Quando alguém fala: “ah, comigo ninguém pode!” o que você pensa? Que essa pessoa deve ser perigosa, forte e valente, que é melhor não procurar encrenca com essa pessoa…

Lembro da minha mãe me mostrando uma planta e falando: olha filha, essa planta é a comigo-ninguém-pode. Ela é super perigosa, nunca mexa nem brinque com ela. Ela é venenosa. Eu jamais esqueci esse nome, nem esse ensinamento, que passei para meus filhos.

Sabia que a comigo-ninguém-pode é uma das 16 plantas que mais causam intoxicação em nosso país? De acordo com o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), 60% dos casos de intoxicação por plantas tóxicas no Brasil ocorrem com crianças menores de nove anos, e que 80% deles são acidentais.

 

É AQUI QUE MORA O PERIGO:

As crianças são atraídas pela exuberância das folhas e levam partes destas à boca. A mastigação, mesmo que de pequenos pedaços, causa uma intensa irritação das mucosas da boca, faringe e laringe. Os sintomas iniciam-se com salivação abundante, dores na boca, na língua e nos lábios. Nos casos mais graves, aparecem efeitos gastrointestinais, como náuseas e vômitos. O tratamento no caso de ingestão é apenas sintomático.

No caso de contato com os olhos, há necessidade de maiores cuidados, pois pode haver lesão na córnea, acompanhada de dor e fotofobia.

Mas ela não é só perigosa. Como qualquer “piriguete” que se preze, ela é bonita e vistosa!

 

ORIGEM E CARACTERÍSTICAS DA PLANTA

Originária da Colômbia e Costa Rica, essa planta herbácea perene, que atinge de 20 a 50cm de altura, possui caule espesso, suculento e folhagem muito ornamental, com desenhos variados:

Comigo ninguém pode (Dieffenbachia amoena)Comigo ninguém pode (Dieffenbachia amoena)

Comigo ninguém pode (Dieffenbachia amoena)

 

Segundo Lorenzi, sua flores, que são produzidas no verão, não possuem importância ornamental… Eu discordo. Olha que flores lindas! Recebi um email de uma amiga, a Lourdes Rodrigues, com essa foto da planta dela florida. Confesso que nunca tinha visto essa flor, já que não tenho essa planta na minha casa por causa das crianças e do cachorro.

Comigo ninguém pode (Dieffenbachia amoena)
detalhe das inflorescências

Achei que as flores parecem com as do copo-de-leite e lírio-da-paz… Também são todas “primas”, da família Araceae:

 

Detalhe flor copo de leite

Detalhe flor copo de leite

 

A comigo-ninguém-pode é cultivada em vasos, em conjuntos isolados ou em jardineiras a sombra ou meia sombra, protegida do vento, com terra enriquecida de húmus e bem suprida de água.
Atualmente deram para chamá-la apenas pelo seu nome científico: Difenbáquia. Acho que os produtores de plantas não querem associar seu nome ao perigo que ela representa…

 

SAIBA MAIS SOBRE PLANTAS TÓXICAS

Para saber mais sobre plantas tóxicas acesse a página Plantas Tóxicas desse blog onde tem um post com mais informações sobre outras plantas tóxicas e um programa da TV Gazeta

 

Acesse também o site do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox):  
http://www.fiocruz.br/sinitox_novo/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=4

 

Conhecimento é prevenção de acidentes!

Referências bibliográficas:

LORENZI, Harri. Plantas ornamentais no Brasil: arbustivas, herbáceas e trepadeiras. 3a edição. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2001.
Gostou do post? Do site? Conecte-se com a natureza comentando, curtindo e compartilhando meus posts e vídeos nas redes sociais! Eu te agradeço!

Beijos floridos de gratidão,

Nô Figueiredo – A Menina do Dedo Verde

Conexão com a natureza