas, pois elas enraízam com facilidade.

 

Adubação

Aproveite também para dar uma boa adubada para ajudar a planta a se recuperar após floração. Veja mais sobre adubação.

 

Para que serve a mirra? Descubra seus poderes maravilhosos!

 

Repelente, antimicrobiana e fungicida

Na África é comum colocarem suas folhas juntos com sementes e grãos armazenados para impedir a proliferação de gorgulhos e outras pragas prejudiciais.

Suas folhas também repelem traças, ácaros e a mosca branca. Também existem estudos de que é antimicrobiana combatendo várias bactérias e fungos.

 

Chá

A mirra é tradicionalmente usada na forma de chá, como infusão, tomada diariamente no tratamento caseiro de dor de cabeça, problemas respiratórios, tosse, dor de estômago, diarréria, hidropisia, angina do peito, febre, malária e dengue. Colete as folhas logo antes de usar, pois é difícil secá-la e logo ela adquire cor escura.

 

Extrato

Seu extrato é usado externamente na forma de compressas aplicadas localmente para aliviar dores de cabeça, de dentes e como antisséptico.

 

Folhas

Pode-se também esmagar suas folhas e inalar seu perfume para aliviar dores de cabeça.

 

 

E você? Gostou da mirra? Já tentou cultivar essa planta? Qual foi a sua experiência com ela? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

Siga-me no instagram e no facebook. Procure por nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro