Aprenda como cultivar maria-sem-vergonha, beijo-pintado, beijo-turco, maria-regateira ou não-me-toques (Impatiens hawkeri e Impatiens walleriana): coloridas e comestíveis! Enchem de graça e alegria qualquer jardim!

Como cultivar maria-sem-vergonha

maria-sem-vergonha

Maria-sem-vergonha (Impatiens hawkeri)

 

A foto acima mostra uma maria-sem-vergonha, também conhecida como Impatiens, beijo-turco ou beijo-pintado (Impatiens hawkeri).

 

ORIGEM E CARACTERÍSTICAS

É uma planta herbácea, ereta e originária das Ilhas dos Mares do Sul. Ela pode atingir de 30 a 50cm de altura e seu florescimento é muito exuberante!

 

HASTES

Suas hastes são vermelho escuras, quase sem ramificação. As folhas são carnosas, sem pelos e com a nervura central arroxeada.

Hastes vermelho escuras da maria-sem-vergonha

Hastes vermelho escuras da maria-sem-vergonha

 

FLORAÇÃO

As flores podem ser vermelhas, amarelas, branco, róseas. São muito vistosas!

maria-sem-vergonha

Maria-sem-vergonha (Impatiens hawkeri)

 

CULTIVO

Pode ser cultivada em jardineiras ou bordaduras junto a paredes e muros. Conjuntos formados com várias mudas coloridas fica maravilhoso no jardim, à meia sombra ou a pleno sol.

 

Substrato e rega

Com terra rica em matéria orgânica a mantida úmida. Você pode usar o substrato básico que é ótimo.

 

Clima

Não gosta de ventos mas é tolerante ao frio. Podendo entretanto ser cultivada nos subtrópicos.

 

Multiplicação

Para multiplica-la utilize estacas já enraizadas.

 

ADUBAÇÃO

Lembre-se de adubar no começo da primavera e do outono com a adubação para estimular a floração e no começo do verão, a adubação pós floração. E todo mês, ou mês sim, mês não, pode adubar com húmus de minhoca, que melhora a porosidade do solo, aumenta os teores de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e manganês do solo, melhora o pH e aumenta o número de microorganismos no solo.

 

Sunpatiens

Sunpatiens

 

Essa outra acima, é uma variedade nova que está sendo comercializada como sunpatiens, por que parece que ela vai bem no sol, mas a vendedora da loja onde a comprei disse para fazer a adaptação dela aos poucos no sol. Ainda estou testando para ver como ela vai se comportar.

 

 

maria sem vergonha de sombra

Maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana)

 

PLANTA IMPACIENTE

Existe ainda esse outro tipo de maria-sem-vergonha, da foto acima, muito utilizada como planta ornamental no mundo todo, principalmente para canteiros à meia sombra e que aqui no Brasil é frequentemente encontrada nas beiradas das matas, colorindo o caminho.

Lembro de criança brincar de apertar a bolsa onde ficavam as sementes. A bolsinha explodia e voava sementes para todo lado! Dizem que é por isso que seu nome científico é Impatiens, que significa impaciente. Ela tem pressa em espalhar as suas sementes!

 

ORIGEM

Apesar de nascer espontaneamente nas matas, essa maria-sem-vergonha não é nativa brasileira. Ela veio da África, mas adaptou-se super bem ao nosso clima.

Essa maria-sem-vergonha, também conhecida como beijo turco ou beijinho (Impatiens walleriana), é uma herbácea perene, ramificada e de consistência suculenta. Pode atingir de 20 a 40cm de altura.

 

FLORES

Suas flores podem ser vermelhas, salmão, rosadas, roxas ou brancas e são produzidas durante todo o ano. E o melhor de tudo, podem ser consumidas! Você que acompanha meus vídeos já percebeu que eu estou apaixonada por flores comestíveis, né? Acho maravilhoso descobrir plantas que a gente achava que serviam só para enfeitar e que agora podem ser comidas!

 

Como Consumir as Flores

E as florzinhas da maria-sem-vergonha podem ser consumidas cruas em saladas, ou cozidas. Servem também para fazer geléias e mousses. E as sementes abundantes podem ser utilizadas na cobertura de pães, como se fossem gergelim, ou torradas e adicionadas em saladas. Para colher as sementes, utilize um frasco para que elas não se percam.

 

CULTIVO

A maria-sem-vergonha linda quando cultivada em conjuntos coloridos a pleno sol ou a meia sombra, ou em vasos, bacias e jardineiras.

 

Substrato e rega

Substrato bem preparado com bastante matéria orgânica e mantidos bem úmidos.Você pode usar o substrato básico que é ótimo.

Lembre-se que são plantinhas que gostam da umidade da mata e que são tolerantes ao frio.

 

Multiplicação

Ela se multiplica facilmente por sementes.

 

ADUBAÇÃO

Lembre-se de adubar no começo da primavera e do outono com a adubação para estimular a floração e no começo do verão, a adubação pós floração. E todo mês, ou mês sim, mês não, pode adubar com húmus de minhoca, que melhora a porosidade do solo, aumenta os teores de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e manganês do solo, melhora o pH e aumenta o número de microorganismos no solo.

 

MINHA EXPERIÊNCIA

Na minha experiência como paisagista, confesso que já desisti de plantá-las nos meus clientes. Elas ficam lindas uns 3 ou 4 meses, depois começam a melar e é necessário replantar todo o canteiro e os clientes acabavam ficando muito insatisfeitos por isso.

Além disso, eu gosto de planejar jardins duradouros. Aproveitar que aqui no Brasil não precisamos refazer o jardim depois do inverno, como acontece nos países com inverno rigoroso.

 

ESSÊNCIAS FLORAIS

A maria-sem-vergonha faz parte das essências florais de Minas, resgata na alma os conceitos de tolerância, paciência, tranquilidade e serenidade.

 Qualidades Resumidas: Para aqueles que são rápidos na ação e no pensamento, perdendo sempre a paciência com pessoas lentas. Para os indivíduos francos e com muita iniciativa, mas também tensos, irritadiços, nervosos com detalhes, impetuosos, impulsivos, impacientes, ansiosos e fisicamente inquietos.

A essência é útil quando há aflição, ansiedade, tensão, irritabilidade, agressividade, nervosismo, insônia, hipertensão e problemas psicossomáticos em geral. Coadjuvante na agitação psicomotora infantil. Impatiens resgata na alma os conceitos de tolerância, paciência, tranquilidade e serenidade.

 

E ai? Você já cultivou a maria-sem-vergonha, agora chamada pelo seu nome científico, impatiens? Qual foi a sua experiência com ela? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

Você encontra VASOS AUTOIRRIGÁVEIS na loja online Toca do Verde!

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro