Aprenda como cultivar agerato (Ageratum houstonianum). Uma plantinha anual, aromática e super graciosa cujas flores parecem uns pomponzinhos!

Como cultivar agerato

ORIGEM E CARACTERÍSTICAS

O agerato (Ageratum houstonianum), também conhecido por celestina, é um planta herbácea, anual, delicada e originária do México, que atinge de 20 a 30cm de altura.

 

FOLHAGEM

Sua folhagem é áspera e aromática.

Agerato

Agerato

 

FLORESCIMENTO

Seu florescimento é muito vistoso. As flores são pequenas, em capítulos densos e podem ser azuis/arroxeadas como essas, rosadas ou brancas e aparecem no inverno e na primavera. É uma planta que cria nos meses de inverno e primavera.

Detalhe das flores do agerato

Detalhe das flores do agerato

 

CULTIVO

iluminação

O agerato gosta de sol pleno

Solo

Solo rico em matéria orgânica e bem drenado

Rega

Gosta de ser irrigado periodicamente.

Clima

É tolerante a baixas temperaturas de inverno, sendo indicada principalmente para o sul do Brasil.

Multiplicação

Multiplica-se principalmente por sementes, que devem ser semeadas no começo do outono para florescer no inverno e na primavera. Lembre-se que ela é uma planta anual!

No jardim

O agerato é muito usado como bordadura e formação de conjuntos no meio do gramado, onde cria um belo efeito ornamental graças ao seu colorido extraordinário e florescimento exuberante.

Em vaso

Quando compramos o agerato em vaso todo florido, podemos deixar dentro de casa para enfeitar, mas depois que as flores secarem é melhor fazer uma boa poda para retirar essas flores secas, transplantar a planta para um vaso maior, com substrato básico e deixar no sol, que é onde ela gosta de ficar.

 

AGRADEÇA

Olhe para a sua planta e agradeça por ela recolher os gases tóxicos do ambiente e te presentear com oxigênio para que você possa respirar e viver aqui na terra.

 

RESPIRE E EXPIRE

Inspire com gratidão a beleza e o oxigênio que a sua planta gentilmente te oferece e expire amor e alegria por ela existir na sua vida!

 

E você? Gostou o agerato? Já tentou cultivar essa planta? Qual foi a sua experiência com ela? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

Sabia que você também pode me seguir no instagram e no facebook? Procure por nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui.

 

Você encontra SEMENTES DE AGERATO na loja online Toca do Verde!

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro