Aprenda como cultivar lantana camará (Lantana camara) e lantana de Montevidéu (Lantana montevidensis). Veja o vídeo e as fotos!

COMO CULTIVAR LANTANA CAMARÁ E LANTANA DE MONTEVIDÉU

Existem 2 tipos mais frequentes de lantana. Uma é a lantana chorão ou lantana de Montevidéu (Lantana montevidensis) e outra é a lantana camará (Lantana camara), também conhecida por lantana cambará, verbena arbustiva, cambará miúdo, cambará de cheiro, cambarazinho ou cambará verdadeiro.

LANTANA DE MONTEVIDÉU

A de lantana de Montevidéu, como seu nome sugere, é nativa do sul da América do sul, nascendo também no sul do Brasil. Sendo assim ela aprecia o frio e deve ser cultivada principalmente nos subtrópicos. É um subarbusto perene, de ramos finos, flexíveis e recurvados que vão de 40 até 80cm de comprimento.

 

FOLHAS E FLORES

Suas folhas são ásperas ao tato e as flores são formadas acima da folhagem e podem ser róseo-arroxeadas, amarelas como essas ou brancas. São formadas durante o verão e o inverno e são muito apreciadas por borboletas!

imagem de flores amarelas de Lantana de Montevidéu

Lantana de Montevidéu (Lantana montevidensis)

CULTIVO E MULTIPLICAÇÃO

Pode ser cultivada em vasos e jardineiras como planta pendente e também em grupos cobrindo canteiros, como bordaduras ou ao longo de muretas e caminhos. Gosta de terra fértil e rica em matéria orgânica. Não gosta de solo encharcado, então a rega pode ser espaçada.

Ela pode ser multiplicada por sementes e estacas do ramo.

Em alguns países ela é considerada como invasora.

 

LANTANA CAMARÁ

Já a lantana cambará, é um arbusto perene e muito ramificado de textura semi herbácea. É originário da América Central. Desde as Antilhas até o Brasil. Algumas variedades podem ter espinhos nos ramos.

 

FLORES E FOLHAS

As inflorescências são densas e formam mini buquês de flores hermafroditas pequenas e mutáveis, amarelas, brancas, alaranjadas, róseas, avermelhadas, nas mais variadas combinações na mesma ramificação. Algumas quando vistas de longe são alaranjadas, mas quando chegamos perto percebemos que as flores individuais são brancas, amarelas, vermelhas. Elas mudam de cor à medida que envelhecem. As flores são formadas o ano todo e também são muito apreciadas por borboletas! As folhas e ramos quando esmagados soltam um cheiro desagradável, que lembra urina de gato. Eca!

2 fotos de lantanas camará floridas. Uma lvermelha e amarela e outra rosa e amarela

Detalhe flores de Lantana camará (Lantana camara)

 

CULTIVO E MULTIPLICAÇÃO

Ela é muito usada para formação de maciços e para bordaduras ao longo de muretas, paredes, muros e grades. Sempre à pleno sol. Já vi ela sendo conduzida como arvoreta numa calçada. Ela atinge de 50cm a 2m de altura e é resistente à podas e geadas.

Pode ser multiplicada facilmente por sementes que ficam dentro de frutos redondos e negros e também por estacas do ramo.

arbusto de lantana camará florido

Arbusto de Lantana camará (Lantana camara) florido

 

TOXICIDADE E INVASÃO

ATENÇÃO! As lantanas são tóxicas, principalmente os frutos jovens e as folhas, tanto para nós humanos quanto para o gado.

São plantas que tem grande potencial de se tornarem invasivas. Então cuidado para elas não tomarem conta do seu jardim!

Arbusto de Lantana camara com flores brancas

Arbusto de Lantana camara (Lantana camara) florido

ENTRE PARA MINHA LISTA VIP ABAIXO E RECEBA GRATUITAMENTE A APOSTILA SOBRE PLANTAS QUE PURIFICAM O AR

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro