Aspargo Alfinete – Características e Como Cuidar

O Aspargo Alfinete (Asparagus densiflorus “Sprengeri”), também conhecido como Aspargo Pendente é uma planta perene, que é encontrada nativamente na África do Sul.

Nesse artigo você vai aprender os cuidados necessários para manter essa planta saudável, além de descobrir suas características e curiosidades.

Características da Planta

O Aspargo Alfinete possui um crescimento rasteiro e pendente, por isso é ideal para jardineiras suspensas, onde suas folhas chamativas podem ser mais apreciadas (veja a imagem abaixo).

Asparagus densiflorus Sprengeri pendurado
Fonte: Canal Plantas Em Vasos

Durante quase todo o ano, esta planta fica com flores brancas e também pequenos frutos redondos e vermelhos ou verdes. Estes frutos adicionam um contraste visual contra o verde da folhagem e, também atraem diversas espécies de pássaros.

Asparagus densiflorus flores

Aspargo alfinete frutos

Essa é uma planta tóxica para cães e gatos, por isso, não deve ser ingerida.

Onde Colocar

O aspargo alfinete pode ser cultivado tanto em ambientes internos quanto externos, desde que suas condições de cultivo sejam atendidas.

Essa planta pode ser uma ótima escolha para:

  • Jardins
  • Pátios
  • Sacadas
  • Entre outros

Veja abaixo os cuidados necessários para manter seu aspargo alfinete saudável.

Clima Ideal

Aspargo alfinete

A faixa de temperatura ideal para a Asparagus Densiflorus Sprengeri varia entre 10°C e 30°C, permitindo a sua adaptação tanto em climas tropicais quanto subtropicais.

Em regiões com invernos rigorosos (geadas e frio extremo), proteja as raízes e tubérculos da planta, para assegurar que ela volte a brotar na primavera.

O aspargo alfinete precisa receber uma boa quantidade de luz solar direta para que seu crescimento e desenvolvimento seja saudável, apenas busque protegê-lo do sol nos momentos mais quentes do dia.

Já em relação a umidade, essa planta tem uma boa tolerância à seca, mas se desenvolve melhor em ambientes com alta umidade.

Como o seu habitat natural são regiões litorâneas e úmidas, manter uma boa umidade, mas sem exageros, vai ajudar na saúde do aspargo pendente.

Solo Ideal

Aspargo alfinete no solo

A Asparagus Densiflorus Sprengeri precisa de um solo bem drenado e fértil, que pode ser alcançado através de uma mistura equilibrada de substrato, húmus e areia.

Esta composição assegura uma textura que permite a drenagem eficaz da água, ao mesmo tempo em que retém a umidade necessária para o desenvolvimento da planta.

DICA AVANÇADA: A faixa de pH ideal para esta planta está entre 6,0 e 7,0. Adicionalmente, a dureza do solo (medida em dH) deve ser mantida abaixo de 20 dH, garantindo condições propícias para o crescimento saudável do aspargo alfinete.

Rega

O aspargo alfinete precisa de regas regulares para manter o solo consistentemente úmido, porém, é crucial evitar o encharcamento.

A água em excesso pode levar a problemas sérios, como o apodrecimento das raízes e a formação de mofo, condições que comprometem a saúde da planta.

Durante o período de crescimento ativo, que ocorre principalmente na primavera e no início do verão, a planta demanda uma maior quantidade de água. Entretanto, no inverno ou durante os períodos de dormência, a rega deve ser moderada para reduzir o risco de excesso de umidade no solo.

Adubação

O uso de adubos orgânicos de liberação lenta é ideal, você pode aplicá-los na superfície do solo no final do inverno. Duas ótimas opções de adubos orgânicos para essa planta são esterco ou compostagem.

Esses adubos ajudam no crescimento de seu aspargo pendente, sem correr o risco de se fertilizar em excesso.

No vídeo abaixo você pode ver outras recomendações de adubos orgânicos.

Outra opção que vai ajudar no desenvolvimento de sua planta são os adubos químicos, eles devem ser aplicados durante os meses mais quentes, a primavera e o verão.

Adubos do tipo NPK 10-10-10, aplicados com a metade das doses recomendadas pelo fabricante, vão fornecer os nutrientes necessários o crescimento de sua planta.

Dicas Adicionais

Aspargo alfinete em um vaso

Abaixo estão algumas dicas adicionais que não foram citadas acima:

  • A multiplicação dessa planta pode ser facilmente realizada por divisão de touceiras ou por semeadura, utilizando as sementes recolhidas dos frutos maduros. Esses métodos permitem a propagação eficaz e a expansão do jardim de forma sustentável.
  • O aspargo alfinete é muito resistente a problemas sérios com pragas ou doenças, o que torna essa planta uma ótima opção para jardineiros iniciantes.
  • As podas devem ser realizadas para partes secas, além de manter a forma desejada e estimular um crescimento saudável. Ao podar seu aspargo alfinete, lembre-se de utilizar uma tesoura esterilizada.

Além do aspargo pendente, aqui no blog nós temos diversos textos sobre o cultivo de plantas lindas e chamativas para seu jardim, abaixo eu deixei algumas recomendações que podem te interessar.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário logo abaixo.

Thiago L. Ferreira

Thiago L. Ferreira

Thiago Ferreira escreve sobre o cultivo de plantas desde 2017. Seus conteúdos já foram recomendados em revistas (Revista Líder 10/2019, Revista Living edição 88), pesquisas científicas e portais famosos sobre plantas. Atualmente o Thiago compartilha seus conhecimentos aqui pelo blog e também via cursos, livros e ebooks que contam com mais de 15700 alunos ao redor do mundo.

Artigos Relacionados:


Este conteúdo está disponível nos seguintes idiomas:


1 comentário em “Aspargo Alfinete – Características e Como Cuidar”

  1. Esta planta é considerada altamente invasora. Tem um sistema de raízes extenso e pode voltar a crescer de qualquer parte deixada para trás no solo. É extremamente difícil de controlar depois de criar raízes. Os pássaros apreciam as suas bagas a ajudam a propagar esta espécie pelas florestas e matas nativas através das sementes. As colónias desta planta afastam as plantas nativas. A venda desta planta devia ser proibida, porque não é controlável. O jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, por exemplo, está invadido. Muitas sebes no Restelo, por exemplo também, estão invadidas. Vêem-se as frondes desta planta um pouco por toda a cidade de Lisboa. É vistosa, preenche as falhas nas sebes e arbustos, não dá trabalho, mas é terrível. As frondes têm espinhos que a tornam muito difícil de arrancar, para além do problema das raízes. Na Florida é considerada invasora. No Hawaii também. Quando é que os portugueses vão acordar?

    Responder

Deixe um comentário