Aprenda como cultivar jabuticaba, uma frutinha pretinha, docinha e deliciosa, nativa do Brasil e que nasce grudada no pé!

COMO CULTIVAR JABUTICABA

Jabuticabeira

Jabuticabeira (Myrciaria spp.)

ORIGEM

A jabuticaba (Myrciaria spp.), também conhecida por jabuticaba-paulista, jabuticaba-ponhema ou jabuticaba-açu é uma árvore frutífera brasileira e muito cultivada desde os tempos coloniais, principalmente na região Sudeste do nosso país, no sul da Bahia na Mata Atlântica.

 

CARACTERÍSTICAS

É uma árvore semi-decídua, que pode atingir de 3 a 6m de altura. Seu caule é muito lindo. É liso e meio manchado, de um tom pardo-claro. Parece camuflado ou marmorizado e lembra o caule do pau ferro.

Jabuticabeira

Jabuticabeira (Myrciaria spp.)

 

As flores são brancas, pequenas e ficam aglomeradas no caule. São formadas na primavera e verão. Os frutos são redondinhos e pretinhos, com a polpa suculenta branca ou rósea e adocicada. Existem vários cultivares e híbridos. Podem ser consumidos em natura, sucos ou em forma de geléia.

Para multiplicá-la usa-se sementes ou enxertia.

 

PLANTA MEDICINAL

Atualmente a jabuticaba está sendo bastante estudada pois é uma fonte de vários compostos fenólicos (são estruturas químicas presentes em pequenas quantidades, em alimentos de origem vegetal, que podem exercer efeitos preventivos e/ou curativos em distúrbios fisiológicos no ser humano, devido à sua ação antioxidante não enzimática), como flavonoides, antocianinas, taninos, ácidos fenólicos e polifenóis menos conhecidos. Todos esses compostos são encontrados principalmente na casca dos frutos e promovem vários benefícios para a nossa saúde, como controlar ou evitar doenças cardiovasculares, vários tipos de câncer e atividades antioxidantes.

Você pode até fazer suco de jabuticaba. Olha que lindo que fica:

Suco de jabuticaba

Suco de jabuticaba

 

ONDE CULTIVAR

Além de enfeitar qualquer jardim e também pode ser cultivada em vasos. Já plantei várias jabuticabeiras híbridas de pequeno porte em varandas de apartamento aqui em São Paulo e elas frutificam! Desde que recebam várias horas de sol direto. Lembrando que os vasos devem ser grandes, no mínimo 50cm de largura x 50cm de altura, e ter um furo embaixo para que a água da rega possa escoar para fora do vaso. Veja sobre como escolher o melhor vaso.

 

REGA

A única observação ao cultivo é que elas são umas beberronas! Adoram água! Pode regar diariamente! O substrato tem que ser mantido úmido para que elas frutifiquem em abundância.

 

ADUBAÇÃO

E é importante também lembrar de adubar, principalmente se ela estiver em vaso. Faça a adubação para plantas que florescem e frutificam. Aplique essa adubação 2x ao ano. No começo da primavera e do verão. No começo do outono, aplique a adubação pós floração. E uma vez por mês ou a cada 2 meses, aplique húmus de minhoca.

 

POZINHO AMARELO NOS FRUTOS?

Se aparecer um pozinho amarelo nos frutos, é ferrugem. Aplique sulfato de cobre.

 

Muito legal saber que essa frutinha 100% brasileira é tão poderosa, né? Devemos valorizá-la mais! E ai? Você já cultivou a jabuticabeira? Qual foi a sua experiência com ela? Conta para mim nos comentários abaixo.

Você encontra SEMENTES DE FRUTÍFERAS na loja online Toca do Verde!

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com %22NÔ%22 escrito no centro