Conheça agora história da camélia da Dona Cecília, aprenda como cultivá-la e descubra por que ela é a cara da Maison Chanel!

COMO CULTIVAR CAMÉLIA

Essa é a camélia da Dona Cecília

Essa é a camélia da Dona Cecília

 

A CAMÉLIA DA DONA CECÍLIA

A Dona Cecília tem 97 anos e logo depois que ela se casou, há quase 80 anos, ela ganhou do seu marido uma mudinha de camélia num vaso pequeno para enfeitar o jardim da casa em que eles moravam e que não tinha nenhuma planta. Ela adorou o presente e plantou-a no jardim. Depois eles mudaram de casa e ela fez questão de levar a camélia com ela. Muitos anos depois eles se mudaram para essa casa e ela fez questão de trazer a camélia junto. Deste então a camélia vive feliz aqui nesse jardim. Olha só o tamanhão que ela está!

 

ORIGEM

A camélia é originária do Japão, China e Coréia. Ela é considerada um arbusto grande, ou até uma arvoreta e atinge de 1,5m a 6m de altura.

 

FOLHAS

Suas folhas são brilhantes, coriáceas (quer dizer, que elas tem uma textura que lembra o couro), lisas e com as margens dentadas. Ela é perenifólia, o que significa que ela não perde as suas folhas em nenhuma parte do ano. Sua copa é alongada e densa. Seu tronco é curto com ramos numerosos e compactos.

Detalhe das folhas da camélia

Detalhe das folhas da camélia

 

FLORES

Suas flores são grandes, solitárias e aparecem na ponta dos ramos. Na espécie original eram vermelhas, mas depois surgiram inúmeras formas de cultivares com flores simples ou dobradas, brancas, vermelhas, róseas ou bicolores e formadas no outono e inverno. Seu único defeito talvez seja o fato de não serem cheirosas… Por que de resto, é uma linda planta!

Flor da camélia

Flor da camélia

 

COMO CULTIVAR

A camélia gosta de pleno sol, sendo que a espécie de flores brancas até tolera meia sombra.

Ela fica linda no jardim como uma planta de destaque, isolada e mantida livre, sem podas. Pode também ser plantada em grupos em amplos espaços. Se quiser cultivá-la em vasos, utilize um vaso grande, de no mínimo 50cm de diâmetro x 50cm de altura para que ela possa se desenvolver bem e te presentear com muitas flores! Saiba mais sobre como escolher o melhor vaso.

Aqui no Brasil a camélia vai melhor nas regiões Sul e Sudeste, pois é uma planta de clima temperado, que não gosta de muito calor. Apenas a espécie de flores brancas tolera um pouco mais de calor.

Ela não gosta de solo encharcado. Regue de 1 a 2x por semana quando estiver frio e/ou úmido e de 2 a 3x por semana quando estiver quente e/ou seco. Veja como regar.

Faça o substrato básico para plantá-la em vaso ou use uma boa terra adubada e humus de minhoca quando for fazer o berço para plantá-la.

Para multiplicá-la prepare estacas com as pontas dos ramos após o florescimento ou faça alporquia dos ramos.

Faça adubações 3 vezes por ano. No começo da primavera, faça a adubação pós floração e no começo do verão e do outono, a adubação para plantas que florescem e frutificam.

 

AS FLORES DA CAMÉLIA SÃO COMESTÍVEIS!

Ah, sabia que as flores da camélia são comestíveis? Suas flores frescas, de todas as cores, podem ser consumidas como se fossem verduras refogadas, em omeletes ou cozidas no arroz. Podem também ser fervidas e bebidas como chá ou suco e depois as flores coadas podem ser consumidas. As flores trituradas podem ser usadas no preparo de geleia, doce de corte e mousse.

As pétalas podem ser adicionadas à doces em calda ou usadas para caldas de sorvetes e sobremesas em geral. Elas são ricas em antocianinas.

As pétalas lavadas, secas (centrifugadas), podem ser conservadas em mel, onde acrescentarão cor e sabor.

As flores ainda podem ser desidratadas para serem usadas no futuro para o preparo de chás. As folhas também podem ser usadas para o preparo de chás. Elas tem flavonoides e alto potencial antioxidante. Sabe o chá preto inglês? É feito com folhas de Camellia sinensis, uma prima dessa camélia.

As sementes da camélia produzem um óleo alimentício, chamado de tsubaki oil, que é utilizado na indústria cosmética principalmente em cremes antiidade! Esse óleo também é rico em ômega 6 e 9.

 

ESSÊNCIA FLORAL

A camélia faz parte do Sistema das Essências Florais de Minas, para estimular nas pessoas o amor altruísta e incondicional!

 

A FLOR DA CHANEL

Essa linda flor, que já era admirada na China antiga pelos mandarins e monges, foi mais tarde imortalizada no romance A Dama das Camélias do francês Alexandre Dumas e pela estilista Coco Chanel, que usou a camélia e suas curvas sinuosas e geométricas como inspiração para compor os mais variados looks, eternizando-a como uma flor chic e sofisticada! Ela aparece em sapatos, bolsas, jóias, relógios, maquiagem… A cara da Maison Chanel!

A Dona Cecília já deu várias mudas de camélias para seus netos, multiplicando o amor à camélia e ao seu marido pelas gerações. E ai? Você já cultivou a camélia? Tem alguma planta que passou de geração na sua família? Qual? Conta para mim nos comentários abaixo.

Você encontra VASOS AUTOIRRIGÁVEIS na loja online Toca do Verde!

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro