Olha que legal, mais uma dica minha para a revista Bons Fluidos. Dessa vez é sobre a bela gardênia (Gardenia jasminoides), cuja fragrância está presente em diferentes frascos de perfume, inspira a amorosidade e, simbolicamente, estimula o diálogo no blog da revista Bons Fluidos com texto de Nina Campos:
 

A bela gardênia | Crédito: iStock

Local

“A perfumada flor de pétalas brancas deve ser cultivada a pleno sol, em ambientes com alta umidade do ar e longe de ventos fortes e frios”, informa a paisagista Nô Figueiredo, de São Paulo.

 

Plantio
Pode ser plantada em grupos formando belas cercas vivas (solo ligeiramente ácido e com bastante matéria orgânica). Também fica bem plantada em vaso grande e é ótima para bonsai.

 

Rega
Essa planta ornamental (há variedades de flores simples ou dobradas) gosta de regas regulares. “O substrato deve ser mantido ligeiramente úmido, mas não encharcado”, lembra Nô.

 

Poda
O momento ideal para a poda é após a floração, que ocorre em meados da primavera e início do verão. No outono e no inverno suas folhas amarelam e caem, rebrotando na estação seguinte.

 

Adubação
“A recomendação é fazer no começo da primavera, do verão e do outono com adubo de minhoca. Se quiser, pode complementar com adubação química: NPK 4-14-8”, diz a profissional.

 

 

 

 

Gostou do post? Do site? Conecte-se com a natureza curtindo e compartilhando meus posts e vídeos nas redes sociais! Eu te agradeço!

 

 

Beijos floridos de gratidão,
Nô Figueiredo – A Menina do Dedo Verde
Conexão com a natureza