Conheça meu Curso Online de Arranjos Florais!

Clique no botão abaixo e ganhe 15% de desconto no curso!

Aproveite que é por tempo limitado!

15% de Desconto!
Aprenda como cultivar bromélia: guzmania, vriésia e achmea. Veja o vídeo e as fotos!

COMO CULTIVAR BROMÉLIA

Existem vários tipos de bromélias. Uma mais linda do que a outra! Agora vou ensinar sobre 3 tipos:

 

GUZMANIA

A guzmania (Guzmania lingulata) é uma planta herbácea, perene e epífita, que gosta de viver no tronco das árvores na floresta. Originária da américa tropical, inclusive do Brasil.

Ela atinge de 30 a 40cm de altura e seu florescimento é muito decorativo! Essa parte vermelha é formada por brácteas, que são folhas modificadas. As flores na verdade são brancas, ficam no miolo e são formadas no verão.

foto de uma bromélia Guzmania amarela

Bromélia Guzmania (Guzmania lingulata)

VRIÉSIA

A bromélia vermelha ou vriésia (Vriesea hybrida), atinge de 30 a 60cm de altura e é resultante do cruzamento de várias espécies da América Central e América do Sul.

Foto de bromélia vermelha Vriésia

Bromélia Vriésia (Vriesea hybrida)

ACHMÉIA

E essa outra bromélia e também conhecida por achméia (Aechmea spp.).

foto de bromélia Achmeia

Bromélia Achmeia (Aechmea spp.)

DICAS DE CULTIVO

Todas são muito cultivadas em vasos para interior com luz indireta. Também podem ser plantadas no jardim, formando maciços em canteiros à meia sombra.

Como são plantas tropicais, não gostam de geadas, nem de frio.

Podem ser multiplicadas pelas mudas que se e por sementes.

Elas gostam de substrato drenável e irrigado com frequência.

A POLÊMICA: BROMÉLIAS x DENGUE

As folhas das bromélias em forma de roseta costumam formar no centro um reservatório de água, também chamado de tanque ou copo. Existe muita controvérsia com relação a esse reservatório de água. O que andei lendo e pesquisando é que a bromélia não é o local preferido do mosquito da dengue botar seus ovos. O Aedis egypti prefere locais com água parada, como caixas de água, pneus e garrafas. Veja mais info nesse estudo da Fiocruz que indica que bromélias não constituem focos preferenciais do mosquito da dengue

A água do copinho da bromélia tem sedimentos orgânicos ou com matéria em suspensão e o mosquito da dengue não gosta muito de água assim. Ele gosta de água limpa ou parada.

Nas matas as bromélias estão profusão, muitas árvores hospedam até 500 bromélias em seus troncos, criando um complexo sistema ecológico, onde a água acumulada nas suas rosetas ou tanques exerce um papel fundamental para a sobrevivência de inúmeras espécies. Dizem que elas formam verdadeiros pântanos suspensos pois conseguem hospedar uma fauna muito rica e diversificada como microscópicos protozoários, larvas de insetos, pequenos vertebrados, como os sapinhos arborícolas, aranhas, besouros, centopéias, lesmas e até minhocas!

Além da água da chuva e de orvalho que ficam acumulados no tanque, uma boa quantidade de folhas secas fica presa junto à bromélia e esse material vai se decompondo lentamente, transformando-se num maravilhoso húmus semelhante ao do solo da floresta.

 

O QUE FAZER PARA EVITAR

Bom, vou dar algumas sugestões do que fazer para evitar que o mosquito da dengue coloque seus ovos no copinho da bromélia:

  1. Trocar essa água que se acumula no copinho umas 2x por semana
  2. Aplicar a solução com cafeína: pegue duas colheres (sopa) de borra de café e misture em ½ copo de água. Aplique essa mistura em pratos que ficam sob vasos com plantas, dentro de bromélias e sobre a terra dos vasos, jardins e hortas. A borra de café funciona também como um adubo ecologicamente correto.
  3. Aplicar um inseticida à base de água

 

As bromélias do vídeo foram gentilmente emprestadas pela Uemura Plantas e Flores

Rua Baumann n° 963 – Vila Leopoldina – São Paulo

ENTRE PARA MINHA LISTA VIP ABAIXO E RECEBA GRATUITAMENTE

A APOSTILA SOBRE PLANTAS QUE PURIFICAM O AR

Você gosta de fazer arranjos de flores?

Compre os acessórios para floristas na loja parceira Toca do Verde!

Me acompanhe nas redes sociais

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo 

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro